terça-feira, 12 de abril de 2011

Conheça os produtos que mais causam intoxicação alimentar

Engana-se quem pensa que os surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) são exclusivos do verão. Podem ocorrer em qualquer época do ano e causar falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre, além da possibilidade de atingirem o fígado (hepatite A) e as terminações nervosas periféricas (botulismo). Há um registro médio de 665 surtos por ano no Brasil, com 13 mil doentes, de acordo com o Ministério da Saúde. Por isso, é importante ficar atento à alimentação.

Entre os produtos que mais provocaram problemas no País, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, estão ovos crus e mal cozidos (22,8%), carnes vermelhas (11,7), sobremesas (10,9%), água (8,8%), leite e derivados (7,1%). Uma pesquisa do Centro para Ciência no Interesse Público dos Estados Unidos, divulgada no blog Well, do jornal The New York Times, aponta os 10 principais vilões de lá nessa ordem: ovo, atum, ostra, batata, queijo, sorvete, tomate, brotos e frutas vermelhas.

Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria é causada por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. A lista de condições que favorecem a contaminação conta com erros de higiene pessoal, preparo com muita antecedência das iguarias e refrigeração inadequada.

Alguns gestos simples ajudam na prevenção, como lavar bem as mãos com água e sabão antes de preparar as refeições, verificar se os utensílios da cozinha estão limpos e checar o prazo de validade dos produtos.

Confira abaixo dicas específicas para cada tipo de alimento, apontadas pela nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo:

Aves e ovos: As aves apresentam em seu sistema digestório a bactéria Salmonella, que pode contaminar o ovo e a carne. Sua eliminação depende da maneira de preparo do alimento. O ovo deve ser cozido ou frito, até que a gema fique dura. A carne tem de estar ao ponto ou bem passada.

Peixes e frutos do mar: Antes de consumi-los, observe o aspecto e o odor. Se notar algo diferente, assim como sabor estranho, despreze-os. Coloque-os sempre em local refrigerado, sem mantê-los por muito tempo em temperatura ambiente. Na hora de comprar frutos do mar, preste atenção na pessoa que os vende. "Se o manipulador estiver com roupas sujas, mãos, barbas e unhas compridas, prefira comprar o produto de outro fornecedor."

Frutas, verduras e legumes: Antes de consumi-los, deixe-os em solução de água com cloro (1 litro de água e 1 colher de sopa de cloro) por cerca de 15 minutos. Depois, lave-os com água potável. Há também alguns produtos industrializados específicos para higienização desses alimentos, que são práticos e seguros.

Cereais: A bactéria B. cereus pode ser encontrada em cereais, como arroz, farinhas e temperos secos. O cozimento em vapor sob pressão, a fritura e o ato de assar em forno a temperaturas superiores a 100º C a elimina. Se notar sinais de bolor, despreze todo o alimento. "Não adianta desprezar somente a parte que está embolorada, porque, provavelmente, todo o produto já está impróprio ao consumo."

Água: A opção potável, filtrada ou mineral, é a melhor, tanto para beber quanto para cozinhar. Caso use a água de torneira, a dica é fervê-la.

Leite: O risco maior está em consumir leite do mercado informal, já que não recebe tratamento para esterilização e conservação. A recomendação da nutricionista é consumir os do tipo longa vida, que, quando abertos, precisam ser armazenados na geladeira (por até três dias) ou como indicar o fabricante.

Derivados do leite: É preferível comprar os industrializados em vez dos caseiros. Quando quiser saborear sorvetes de massa, vendidos por quilo, fique atento aos pegadores que ficam na água. "Devem estar em água limpa e ser trocados constantemente."

Enlatados: O consumo de enlatados pode ocasionar o botulismo, transmitido pela toxina do Clostridium Botullinun, que, além dos sintomas gastrointestinais, pode causar problemas neurológicos. Para prevenir, verifique as latas e vidros. Se estiverem estufados ou, se ao abrir, observar sinal de presença de ar, descarte o alimento.

Hotel inspira auto-retrato em Bariloche





Em 1934 a Patagônia e a região andina eram despovoadas e virgens. Naquele ano, com a criação do Parque Nacional Nahuel Huapi, decidiu-se a construção de um hotel internacional para desenvolver o potencial turístico da zona.


O arquiteto Alejandro Bustillo escolheu a área de Puerto Pañuelo para construir o Hotel, já que além de sua magnificência e beleza paisagística, contava com o porto. Foi inaugurado em 9 de janeiro de 1938, construído em estilo canadense com troncos de ciprestes à vista e teto de telhas de lariço. Em 26 de outubro de 1939 um incêndio destruiu totalmente o edifício, sendo reinaugurado em 15 de dezembro de 1940. Desde então atraiu membros da aristocracia e do mundo oficial e diplomático além de outros hóspedes ilustres, até que em 1978 fechou durante 15 anos, mantendo seu espírito intacto.


