domingo, 20 de fevereiro de 2011

Casa de Julieta -Verona Italia


A Casa di Giulietta é uma construção medieval na via Cappello 23, a poucos metros da central Pazza delle Erbe. A tragédia shakespeariana de Romeu e Julieta encontra em Verona uma mistura de fantasia e realidade, com locais reconhecidos como os locais narrados pela obra de Shakespeare. Realmente existiram as famílias Montecchi e Cappelletti, esta última mais conhecida no dialeto local como Capuleti. Na entrada da casa, sobre o arco que leva ao pátio de entrada, existe ainda o brasão do chapéu com a chave da família. Os Montecchi, importante família mercante gibelina veronesa, realmente se envolveram em sangrentas lutas pelo controle do poder em Verona, mas não há registros de rivalidade com os Cappelletti.

O espaço é menor do que se poderia imaginar e o balcão através do qual os amantes teriam levado adiante a aventura amorosa, quase passa despercebido, não fosse o único balcão da construção naquela parede. Uma estátua de Julieta ajuda a atrair a atenção dos muitos turistas que visitam o local e que se fazem fotografar do balcão. Atrás da estátua, um pedaço de ferro em arco abriga os inúmeros cadeados que os atuais amantes visitantes deixam como promessa de amor eterno. O pátio de onde se avista o balcão tem acesso gratuito, mas o interior da casa só pode ser visitado a pagamento de terça-feira a domingo, das 8:30 às 19:30 h. E às segundas-feiras de 13:30 às 19:30 h.

Realidade ou apenas literatura? A verdade é que a Casa de Julieta tem um clima particular, talvez influenciado pela fama alcançada com a obra de Shakespeare. E, afinal, que mal faz tirar uma foto do balcão que teria abrigado uma estória tão cheia de mistérios e sentimentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário