Itamaracá é uma palavra de origem indígena que significa "pedra que canta" ou "pedra sonante".
Um dos principais marcos históricos do Nordeste do Brasil é o Forte Orange (foto). O Forte Orange (Forte Laranja) é assim denominado até hoje porque foi construído pelos holandeses (cuja cor oficial é o laranja), em 1631; o forte foi ponto de partida para a invasão holandesa em Pernambuco (ver História de Recife e Pernambuco).
Economia
Localizada no litoral norte de Pernambuco, Região Metropolitana, a Ilha de Itamaracá tem no turismo sua atividade econômica mais forte. Famosa pelo título de "capital da ciranda", a Ilha de Itamaracá mantém viva a cultura popular pernambucana e possui uma das orlas mais freqüentadas do Estado. O Pilar, o Forte Orange, a Coroa do Avião e a famosa Vila Velha são alguns dos lugares que atraem turistas de vários lugares do país e movimenta o setor econômico local. A Coroa do Avião é um extenso banco de areia localizado entre a Ilha de Itamaracá e o Canal de Santa Cruz; o local serve de base para pesquisas de aves migratórias; veja essa foto da Coroa do Avião.
O Circuito está aumentando o fluxo de turistas no Litoral Norte, considerado o maior pólo de lazer náutico do Nordeste, com cerca de duas mil embarcações. O projeto prevê ainda investimentos na indústria náutica para reparos e manutenção das embarcações, gerando mais emprego e renda na região.
Na agricultura, o destaque vai para as plantações de banana, feijão, coco, mandioca e cana-de-açúcar.
Além da Ilha de Itamaracá, a Região Metropolitana abriga também os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Araçoiaba e Moreno.
Turismo
Uma boa dica para começar o passeio na Ilha de Itamaracá é ir até Vila Velha (foto). Do alto, aprecia-se uma bela vista e se conhece um pouco de história com os casarios e capelas do século XVI.
O Forte Orange também merece destaque. Construído em 1631 pelos holandeses, o forte está localizado à beira-mar e abriga um acervo composto por mapas holandeses e peças da época da invasão.
Para curtir um dia de sol, vale a pena ir às praias do Forte, Coroa do Avião, Enseada dos Golfinhos e Pontal da Ilha. E, para aprender mais sobre a vida marinha, é imperdível uma visita ao Centro de Mamífero Aquáticos. O lugar é aberto de terça a domingo.
À noite, a dica é apreciar a ciranda da praia de Jaguaribe, de preferência na voz da conhecida Lia de Itamaracá.