terça-feira, 5 de agosto de 2014

Glacial Exploradores 

- Situado aos pés do Monte San Valentín, esse glacial de 9 km de extensão pode ser avistado de um mirante de madeira ou durante as expedições de um dia sobre o gelo. A imagem não costuma surpreender como os outros glaciais da Patagônia, mas o caminho é formado por belas cachoeiras que rasgam as montanhas da região e pela paz do rio Bayo, localizado no vale oposto ao Exploradores. A trilha de acesso ao mirante está no km 50 da Ruta X 728 que começa em Puerto Tranquilo.






















viagem

Carretera Austral - Natureza



Em Coyhaique

Coyhaique Alto - A capital de Aysén está dividida em Coyhaique Baixo, onde se encontra o centro comercial da cidade, e Coyhaique Alto, área rural que faz divisa com a Argentina e que oferece lagoas propícias para a observação de flamingos. Está situada no km 50 da Carretera Austral.

Piedra del Indio e mirante - A poucos metros do centro de Coyhaique, localiza-se a ponte sobre o Rio Simpson que serve de mirante para uma das atrações mais visitadas dentro da cidade: a Piedra del Indio, uma rocha que parece assumir o perfil de um índio devido à ação dos fortes ventos da região. A curta caminhada pelo local, entre álamos e imensas montanhas que circundam Coyhaique, já vale o passeio. O acesso ao local se dá pelo Camino del Indio, ao lado da rua Simpson e próximo à rodoviária da cidade.

Mirante Río Simpson - Este mirante está localizado em plena Carretera Austral e pode ser visitado a pé, a partir da rodoviária da cidade. Do alto, é possível observar a Piedra del Indio, o rio Simpson e um dos seus afluentes, e os paredões rochosos da Patagônia Austral. Sente-se em um dos banquinhos da praça e esqueça o mundo ao som das águas caudalosas do Simpson. O rio, de 88 km de extensão, é procurado pelos amantes da pesca durante os meses de verão. Acesso pela Rua Simpson.

Reserva Nacional Coyhaique - O destaque deste parque de 2.676 hectares, localizado ao norte de Coyhaique, são as trilhas curtas que rodeiam a região como a Casa Bruja-Laguna Verde (1,5 km de caminhada) e Laguna Los Mallines-Laguna Venus (com menos de 1 km de extensão). Pesca e cavalgadas também podem ser realizadas. A reserva tem áreas exclusivas para camping na Laguna Verde e Casa Bruja. Criada em 1948, a unidade conta também com um Arboretum, local para observação de espécies de árvores locais como o coigüe e a lenga. A portaria principal está a 5 km da cidade, pelo Camino Coyhaique-Aysén. Diariamente, das 8h30 às 17h30. Entrada paga.

Reserva Nacional Cerro Castillo - Localizada a 64 km ao sul de Coyhaique, essa área de 134 mil hectares é formada por um impressionante cordão de montanhas que corta as Cordilheiras dos Andes e bosques de lengas. O Cerro Castillo, com 2.320 metros de altura, e o Cerro Iglesia, com 1.750 m, são um dos destaques do local, que também oferece como opção de prática esportiva uma trilha de 16 km de extensão, conhecida como Estero Parada, e outra mais longa de 45 km que liga Valle de la Lima a Villa Cerro Castillo. Ao norte da reserva, o Lago Monreal é o lugar certo para quem pratica pesca esportiva de trutas do tipo fario. Carretera Austral Sul, km 55 (entre Coyhaique e Cochrane). Diariamente, das 8h30 às 17h30. Entrada paga.

Parque Laguna San Rafael - O maior destaque desse parque de quase dois milhões de hectares localizado na zona litoral de Aysén é, sem dúvida, a navegação pela Laguna San Rafael até os pés do glacial de mesmo nome. As embarcações saem de Puerto Chacabuco e fazem uma longa viagem pelos fiordes e canais da região antes de desligarem seus motores em frente aos impressionantes paredões gelados de até 100 metros de altura. Botes costumam levar visitantes a uma distância de 300 metros desse glacial formado há 25 mil anos, de onde é possível tocar os imensos blocos de gelos que flutuam sobre as águas da lagoa. A variedade de tonalidades e a impressionante paisagem formada por ilhas alagadas superam em beleza as de outros glaciais famosos da Patagônia. A fauna local, considerada pela Unesco Reserva da Biosfera, inclui patos, foca leopardo (uma espécie nada amigável desses, aparentemente, simpáticos mamíferos), orcas e três espécies de golfinhos. O passeio deve ser contratado nas agências de Coyhaique ou nos hotéis da região.

Pesca com mosca - A variedade de tipos de águas da região colocou Coyhaique no mapa dos lugares preferidos dos pescadores amadores e profissionais que buscam lugares alternativos para a prática do esporte. Lagos de águas cristalinas, lagunas e rios de diversos tamanhos são os locais disponíveis para "pesca com mosca", uma modalidade que consiste em usar iscas artificiais que imitam insetos e que atraem peixes como truta e salmão. As agências locais costumam oferecer pacotes completos com refeição e hospedagem em lagos como o Monreal, a 45 km de Coyhaique e o Misterioso, a 105 km. Veja mais opções nos itens Agências e Onde Ficar.
Em Puerto Chacabuco

Parque Aiken del Sur - Trilhas são os destaques dessa área verde privada de 300 hectares. A natureza local oferece paisagens como o Lago Riesco, com 14 km² e águas utilizadas para a pesca esportiva; um salto d'água de 22 metros, conhecido como Barba del Viejo; e bosques nativos. Ruta Aysén - Chacabuco, km 10. Diariamente, das 10h às 20h (no verão) e das 10h às 17h (no meses de inverno), tel. 56 (67) 351-112. Entrada paga.
Em Puyuhuapi

Parque Nacional Queulat - O cartão postal desse parque de "selva fria" e com mais de 154 mil hectares é o Ventisquero Colgante. Esse glacial suspenso, localizado a 1.200 metros de altura e com 19 km de extensão, é responsável pela alimentação das águas das inúmeras cachoeiras e lagoas localizadas no parque, como a Laguna Témpano, com 100 metros de profundidade. Não se assuste com a chuva incessante sobre o local. A região chega a registrar mais de 4.000 mm de água, anualmente, o que lhe garante uma paisagem verde única em Aysén. Para conhecer essa impressionante geografia selvagem da Patagônia chilena, nada melhor do que algumas boas e longas pernadas pelas trilhas traçadas pelo Queulat. A mais acessível, conhecida como Laguna Témpano, pode ser percorrida em menos de 30 minutos e leva o visitante a um mirante da lagoa de mesmo nome localizada em frente ao Ventisqueo Colgante. Com duas horas a mais de caminhada, é possível avistar outro ponto estratégico em frente ao glacial, pela trilha Mirador. Ambos caminhos têm início na portaria principal do parque. O Queulat também conta com mais dois caminhos como o Bosque Encantado (2h30), a 1h30 ao sul de Puyuhuapi, e o Laguna del Puma, 3h30 de caminhada entre bosques de lengas, lagoas e pequenos pântanos. A trilha, com início na área norte de Puyuhuapi, é ideal para quem quer conhecer o contraste entre a geografia gelada das Cordilheiras e a paisagem verde da região. Os mais radicais que queiram um contato maior com o Ventisquero podem seguir o Sendero La Morrena, uma trilha com mais de 3 km pela lateral do glacial, e o El Aluvión. O Parque também conta com um centro de informação ambiental com fotos, maquete e dados da região. Acesso principal ao parque pela Carretera Austral, km 200. Diariamente, das 8h30 às 17h30 (inverno) e das 8h30 às 20h30 (de nov. a mar.). Entrada paga.www.conaf.cl.

Termas de Puyuhuapi - A falha geológica Liquiñe, que corta vales e vulcões da Patagônia chilena, alimenta duas piscinas no nível do mar e um poço natural ao ar livre com águas de até 40°C extraídas de 24 poços termais localizados ao norte da Baía de Puyuhuapi. Nem a chuva insistente de Puyuhuapi é capaz de afugentar os aventureiros das águas quentes da região. As piscinas termais estão abertas 24h, mas os barcos que cruzam o fiorde Puyuhuapi até o local funcionam somente durante o dia. No local, há também um lodge. Bahía Dorita, s/nº, tel. 56 (67) 325-103. A entrada e o traslado em balsa são pagos. www.patagonia-connection.com
Em Puerto Tranquilo

Lago General Carrera - Localizado na fronteira com a Argentina, esse lago chileno de 1.947 km² é o ponto de partida para outras atrações vinculadas à Carretera Austral, como Puerto Ibañez (centro produtor de hortaliças, frutas e cereais, localizado no km 116 da estrada), Chile Chico (ao sul do lago) e às pinturas rupestres da Cueva de Las Manos, após um trekking de três horas que se inicia em Río Pedregoso. Sua profundidade de até 590 metros garantiu-lhe o título de um dos lagos mais profundos das Américas.

Caverna, Catedral e Capilla de Mármol - É uma das atrações mais impressionantes de todo o circuito da Carretera Austral. O visitante faz uma navegação de 20 minutos, pelo Lago General Carrera, até o local onde se encontram formações geológicas de tons brancos e azuis. As esculturas naturais encontradas nas cavernas e grutas de mármore são resultado da ação das águas frias do lago sobre suas paredes. O ponto máximo do passeio é quando o barco entra pelos corredores estreitos dessas imensas rochas. Recomenda-se fazer reserva com antecedência nas agências de Puerto Tranquilo. Entre setembro e janeiro, as águas do General Carrera começam a baixar e a visita pelo interior das cavernas fica ainda mais interessante.

Glacial Exploradores - Situado aos pés do Monte San Valentín, esse glacial de 9 km de extensão pode ser avistado de um mirante de madeira ou durante as expedições de um dia sobre o gelo. A imagem não costuma surpreender como os outros glaciais da Patagônia, mas o caminho é formado por belas cachoeiras que rasgam as montanhas da região e pela paz do rio Bayo, localizado no vale oposto ao Exploradores. A trilha de acesso ao mirante está no km 50 da Ruta X 728 que começa em Puerto Tranquilo.

Bosque Muerto - O km 150 da Carretera Austral Sul, no caminho entre Coyhaique e Tranquilo, guarda um cenário desolador formado por troncos queimados pela erupção do vulcão Hudson que, em 1982, devastou bosques da região e mudou o curso do rio Ibáñez. Hoje, o solo coberto por cinzas vulcânicas não deixa de ser um belo atrativo da região.

Arrayanes Bosque Encantado - Parque dedicado a preservação e observação das famosas árvores patagônicas conhecidas por seus troncos alaranjados, conhecidas como arrayán. Carretera Austral Sul - Puente El Belga, km 207.
Em Cochrane

Reserva Nacional Lago Cochrane - Localizado a 6 km da cidade, essa área de quase 7 mil hectares oferece uma trilha de 8 km até a Playa Paleta, às margens do rio Cochrane; área de camping no trecho norte do rio ("Las Correntadas"); além de passeios de barco e cavalgadas. O local, criado em 1967, tem espécies nativas de lenganotro e calafate. Acesso por estrada de terra em direção ao setor El Húngaro. Entrada paga. www.conaf.cl.

Laguna Esmeralda - A 7 km ao sul da cidade, localiza-se essa lagoa que, no verão, é utilizada para prática de esportes náuticos e pescas de trutas.

Reserva Nacional Tamango - A apenas 9 km a nordeste do centro da cidade, encontra-se essa área protegida utilizada como abrigo do Huemul, uma espécie de cervo patagônico que corre o risco de extinção e que pode ser observado em visitas organizadas pelos guarda parques ou por guias locais autorizados. Próximos aos "cerros" Tamango (1.722 metros sobre o mar) e Húngaro (1.214 m.) há trilhas que podem ser percorridas em até três dias. Diariamente, das 8h30 às 17h30. Entrada paga.

Río Baker - Esse rio de águas esverdeadas, com 200 km de extensão, liga a região à Caleta Tortel e recebe embarcações de pequeno porte para passeios no região. É considerado o rio mais caudaloso do Chile e recebe amantes da pesca esportiva.
Em Caleta Tortel

Ventisquero Steffens - São necessárias três horas de navegação em direção ao Campo de Gelo Norte para avistar esse glacial suspenso formado por um relevo montanhoso. Outro "ventisquero" famoso da região é o Montt, a sudoeste de Caleta Tortel. Formado pelos gelos provenientes do Campo de Gelo Sul, o setor se destaca pela sua abundante vegetação e praias de solo rochoso.

Capilla de Mármol - Chile 




Criado  da erosão fluvial, a maravilhosa geografia da Capilla de Mármol, aparece na elevação acantilada do Lago General Carrera, com singulares brancos de mármore.
As cavernas que constitui esse setor localizado a minutos de Puerto Tranquilo, convertem a Capilla de Mármol em um Santuario da Naturaleza, para resguardar esse patrimônio outorgado pela natureza.
Atrações
Geografia vistosa, constituída pela ação erosiva das águas do Lago General Carrera.
Atividades
Pesca com mosca, fotografia.
Localização
Undécima região. Puerto Tranquilo, Lago General Carrera. Localizado 2 quilômetros ao sudeste de Puerto Rio Tranquilo, a 171 quilômetros ao sudoeste de Puerto Ibáñez e a 225 quilômetros ao sudoeste de Coyhaique.
Como chegar
Santiago-Coyhaique: via aérea.
Coyhaique-Puerto Rio Tranquilo: via terrestre por Camino Austral.
Puerto Tranquilo, Puerto Guadal, Bahía Murta, Puerto Sánchez-Santuario: via aquática.
Qualquer ponto-Bahía Murta: via aérea ao aeródromo de Bahía Murta.
Bahía Murta-Puerto Tranquilo: via terrestre.
Quando ir
Todo o ano.
Clima
Clima frio. A temperatura média anual é de 9º C. As precipitações são abundantes durante todo o ano, com uma média de 600 mm a 4000 mm por ano.
Serviços
Acomodações, comida, transporte.
Arredores
Caleta Tortel, Bahía Exploradores, Cerro Castillo, Cueva de Las Manos, Lago Bertrand, Lago Cochrane, Lago Leones, Monte San Lorenzo, Parque Nacional Bernardo O’higgins, Reserva Nacional Cerro Castillo, Reserva Nacional Tamango, Rio Baker, Lago General Carrera, Ventisquero Jorge Montt, Ventisquero Leones, Ventisquero Soler.