quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

História de Sinop -MT

       Nossas origens , gente da nossa terra !

As origens do município de Sinop vêm do Núcleo de Colonização Celeste, de Jorge Martins Phillip, com área inicial de 198 mil hectares de terras destinadas à colonização. Em 1971, Ênio Pipino, que representava a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná - SINOP, adquiriu as terras de Phillip.

Ênio trazia consigo a experiência da formação de 18 cidades no Paraná e montou uma estrutura mista de colonização: atividade agropecuária e indústria de transformação. A estrutura agropecuária constava de secções: Vera, Sinop (Gleba Celeste), Santa Carmem e Cláudia. Cada uma delas teria um centro populacional. Em volta do centro, a curta distância, chácaras. Mais ao longe, lotes rurais. A estrutura industrial teria a sede em Sinop.

Quatrocentos homens, tendo à frente o topógrafo Benedito Spadoni e o gerente geral da empresa, Ulrich Grabert, abriram a picada para chegar ao lugar de destino. Sinop foi fundada a 14 de setembro de 1974. O nome adotado foi o da sigla da firma: SINOP - Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná. O maior contingente de migrantes ocorreu em 1975.

Ênio Pipino enveredou para a produção de álcool, a partir da mandioca, importando técnica de uma Universidade da Suécia. Tornou-se uma novidade na América Latina. No entanto, a cultura da mandioca não rendeu o esperado devido à grande quantidade de água no solo arenoso e nivelado. Por isto a usina de álcool não prosperou.

O distrito de Sinop foi criado em 1976, e o município em 17 de dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº 4,156.

O colonizador Ênio Pipino tinha por hábito dar nomes femininos às suas colonizações em Mato Grosso. A única exceção foi Sinop. No entanto, em Sinop, se não o fez no termo toponímico, Ênio Pipino homenageou as mulheres ao nominar os bairros rurais do município: Angélica, Eunice, Mônica e Lídia



Ênio pipino  era Venceslauense  onde foi prefeito  , foi o desbravador de todo norte do Paraná onde era Membro da Sociedade Incorporadora do Norte do Paraná e por isso o nome da cidade de Sinop
Trajetória -

Ênio Pipino nasceu no dia 12 de junho de 1917 na cidade de Penapolis, Estado de São Paulo, e foi um empresário brasileiro. Seus pais nasceram na cidade italiana de Torino e emigraram para o Brasil no final do século XIX. Como a maioria dos imigrantes italianos da época, foram trabalhar nas lavouras de café.

Em 1928, a família mudou-se paraPresidente Venceslau, ali Enio Pipino estudou e dedicou-se ao trabalho, inicialmente como funcionário da Estrada da Ferro Sorocaba como auxiliar de telegrafista, depois juntamente com seu pai montou um curtume. Casou-se com a jovem Nilza de Oliveira Pipino, logo começou a trabalhar como correspondente comercial dos bancos do Brasil

Em 1942 foi nomeado Juiz de Paz, exerceu o cargo por três anos. Em 1945 foi nomeado Prefeito Interventor de Presidente Venceslau, cargo que ocupou durante dois anos.

No ano de 1948, Enio Pipino foi eleito Prefeito de Presidente Venceslau e em 1952 ocupou o cargo de Presidente da Câmara Municipal
Juntamente com seu amigo João Pedro Moreira de Carvalho funda a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, mais conhecida como Sinop Terras S/A. Em 1954 Enio Pipino vai ao Estado do Paraná, onde funda várias cidades como:Terra Rica, Formosa do Oeste, Iporã, Ubiratã, Jesuítas e outras ajudando colonizar e demarcar Maringá onde ficou instalada e trazida de Cianorte para a nova sede

No inicio dos anos 70, o norte de Mato Grosso era apenas um imenso vazio demográfico. Numa área de 645 mil hectares denominado Gleba Celeste inicia a colonização. Na altura do Km 500 da BR-163, dividi a Gleba em sítios, fazendas, chácaras e implantando as cidades de Vera, Sinop, Santa Carmem e Cláudia, atraindo milhares de brasileiros, principalmente do sul do Brasil.

Em 1979, Enio Pipino funda a Agro Química Industrial S/A, complexo alcooleiro destinado a produção de álcool de mandioca com tecnologia alemã. E em 1981, a Agro Química começa a funcionar, atraindo um elevado número de pessoas a Sinop. Em razão de problemas de ordem administrativo-financeiros e mudanças na política do Governo Federal, a Agro Química passa a enfrentar dificuldades, apesar da luta incessante de Enio Pipino, encerra suas atividades alguns anos após sua abertura.

Enio Pipino foi convidado e participou de várias comitivas realizadas pelo Governo Federal, para grandes empresários brasileiros, no exterior:Alemanha, Chile, Argentina, Paraguai, França, Estados Unidos, Canadá, China, Japão, etc.

Enio Pipino faleceu em Bebedouro-SP no dia 16 de junho de 1995, aos 78 anos de idade, logo após ter participado do sepultamento do seu amigo e sócio João Pedro Moreira de Carvalho

Recebeu um grande número de títulos e condecorações como: Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, Cidadão Honorário do Estado de Mato Grosso, Cidadão Benemérito no grau de Grã Cruz da Academia Santa Helena de Humanismo e História da cidade do Rio de Janeiro, Comendador da Ordem Giuseppe Garibaldi São Paulo, Benfeitor da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau Estado de São Paulo, Medalha D. Pedro II da Ordem da Solidariedade São Paulo, Membro do Comitê Setorial de Agricultura do Fórum das Américas, Colar José de Anchieta pelo Instituto Histórico e Cultural, Medalha dp Mérito Agrícola pela Confederação Nacional da Agricultura Brasília-DF, Título de cidadão Venceslauense, Título e comenda grau de comendador da ordem do mérito da Aeronáutica, Título de Cidadão Honorário de Sinop, Medalha do Mérito Industrial da federação das Industrias do Estado de Mato Grosso, etc.

Enio Pipino também foi homenageado com nomeações de inúmeras ruas e escolas em inúmeras cidades de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

Ênio Pipino ainda tem boa parte de seus familiares em Presidente Venceslau sp

Primo Cassiano Carromeu

Cientistas brasileiros fazem descoberta sobre o autismo

Eles conseguiram transformar neurônios de portadores de um tipo de autismo em células saudáveis.

Os cientistas brasileiros Alysson Muotri, Cassiano Carromeu e Maria Carolina Marchetto conseguiram, pela primeira vez, transformar em células saudáveis neurônios de portadores de um tipo de autismo.
Os três, que trabalham nos Estados Unidos, reprogramaram as células humanas em laboratório.
O autismo é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação, a capacidade motora e de relacionamento do ser humano. O estudo vai ser publicado na próxima edição da revista Cell.


meu primo Cassiano  merece todas as homenagens pelo estudo que num futuro próximo ajudará milhões de pessoas em todo mundo . A estes cientistas nosso parabéns  e sucesso

Poema

Um dia vc aprende...................
que amar significa mais do que dar provas de amor, ou que jogar frases feitas de eu te amo; amar é muito mais.........mais que beijos, presentes e promessas. um dia vc descobre que se leva anos para construir confiança e em alguns segundos vc pode destruir tudo !!!
Um dia vc descobre que as pessoas que mais te amaram e que vc amou lhe são tomadas muito depressa e faltou tempo....tempo para dizer te amo, para ligar perguntando tudo bem com vc ???, tempo para expressar seu afeto com pequenos gestos e preocupações, como aquela dorzinha que ele se queixou e vc fingiu não escutar, da lagrima que rolou e vc não quiz saber pq, enfim.....vc aprende que o tempo passou !!
Um dia vc aprende que sempre devemos deix ar as pessoas que amamos com palavras amorosas....pode ser a última vez que a veremos !!!
Um dia vc aprende .....que nada é mais importante que ser verdadeiro, intenso e fiel....e descobre que as pessoas que vc espera que te ajudem a se levantar quando a queda chega, são as que te chutam....e descobre que elas não sabem demonstrar o afeto que vc queria receber;
Um dia vc aprende que não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido, o mundo não para pra que vc o conserte; aprende que palavras são flexas.....uma vez lançadas jamais retornam ao seu lugar de partida e podem ferir pra sempre alguem que te ama. Um dia vc aprende a reconhecer o VERDADEIRO amor, e reze..........que não seja tarde. (Willian Skakespe).

Poema

"Que o sussurrar do vento te leve um beijo carinhoso e eterno e me deixe em seus pensamentos para que a distância não apague em ti minha existência"