Blois é uma comuna Francesa na região administrativa do , no departamento Loir-Et-Cher. Estende-se por uma área de 37,45 KM2 , com 49 318 habitantes, segundo os censos de 1999, com uma densidade 1317 hab/km². Blois situa-se às margens do Loire , a meio caminho entre Tours e Orléans e . Estendendo-se às duas margens do último rio selvagem da Europa
, ela delimita e une a pequena Beauce (margem direita/norte) e a Sologne (margem esquerda/sul).
As grandes obras de urbanização iniciadas em 1959 permitiram a descoberta de vestígios atestando a presença de um habitat no final da independência gaulesa e de um centro urbano durante a época galo-romana . Nessa época, a cidade situava-se no caminho que ligava Chartres a Bourges .Blois aparece pela primeira vez em 410 , quando foi conquistada pelo chefe bretão Iuomadus, que dali expulsou o "cônsul" Odo, provavelmente de origem germânica. Ele funda ali um Estado autônomo ou semi-autônomo que se manterá até a tomada da cidade por Clóvis em 491 .
Em 851
, Blois é pilhada pelo chefe viking Hasting
. Uma outra fonte indica que a cidade foi pilhada duas vezes em 854, e depois por volta de 856-857.
Em 1171, Blois foi uma das primeiras cidades da Europa a acusar os judeus de crimes rituais de rituais , em conseqüência do desaparecimento inexplicado de uma criança cristã. Entre 30 e 35 judeus (em uma comunidade de cerca de 130 pessoas) foram queimados vivos em 26 de maio de 1171.
Na Idade média , Blois foi a sede de um condado cuja dinastia possuía igualmente o condado de champagne antes de ascender ao trono de Navarra . Charles de Blois foi um candidato sem sucesso ao ducado da bretanha e foi beatificado .
Em 4 de julho de 1562 ,como Beaugency , Blois foi tomada e pilhada, mas pelos católicos do marechal de Saint-Andre , e, da mesma maneira que em Beaugency, as mulheres foram estupradas.
Em 7 de fevereiro de 1568 ,os protentas do capitão Boucard pilham e incendeiam a cidade, estuprando e matando os católicos. Os Franciscanos são atirados nos poços de seus conventos. As igrejas são arruinadas.
Em 1588-1589, a Assembléia dos Estados Gerais se reúne em Blois. Em 23 e 24 de dezembro de 1588,Henrique lll manda assassinar o duque de Guise em seu castelo de Blois.
Após a mudança dos reis para Paris , Blois perdeu seu estatuto de residência real, junto com o fasto e a atividade econômica que acompanhavam a corte. Henrique IV transfere para Fontainebleau a rica biblioteca de Blois..