quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FROZEN E SEUS BENEFÍCIOS

Desde que surgiu e que tive conhecimento passei a ser um grande consumidor deste iogurte que prometia ser muito mais que um sorvete e sim uma fonte rica de nutrientes, e foi se tornando hábito em minha vida onde praticamente todas as noites vou até o Shopping tomar o meu frozen.Nos dias que não tomo sinto aquela vontade daquele que tem sabor único e delicioso.Já postei alguma coisa no blog sobre estes iogurtes e por ter se tornado um hábito em minha vida sinto que minha qualidade de vida também melhorou pois por muitas noites substituí  o jantar pelo iogurte e senti uma melhora  com o decorrer deste tempo em que passei a toma-lo. pesquisando encontrei varios beneficios do Frozen e quero comentar algo a respeito.Este texto abaixo peguei atravéz de pesquisas e resolvi posta-la no Blog
Conhecido como o primeiro alimento transformado que se tem notícia na história da humanidade e consumido há séculos em todo o Mediterrâneo Oriental, o iogurte é considerado o "Alimento dos Deuses" por suas características e elevada propriedade nutricional.
O iogurte é um dos mais populares e conhecidos tipos de leites fermentados existentes no mundo.
A preparação do iogurte é uma das formas mais naturais que existem de conservação do leite, já que a acidificação funciona como um preservativo natural contra o desenvolvimento de muitas bactérias nocivas.
É por esta razão que, os leites fermentados são oriundos de países quentes, e nestes muito consumidos.

O iogurte possui alto valor nutritivo, pois seus principais elementos são parcialmente pré-digeridos durante o processo de fermentação. Para indivíduos intolerantes à lactose, o consumo do iogurte garante certos benefícios nutricionais pois, até 40% da lactose originalmente presente, é hidrolisada, permitindo desta forma, uma ampliação do consumo por pessoas intolerantes.
O valor biológico das proteínas do iogurte é superior às do leite fresco, proporcionando o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo. O iogurte chega a ser 6 vezes mais digerível que o leite comum, pois pode ser elaborado com leite totalmente desnatado (sem gordura).
Inúmeras publicações dão conta do efeito anticolesterolênico, da ação inibitória sobre agentes patogênicos e de seu efeito anticarcinogênico.
Outra novidade é a elaboração do iogurte com bactérias denominadas probióticas (pró = a favor e bio = vida) que atuam diretamente no equilíbrio do ecossistema intestinal promovendo o seu balanceamento e, como resultado, modulando diarréias causadas pelo uso de antibióticos, por situações de stress e por tratamentos quimioterápicos, radioterápicos ou simplesmente efeitos fisiológicos individuais.
É certo e notório o efeito sobre regularidade intestinal em pessoas com problemas de "intestino preso" pelo consumo de leite fermentado ou iogurte probiótico.

Ilya Metchinikoff, cientista russo, em suas investigações, concluiu que, as bactérias fermentativas exercem ação inibitória sobre outras bactérias do intestino, contribuindo para a sua desintoxicação e prolongamento da vida. Atribui-se a longevidade dos povos dos Balcãs, península à sudeste da Europa, pelo resultado de uma dieta rica em leites fermentados.
Em resumo, alguns benefícios do iogurte:
a. Reduz o colesterol sangüíneo (efeito anticolesterolênico);
b. Modula as diarréias causadas pelos tratamentos com antibióticos, quimioterapias, radioterapias e por situações de stress (principalmente de associado a bactérias probióticas);
c. Elevado valor nutritivo;
d. Melhora a digestão da lactose;
e. Melhora a conservação do leite;
f. Equilibra a flora intestinal;
g. Melhora as funções intestinais;
h. Melhora a absorção do cálcio e proteínas do leite;
i. Desintoxica o intestino;
j. Inibe a ação de bactérias patogênicas;
k. Possui efeitos anticarcinogênico.

(http://www.frozen.queijosnobrasil.com.br/beneficios_frozen.htm)


A primeira característica marcante é o fato de que o frozen iogurte deve ser um iogurte em toda sua essência carreando todos os benefícios nutricionais de um bom iogurte. Este aspecto ainda não esta corretamente aplicado por algumas empresas que vem lançando o frozen no Brasil.
O conceito da elaboração de um verdadeiro frozen iogurte é baseado na seleção de ingredientes de elevada qualidade combinados em um criterioso balanço. Mais uma vez ressaltamos que a autenticidade da fórmula somente é possível com o incremento de cultivos lácteos que irão prover o sabor, a textura e todos os benefícios de um verdadeiro iogurte.
Um autêntico iogurte deve ser elaborado a partir de linhagens de Lactobacillus bulgaricus e Lactococcos lactis subsp thermophillus, bactérias láticas naturais do leite, podendo ser incrementadas com bactérias probióticas.Outros dois importantes elementos do frozen iogurte são a água e o ar.
O ar é incorporado no decorrer da bateção da mistura, acrescentando o volume e leveza. A água existente no líquido da mistura dos ingredientes é considerada a fase contínua, que vai de uma parte líquida e outra sólida. A água nunca é completamente congelada, estando parte sob a forma de cristais de gelo.
O principal ingrediente do frozen iogurte é o leite desnatado que dever ser, proveniente de excelente e idônea fonte.
Os sólidos não gordurosos do leite (SNGL), apresentam-se entre 8 a 14% do frozen iogurte e consiste em cerca de 55% de lactose, 35 a 38% de proteína e em torno de 8% de minerais.

A proteína tem efeito direto sobre a textura "afinada", viscosidade, resistência ao derretimento e compactação dos sorvetes.
Os sólidos totais adicionam o corpo e textura do sorvete, incrementando seu valor nutricional. Tecnicamente, irão ocupar o espaço da água na mistura.
Ou seja, o balanço dos sólidos totais na mistura, torna o produto final deliciosamente suave e não grosseiro como o simples cristal de gelo.
Enfim os ingredientes, devem ser selecionados com base em seu frescor e qualidade. Devem ser medidos em quantidades precisas em conformidade com a fórmula especial.