terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Polícia abre inquérito para investigar vazamento tóxico em curtume em MS


Motorista de caminhão que despejou produto em tonel prestou depoimento.
Perícia recolheu substâncias encontradas nos tanques para análise.
A Polícia Civil de Bataguassu, a 335 km de Campo Grande, abiu inquérito para apurar as circunstâncias do vazamento tóxico ocorrido na tarde desta terça-feira (31) em um curtume na cidade. O delegado responsável pelo caso, Pedro Arlei Caravina, disse ao G1 que esteve no local do incidente acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros e da perícia.
Segundo ele, foram coletadas amostras de substâncias encontradas no local do vazamento para saber o que havia nos tanques e por que houve reação química tóxica.
Os bombeiros informaram que um funcionário descarregava uma substância em um tanque submerso quando percebeu a formação de grande volume de gás. A válvula foi fechada depois que três funcionários do local desmaiaram. Em seguida outros trabalhadores tiveram mal-estar.
Caravina disse que, pelo que foi apurado inicialmente, o produto que foi colocado nos tanques serve para arrancar o pelo do couro de boi e, sozinho, não provocaria esse gás. “Isso tem que ser verificado. Uma mangueira foi acoplada ao caminhão que despejou [o ácido] dentro do tonel. Esse produto não tem problema de uso”, afirma o delegado.

O motorista do veículo que descarregou a substância já prestou depoimento na delegacia de Bataguassu. Foi a primeira pessoa a ser ouvida no inquérito. Segundo o delegado, a testemunha relata que todo o procedimento foi realizado normalmente e os funcionários apontaram em qual dos tanques o produto deveria ser despejado.
A suspeita da polícia é que havia algum outro líquido no tonel que possa ter reagido com a outra substância.
Em nova nota divulgada no fim da tarde desta terça-feira, a assessoria do Grupo Marfrig confirmou ao G1 a morte dos quatro funcionários e que três foram removidos para Presidente Prudente (SP).A empresa informa que que houve uma reação química decorrente de manipulação de insumos.
Confira a nota na íntegra:
A Marfrig informa que o acidente envolvendo a unidade de curtume no município de Bataguassu (MS) já foi controlado. Três funcionários atingidos foram removidos para Presidente Prudente (SP), estão estáveis e sem risco de morte, e os demais estão sendo atendidos pela Santa Casa local.
Alguns já foram liberados e outros permanecem em observação. Quatro funcionários da unidade vieram a óbito. O curtume foi evacuado e, em conjunto com a polícia civil e técnica, causa do acidente está sendo apurada. Informações preliminares indicam que houve uma reação química
decorrente de manipulação de insumos inerentes da atividade de curtume.

Executivos da empresa estão no local empenhados na prestação de atendimento aos funcionários atingidos e suas famílias. A unidade frigorífica de Bataguassu, próxima ao curtume, não foi atingida pelo acidente e continua funcionando normalmente. Assim que as informações estiverem esclarecidas a empresa voltará a informar.
Grupo Marfrig
G1.com.br



O secretário de Saúde de Bataguassu, José Sebastião de Andrade Junior, disse ao G1 que 28 pessoas foram intoxicadas por conta do vazamento. Deste total, três foram transferidas, em coma induzido, para hospital de Presidente Prudente (SP). Os outros permanecem internados no hospital de Bataguassu.
Equipes de socorristas foram enviadas para o local para atender os afetados pelo acidente. O chamado de resgate ocorreu por volta das 12h (horário de Brasília). O complexo foi isolado e não houve relatos de explosão na unidade. O incidente teria ocorrido em um curtume, instalado no complexo onde funciona o frigorífico.
O coronel Joílson De Paula, do Corpo de Bombeiros, informou que houve um vazamento de produto químico. O coronel explica que a contenção estava sendo feita com jatos de "água neblinada". Técnicos da empresa responsável pelo frigorífico devem avaliar a gravidade do vazamento e, para isso, vão usar roupas especiais para entrar na unidade. Uma equipe dos bombeiros, treinados em vazamento de produtos químicos, saiu de Campo Grande para auxiliar na apuração do caso.
A assessoria do Grupo Marfrig informou ao G1 que curtume foi evacuado para que as causas do acidente sejam apuradas. Em nota, a empresa informa que que houve uma reação química decorrente de manipulação de insumos.


Confira a nota na íntegra:
Esclarecimento
A Marfrig informa que o acidente envolvendo a unidade de curtume no município de Bataguassu (MS) já foi controlado e que os funcionários atingidos já foram removidos e estão sendo atendidos pela Santa Casa local. O curtume foi evacuado e, em conjunto com a polícia civil e técnica, a causa do acidente está sendo apurada. Informações preliminares indicam que houve uma reação química decorrente de manipulação de insumos inerentes da atividade de curtume. Executivos da empresa estão no local empenhados na prestação de atendimento aos funcionários atingidos e suas famílias. Assim que as informações estiverem esclarecidas a empresa voltará a informar. A unidade frigorífica de Bataguassu, próxima ao curtume, não foi atingida pelo acidente.




Bataguassu está localizado a 30 km do estado de São Paulo,35 de Presidente Epitácio , 70 de Presidente Venceslau e 110km de Pres. Prudente.
QUATRO PESSOAS MORRERAM
Foi divulgada há pouco pela Secretaria de Saúde de Bataguassu o nome das quatro pessoas que faleceram no episódio de vazamento de gás no Frigorífico Marfrig. Kall Matheus Luft, 21 anos. Edmar Filisbino da Silva, 34 anos. Marcos Vinícius da Silva Melo, 20 anos. Valdir Henrique Raimundo, 29 anos.


As pessoas internadas no Hospital Iamada são Vinícius Alcântara Gartner, Sidnei da Silva Vitório e Leonardo Oliveira da Silva. 


Até agora não existe uma nota oficial do que realmente aconteceu no Frigorífico. As autoridades sanitárias de Bataguassu e técnicos da empresa estão analisando todos os detalhes da ocorrência. A morte das pessoas teria ocorrido pela inalação de gás tóxico, reagente de cloramina com outro produto, que teria vazado de uma tubulação e entrado em área onde trabalhavam pessoas do serviço burocrático

Corrigindo o numero de mortos - são quatro o numero de mortos .

QUATRO MORREM EM VAZAMENTO DE GÁS
O Dr. José Sebastião de Andrade Junior, secretário de saúde de Bataguassu, foi entrevistado a pouco pelo repórter Osvaldo Bento para a Jovem Som FM. Conforme o médico que estava à frente do atendimento às vítimas do vazamento de gás ocorrido na hora do almoço na Unidade de Curtume do Frigorífico Marfrig de Bataguassu quatro pessoas morreram e três foram enviadas já em coma induzido para o Hospital Iamada de Presidente Prudente. Outras 25 pessoas foram intoxidacas e 15 delas estão sendo atendidas neste momento no Pronto Socorro da Santa Casa de Bataguassu. O Dr. Andrade Junior informou que, dos quatro óbitos, três chegaram já sem vida e uma faleceu no Pronto Socorro.

Também em matéria à Rádio Jovem Som de Presidente Venceslau, agora a pouco, o Dr. João Luiz Rosenbal, médico do trabalho que dá assistência ao Frigorífico Marfrig de Bataguassu, informou que não houve nenhuma explosão no curtume ou em caldeiras da unidade frigorífica. O que aconteceu pode ter sido um desajuste de mangueiras na entrega de gás cloramina, que em contato com outros produtos pode ter se tornado extremamente tóxico e contaminado as pessoas que estavam no local.

O curtume está interditado e isolado e as autoridades de segurança e Corpo de Bombeiros fazem a análise do local para saber realmente o que aconteceu

Polícia de Bataguassu confirma mortes em explosão de frigorífico

Da Redação
O delegado titular de Bataguassu, Pedro Caravina, acabou de chegar à unidade do Marfrig e confirmou por telefone as mortes ocorridas no acidente. Ele permanece no local para acompanhar o trabalho da perícia, mas ainda não tem informações sobre o número de mortes, nem de feridos.

Segundo informações preliminares da Secretaria Municpal de Saúde, sete pessoas morreram e 50 ficaram feridas com a suposta explosão de um duto de gás no frigorífico, localizado em Bataguassu, a 335 quilômetros de Campo Grande. O Integração Regional News acompanha o caso

URGENTE!!! - Explosão em frigorífico de Bataguassu causa sete mortes e deixa 50 feridos

Da Redação (jornal integração presidente venceslau)
Um acidente na unidade do frigorífico Marfrig em Bataguassu, a 335 quilômetros de Campo Grande, mobiliza os serviços de saúde e autoridades do município nesta terça-feira (31). A suposta explosão de um gasoduto aconteceu no final da manhã e teria causado a morte de sete pessoas, segundo informações preliminares.

De acordo com funcionários municipais da área da Saúde, a Santa Casa de Bataguassu está fechada para atendimento das vítimas, que seriam aproximadamente 50 pessoas.

O acesso à unidade frigorífica está fechado neste momento. Equipes do Corpo de Bombeiros, policiais e serviços de resgate estão no local e ainda não há mais detalhes sobre as causas do acidente, supostamente uma explosão em um duto de gás.

Por telefone, a assessoria de imprensa da Marfrig confirmou a unidade em Bataguassu, que trabalha no processamento de bovinos. A empresa ainda não tem informações sobre o acidente e a equipe do Midiamax acompanha o caso. Com Midiamax  e Mariana Lopes