terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Maceio - al

Em Maceió não faltam boas opções de praia. Para quem não está interessado em sair da capital, a cidade oferece as lindas Ponta Verde e Pajuçara – ambas consideradas áreas nobres da capital alagoana. Nesse início de verão, ainda não estão recebendo um grande número de turistas, o que torna a experiência de um dia de sol, tomando água de coco ou uma cerveja gelada, ainda mais prazerosa.
Na praia de Pajuçara ainda está a disposição uma frota de jangadas, que proporciona um passeip inesquecível. Sem citar as famosas piscinas naturais, que são um espetáculo a parte.
Mas há o “porém” de também serem as praias freqüentadas pelo grande público nativo. O que pode ser desagradável algumas às vezes, principalmente aos finais de semana e feriados. Por isso, experimentar as praias um pouco afastadas do centro urbano pode ser uma opção.
Guaxuma é uma opção a ser considerada. Não fica longe, diminuindo o custo de locomoção (alguns minutos ao norte); a estrutura de barracas é razoável; e a praia e o mar são belíssimos. Costuma ficar cheia na alta temporada, mas não tanto quanto Pajuçara ou Ponta Verde.
Para o sul, duas já conhecidas opções: Praia do Francês e Barra de São Miguel (ambas não distam trinta minutos do centro urbano de Maceió).
O Francês é uma das praias mais conhecidas de Alagoas. Em alta temporada fica repleta de turistas, sendo um dos points do litoral alagoano. A estrutura de barracas é razoável, mas normalmente não é suficiente para a grande demanda, o que pode causar transtornos aos visitantes.
A Barra de São Miguel, entretanto, é “o” point do verão alagoano. Destino preferido pelos jovens da capital, principalmente pelas atrações de entretenimento oferecidos na estação, é uma opção para quem quer curtir. Os atributos naturais do lugar também não ficam atrás das demais opções.Tanto a Barra de São Miguel como o Francês possuem a peculiaridade de ter, em parte, um mar calmo e, em outra, um mar agitado. No perímetro coberto pelos arrecifes, o mar se compara a uma piscina, muito tranqüilo, perfeito para um descanso e ideal para as crianças se divertirem a vontade. Porém, na parte em que não existe proteção de arrecifes, as ondas são fortes e propícias à prática do surfe. Ou seja, tem pra todo gosto
A praia do Gunga é ótima para banhos de mar, generosa para os pescadores e panorâmica para os mergulhadores. Vale a pena conhecer uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro.
A praia do Gunga fica localizada 33Km ao sul de Maceió, na cidade de Barra de São Miguel. Na ponta do Gunga tem coqueiros que se perdem na perspectiva do cenário, a praia é formada pela saliência do bico de areia e sempre foi preferida pelos marajás alagoanos que chegavam até lá nos seus jet skis, hoje as escunas levam turistas logo pela manhã para no final da tarde ir pegá-los de volta
Localizada em um ambiente totalmente paradisíaco, a Praia do Gunga destaca-se pela sua beleza exuberante. Encravada entre os coqueiros e um belíssimo mar, proporciona a todos que a visitam lindas recordações.
Como em todo o nordeste evite o inverno, quando chove nesta região do Brasil, no resto do ano, faz um grande calor.
O pequeno porto de atracação da Barra de São Miguel partem as embarcações - barcos, jangadas, saveiros, escunas - que levam as praias do Gunga, que é certamente a maior extensão de areais do litoral alagoano, perdendo apenas para o pontal do Peba, onde o Rio São Francisco se encontra com o atlântico. O movimento de turistas é intenso durante os finais de semanas, chega a faltar espaço para o número de pessoas que vem para cá. Nos períodos de alta estação, é quase impossível ver uma escuna sem estar lotado de turistas.
A praia possui uma boa organização, são várias barracas, que abrem diariamente e que servem bebidas, refrigerantes e tira-gostos variados, mas cuidado quando for usar as cadeiras de praia e guarda-sol, costuma-se cobrar aluguel.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário