quarta-feira, 30 de março de 2011

Assembleia reelege Catarino na presidência da Pontal Flora

José Catarino, presidente reeleito da Pontal Flora
Às vésperas de completar duas décadas de fundação, a Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema “Pontal Flora”, de Presidente Venceslau, elegeu e empossou a nova direção que conduzirá os destinos da entidade pelos próximos quatro anos. Não houve disputa e a única chapa inscrita, encabeçada por José Alberto Pereira Mangas Catarino - que já ocupava a função de presidente no mandato anterior -, foi eleita por aclamação durante a assembleia geral realizada no fim de semana.

Além de Catarino, representando o Grupo Maria Júlia, compõe a nova direção da entidade o 1° Vice Presidente, Luiz Arthur Gagg (integrando a categoria de sócio optante/produtor rural); 2° Vice Presidente, Oscar Tomio Fudo (representando a Empresa Granol Indústria, Comércio e Exportação S/A.); 3° Vice Presidente, Édison Silveira Campos Neto (representando a Empresa Rio Vermelho Açúcar e Álcool S/A); 1ª Secretária, Sheila Andréia Moreira Santos (representando a Cerâmica Bom Preço); 2ª Secretária, Valquíria Marcelino Garcia (integrando a categoria de sócio optante/produtor rural); 1° Tesoureiro, Vanderley Benedito Penitente Junior (integrando a categoria de sócio optante); e 2° Tesoureiro, Henrique Okada (integrando a categoria de sócio optante). O Conselho Fiscal é formado por José Francisco dos Santos (representando a Cerâmica Urubi); Milton A. Salzedas (representando a Cooperativa das Indústrias de Cerâmica do Oeste Paulista - Incoesp); Jorge Okada (integrando a categoria de sócio optante/produtor rural); Álvaro da Silva (integrando a categoria de sócio optante) e Luiz Gonzaga Ferreira da Costa (integrando a categoria de sócio optante/produtor rural).

Durante a assembleia foram feitas ainda a prestação de contas do mandato e algumas alterações estatutárias, estas últimas visando modernizar e adequar os trabalhos da associação no desenvolvimento de suas funções. Entre as mais importantes, houve a inclusão de mais seis cidades no quadro de abrangência da Pontal Flora, sendo elas Bastos, Iacri, Nova Independência, Parapuã, Rinópolis e Tupã e ainda a criação da categoria de sócio optante, colocando em especial o produtor rural como sócio efetivo e com os mesmos direitos dos sócios contribuintes. A justificativa é a de prestar o devido reconhecimento ao produtor rural, agente de essencial importância no processo da reposição florestal.

Em sua explanação, José Catarino – que assumiu a presidência da entidade em 2009 após fundá-la e fazer parte de seu quadro de diretores até meados dos anos 90 - destacou os feitos ocorridos nos últimos dois anos. De acordo com o presidente reeleito, no período a entidade conseguiu sanar suas dívidas, possibilitando desta forma o inicio da etapa de investimentos na recuperação da infraestrutura do viveiro e no aumento do quadro de funcionários. Houve ainda, segundo Catarino, a retomada do papel político e educacional da Pontal Flora, que se tornou referência em noticiários sobre recuperação florestal na região. A associação também voltou a participar como membro efetivo de comitês ambientais regionais e estar presente em debates e demais atividades referentes à manutenção e preservação dos recursos naturais e florestais da região e do Estado de São Paulo. “Podemos dizer que a Pontal Flora reconquistou seu espaço, retomando a filosofia que norteou a própria criação da associação. Nosso trabalho foi ouvido. Temas que sempre defendemos acabaram por se concretizar em políticas públicas governamentais, como foi o caso do ‘Programa Madeira Legal’ e o mais recente programa lançado pelo governador Geraldo Alckmin, o ‘Mina D´Agua’”, pontua Catarino.

O Madeira Legal é um programa que fiscaliza e certifica empresas consumidoras de matéria prima de origem florestal que compensam o uso de madeira ou lenha efetuando o replantio de árvores ou recolhendo valores relacionados às associações que se destinam a esta tarefa, como é o caso da Pontal Flora. Já o Mina D´Agua é o projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que visa remunerar os produtores rurais que preservarem nascentes existentes dentro de suas propriedades, fazendo a recuperação de matas ciliares, por exemplo.

Outro trabalho feito na gestão anterior e que terá continuidade é a conscientização pela manutenção dos recursos florestais regionais a partir de projetos de recuperação de áreas degradadas e também o incentivo do plantio de eucalipto como uma cultura sustentável e de retorno financeiro ao investidor. “Consideramos o plantio de eucaliptos hoje como uma espécie de ‘titulo de capitalização’ de pequeno e médio prazo. A árvore pode ser plantada em área própria ou junto com criações de gado, no sistema silvopastoril. O eucalipto cresce rápido, tem mercado certo e garante que o pouco que sobrou de áreas de floresta nativa não seja mais derrubado para virar lenha para fornos comerciais”, explica Catarino.

O passivo ambiental das indústrias sucroalcooleiras também continuará na pauta de atuação da Pontal Flora. “Muitas usinas estão em déficit com o meio ambiente. Não se pode admitir que o álcool combustível ostente o status de ‘etanol verde’ quando o que ainda vemos é um parco e tímido trabalho de responsabilidade ambiental dos grupos industriais do setor”, cita o presidente.

Principal responsável pela reposição florestal da região de Presidente Prudente, a Pontal Flora é a uma entidade sem fins lucrativos e que atua na área desde 1991. Possui um viveiro com capacidade de produção superior a dois milhões de mudas por ano, entre espécies de eucalipto e árvores nativas. Para comemorar os vinte anos de existência no próximo mês de julho, planeja uma solenidade em sua sede que contará com a presença de ambientalistas, técnicos e servidores estaduais e federais, prefeitos e também do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas.

O sistema de reposição florestal utilizado e difundido pela Pontal Flora é hoje reconhecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O mesmo sistema pode ser comprovado na Nicarágua, país situado na América Central, onde foi implantado com o apoio técnico da entidade dentro do Programa de Modernização do Setor Dendroenergético, que está entrando na segunda fase.


 CONSEGUIMOS COM MUITA LUTA TRABALHAR E COLOCAR A PONTAL FLORA EM ORDEM E EM DIA COM SEUS COMPROMISSOS,QUANDO FUNDAMOS A ENTIDADE TINHAMOS UM SONHO DE FAZER DA PONTAL FLORA UMA DAS MAIORES REFLORESTADORAS DO ESTADO ME LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE QUANDO FOMOS A PENÁPOLIS ZÉ CATARINO,LUIZ GAGG E EU( VANDERLEI B PENITENTE JUNIOR). QUANDO DECIDIMOS RECOMPOR FAZENDO UMA CHAPA FORTE TINHAMOS ESPERANÇA DE COLOCAR NOVAMENTE ENTRE UMA DAS GRANDES REFLORESTADORAS DO ESTADO E HOJE COM UMA DIRETORIA FORTE, SÉRIA E COMPETENTE ESTAMOS FAZENDO DA ENTIDADE UMA GRANDE REFLORESTADORA.NOSSA PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE E REPOSIÇÃO FLORESTAL COMEÇOU A 20 ANOS QUANDO PREOCUPADOS COM O FUTURO PELA ESCASSES DA MADEIRA E O CORTE ILEGAL SUBSTITUIMOS OS CORTES DAS MADEIRAS NATIVAS PELO EUCALIPTO CONCIENTIZANDO AS INDUSTRIAS AO USO DE MADEIRAS TRATADAS.

A importância da alimentação durante a fase escolar.


A infância é um período no qual os hábitos alimentares são desenvolvidos. É uma fase onde as necessidades nutricionais estão aumentadas e devem ser supridas de forma adequada para garantir o crescimento e desenvolvimento adequados.

As crianças passam grande parte do dia nas escolas, onde realizam diversas refeições. Sendo assim, de acordo com as diretrizes da Alimentação Saudável nas Escolas, deve haver ações de educação alimentar e nutricional e a adoção de práticas criativas de incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis, orientando e incentivando sua comunidade aos aspectos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças.

Para que a alimentação em idade escolar seja adequada, diversos trabalhos são realizados nessa área, assim como pesquisa recente onde a adequação alimentar foi analisada quanto á energia, macronutrientes e micronutrientes, através da aceitação alimentar do almoço oferecido em creche pública e privada. De acordo com os resultados, a creche privada não atendeu a necessidade energética, Em relação aos demais nutrientes avaliados, os valores de proteína excederam a recomendação preconizada e apresentaram-se inadequados para o cálcio.

De acordo com os resultados obtidos, percebe-se a necessidade de avaliar o consumo alimentar incluindo as demais refeições realizadas ao longo do dia, para que seja detectado o consumo diário e a partir daí sejam oferecidas refeições nutricionalmente balanceadas e realizadas intervenções nutricionais eficazes.

Sendo assim, o ambiente escolar parece ser um espaço que reúne condições únicas para a aquisição de práticas alimentares saudáveis, onde deve ser oferecido refeições adequadas em quantidade e qualidade, colaborando para a formação de hábitos alimentares saudáveis e qualidade de vida.

A Alimentação do Autista

 

O autismo é uma desordem ainda pouco compreendida. Geralmente o diagnóstico é feito com base em características como dificuldades de interação social, prejuízos na comunicação e padrões restritos e repetitivos de comportamentos e interesses. É uma doença diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, sendo mais freqüente em meninos. Suas causas não são conhecidas porém existe a hipótese de que proteínas como o glúten e a caseína estão envolvidas no desenvolvimento e progressão da doença.


Muitos livros e sites da internet, especialmente nos EUA recomendam que indivíduos autistas eliminem estas substâncias de suas dietas. A proteína glúten está presente em alimentos feitos com aveia, centeio, cevada e trigo. Assim bolos, tortas, biscoitos, massas e pizzas quando feitos com estas matérias primas devem ser eliminados da dieta. A caseína é a proteína do leite dos mamíferos. Uma dieta livre de caseína deverá excluir o leite e todos os seus derivados como queijo e iogurte.

Com esta dieta, pais, médicos e nutricionistas relatam melhoras significativas nos sintomas dos indivíduos autistas. Porém será que a dieta realmente ajuda?

O que se sabe até agora:

•O glúten e a caseína contém proteínas que ao serem digeridas tranformam-se em compostos opiáceos com poder de gerar uma certa dependência. Estes compostos são as gluteomorfinas e caseomorfinas.

•Alguns indivíduos autistas (20%) apresentam sintomas gastrintestinais como diarréias frequentes. O intestino destes indivíduos também costuma ser mais permeável causando uma absorção dos compostos opiáceos. Quando os indivíduos apresentam esta absorção exagerada a quantidade de compostos opiáceos na urina é bastante aumentada.

•Tais compostos atingem o cérebro causando estados mentais compatíveis com intoxicação por drogas opiácias, como a morfina, a codeína e a heroína. Estudos mostram que camundongos que receberam doses elevadas de caseomorfinas tiveram áreas do cérebro alteradas. Porém não tenho conhecimento de nenhum estudo que comprove que caseomorfinas e gluteomorfinas possam causar sintomas do autismo em seres humanos.

•Mesmo assim, alguns estudos mostram que quando a caseína e o glúten são removidos da dieta os indivíduos não mais sentem os efeitos dos compostos opiáceos e seu comportamento melhora significativamente. Outros estudos não mostram nenhuma relação entre dieta e autismo.

•Pesquisas controladas estão sendo realizadas no momento e devem estar disponíveis até o próximo ano.

Testando a dieta:

O instituto de pesquisa sobre autismo, estabeleceu um tratamento que inclui a dieta livre em glúten e caseína ara indivíduos autistas. De acordo com o instituto todo indivíduo autista deve testar a mesma por pelo menos três meses. Porém consulte um nutricionista pois a retirada de alguns alimentos deve ser feita em substituição a outras para que a criança não desenvolva nenhuma deficiência nutricional. Geralmente o processo se inicia com a remoção de um alimento por vez para que se saiba qual estava causando mais problemas. Por exemplo, como primeiro passo o leite de vaca pode ser substituído por leite de soja ou suco fortificado com cálcio. Um mês após a eliminação do leite e de seus derivados inicia-se a eliminação do glúten. A dieta exige bastante paciência e colaboração de familiares e professores já que todos os ingredientes de alimentos industrializados devem ser lidos afim de detectar a possível adição de caseinatos, lactose, aveia, trigo, farinha de trigo, farelo de trigo etc. Nossa legislação ainda obriga as indústrias a incluir nos rótulos as frases: "contém glúten" ou "não contém glúten".

Procure por lojas que vendam alimentos livres de glúten e caseína e também por receitas para que a dieta não fique muito monótona. Para receitas sem glúten:
http://www.acelbra-rs.org.br/receitas.asp

Alimentos permitidos incluem arroz, quinoa, batatas, farinha de milho, soja, frutas, vegetais, feijão, tapioca, carnes, peixes e ovos.

Resolvendo dois problemas comuns:

- "Leite e pão são os alimentos que meu filho mais aceita. O que fazer? Se eu retirá-los ele pode emagrecer." Caso seu filho seja uma das crianças que apresenta grande absorção de compostos provenientes do glúten e da caseína é importante que se teste a dieta. Após um primeiro período de insatisfação seu filho se tornará mais confortável com outros alimentos. Faça pães, bolos e outros alimentos que não levem leite e trigo. Lista de alimentos sem glúten:
http://www.acelbra.org.br/2004/alimentos.php

Você também pode ligar para o serviço de atendimento ao cliente das empresas alimentícias e solicitar uma lista dos alimentos sem glúten fabricados por eles.

- "Como eliminar o leite?" O leite de vaca é um alimento que tem uma composição adequada para o bezerro mas não para seres humanos. Seu principal ponto forte é seu conteúdo alto em cálcio. Porém o mesmo pode ser adequadamente adquirido com uma ingestão apropriada de vegetais verde-escuros e castanhas. Várias marcas de leite de soja também contém fortificação com cálcio. Caso seu nutricionista ainda considere sua ingestão insuficiente poderá prescrever um suplemento. Leia sempre os rótulos pois o leite está presente em vários alimentos industrializados, procure pelas palavras leite, leite em pó, caseína e lactose.

ELAINE MICKELY- É DE PRESIDENTE VENCESLAU





A atriz Elaine Mickely nasceu em Presidente Venceslau (SP), em 22 de abril de 1980.

Filha do meio de um casal de advogados de Presidente Venceslau (SP), veio para a capital paulista com 14 anos para estudar e tentar a carreira de modelo.

Aos 19 anos, após fazer uma participação na novela "O Amor Está no Ar", Elaine Mickely foi revelada por Wolf Maia, na minissérie "Hilda Furacão", onde interpretou uma militante comunista que fazia par com o ator Danton Melo. Participou do programa “Zorra Total”, no quadro da Escolinha do Professor Raimundo, na qual interpreta a personagem Terezuda, além de ter feito uma participação especial na novela da 6, “Força de um Desejo”.

É casada, desde 1999, com o apresentador de televisão César Filho, com quem tem dois filhos.

Participou da segunda edição do quadro Dança dos Famosos, do programa Domingão do Faustão, em 2007, ficando em segundo lugar, perdendo apenas para o também ator Rodrigo Hilbert. Também em 2007 Elaine Mickely esteve no teatro com o musical "Garota Glamour" e no seriado "Malhação", da Rede Globo.

Carreira na televisão

2008 - Beleza Pura....Miriam
2007 - Malhação .... Dadá (telenovela)
2004 - Começar de Novo .... Tânia Mimosa (telenovela)
2001 - Os Normais .... Gil (seriado)
2001 - Escolinha do Professor Raimundo .... Terezuda (programa humorístico)
1999 - Força de um Desejo .... Hermínia Montez (telenovela)
1998 - Hilda Furacão .... Rosa (minissérie)
1997 - O Amor Está no Ar .... Carla (telenovela)


Em 2008, Elaine Mickely faz uma participação especial na novela "Beleza Pura", da Rede Globo. Também em 2008, Elaine Mickely integra o elenco da novela "Água na Boca", da Band TV.

Em 2009, Elaine Mickely faz uma participação no "Programa do Didi".

ROBERVAL ANDRADE CAMPEÃO DA FORMULA TRUCK;


Roberval Andrade da cidade de Santo Anastácio SP na região de Presidente Prudente é piloto de automobilismo Brasileiro. Roberval corre desde 2000 na Fórmula Truck. Foi campeão em 2002, quando corria com o paranaense Pedro Muffato, e vice em 2005, é o atual Campeão da etapa Brasil e Sul-americano de Formula Truck de 2010 pela equipie RVR Corinthians Motorsport.
Em 2007, correu ao lado do goiano José Maria Reis.
Atualmente Roberval atua pela equipe Ticket Car® Corinthians Motorsport, representando sua equipe e o Sport Club Corinthians Paulista.Roberval é de família tradicional em Santo Anastacio muito querido e amigo de todos,quando não está correndo cuida de seus negócios em sua cidade.Roberval Muniz Andrade ao nosso campeão trazendo orgulho pra toda região e levando o nome de Santo Anástacio no cenário Nacional nosso parabéns.


JOSÉ DE ALENCAR:

ASSIM COMO VOCES EU NÃO  SEI O QUE É A MORTE E NÃO TENHO MEDO DA MORTE; EU TENHO MEDO DA DESONRA ! PALAVRAS FORTES DE UM VERDADEIRO HOMEM  DE BEM.