O Hotel abriu novamente suas portas em julho de 1993 como Llao Llao Hotel & Resort, Golf-Spa. Em dezembro de 2007, foi inaugurada a Ala Lago Moreno, situada em um lugar estratégico com impactantes vistas do Lago Moreno e do Cerro Tronador. Ela conta com 43 novos quartos: Studios e Suítes de Luxo, duas Suítes Master e uma Suíte Royal

O Hotel


Com os cumes do Cerro López e Tronador e os lagos Moreno e Nahuel Huapi como ambiente natural, o Hotel conta com um grande parque de 15 hectares integrado ao campo de golfe de 18 buracos, marina, praia, solarium, piscina climatizada interna e externa tipo “Infinity”, Spa e Health Club com sauna, Fitness Center e outras atividades de lazer.


Na decoração interior utilizaram materiais originais tais como a madeira de ciprestes, pinheiro do Canadá trabalhado em tábuas e em meios rústicos.
O Hotel conta com duas alas: Ala Bustillo e Ala Lago Moreno. A primeira possui 162 quartos dos quais 11 são Studios e 12 são Suítes com vista dos lagos Moreno, Nahuel Huapi e Cerro López.
A Ala Lago Moreno dispõe de 43 Studios e Suítes de Luxo: 23 Studios Lago Moreno de Luxo, 17 Suites Lago Moreno de Luxo, 2 Master Suítes Lago Moreno de Luxo e 1 Suíte Royal Lago Moreno de Luxo.
O hotel Llao Llao possui cinco restaurantes, para desfrutar da mais variada proposta gastronômica, seja de nossa cozinha internacional e regional de primeiro nível, como nosso famoso “Chá Llao Llao”  com uma espetacular vista dos jardins do hotel e do Lago Nahuel Huapi.

 Ala Bustillo

Nosso emblemático edifício foi inaugurado em 1940 pelo arquiteto Alejandro Bustillo. O encanto de sua herança histórica é vivenciado em cada um de seus ambientes que combinam a calidez de um hotel de montanha único, rodeado por lagos e imponentes cumes nevados e os serviços de um resort cinco estrelas membro da The Leading Hotels of the World.

Ala Lago Moreno
É a combinação perfeita do clássico estilo Llao Llao e o desenho contemporâneo Patagônico.
Foi construída em 2007 e está ligada à Ala Bustillo por uma ponte panorâmica. Possui 43 novos quartos: Studios e Suítes de Luxo, com imponentes vistas do Lago Moreno e do Cerro Tronador. Todos contam com TV LCD, varanda-terraço, jacuzzi e ar-condicionado. Sua atmosfera foi concebida para desfrutar da tranquilidade, comodidade e do impecável serviço Llao Llao.

VINHOS;

Se voce aprecia vinhos vai uma dica dos melhores vinhos Chilenos e Vinhos Argentinos na minha opinião:

Vinhos Chilenos

 Almaviva, da Rotschild & Concha Y Toro, Odfjell Aliara, Cono Sur 20 Barrels Pinot Noir Limited Edition, Casa Lapostolle Clos Apalta, Montes Alpha M, El Principal, Valdivieso Caballo Loco, Cabo de Hornos de San Pedro, Santa Rita Casa Real, Viu Manent Viu 1, D. Donoso, Don Melchor, da Concha Y Toro, Seña, da Mondavi & Errazuriz, Domus Aurea, da Clos Quebrada de Macul e Morandé Vitisterra Gran Reserva.

Vinhos Argentinos

Catena Zapata, Viña Alicia , Zuccardi Q, Nieto Senetiner Cadus, Humberto Canale Malbec Gran Reserva, Doña Paula Selección de Bodega, Yacochuya, Lurton Piedra Negra, Terrazas Gran Malbec, Cheval des Andes

VULCÃO OSORNO-CHILE



Aproximar-se do lugar onde mora o demônio --nome indígena do vulcão Osorno "Hueñunaca"-- não deve ser motivo de apreensão. Não só a última erupção do vulcão foi em 1850, como ele dorme feito um bebê. Além disso, avistá-lo é quase celestial.

Às margens do lago Llanquihue (segundo maior do Chile depois do General Carrera, com 877 km2), as cidades de Puerto Varas e Frutillar, distantes 20 km de Puerto Montt, proporcionam uma ótima vista dos vulcões Osorno e Calbuco. Como toda a região, essas duas cidades são carregadas de traços da colonização alemã do século 19.

Antes de pegar os catamarãs operados pela Cruce de Lagos para fazer as travessias dos lagos na divisa com a Argentina (http://www.crucedelagos.cl/), vale a pena visitar o parque nacional Vicente Perez Rosales. Criado em 1926, é o mais antigo do Chile.

De lá, o vulcão Osorno, com seus mais de 2.600 metros de altura, coberto por uma neve eterna, fica muito próximo. Aproveite para fazer uma trilha e observar as singulares formações geológicas de origem vulcânica banhadas por quedas-d'água. Tenha sempre à mão um bom casaco para se proteger do vento gelado.

Com esse mesmo bom casaco que você não esqueceu no parque, desfrute do visual durante a primeira travessia de catamarã sobre o lago Todos Los Santos, observando as distantes e enormes montanhas e os vulcões Osorno, Pontiagudo e Tornador ao longo do percurso que dura em média duas horas, até desembarcar em Peulla, na divisa com a Argentina.

Puerto Varas

Uma dica de hotel para passar a noite em Puerto Varas é o Cabañas del Lago http://www.cabanasdellago.cl/

, com vista panorâmica para o lago Llanquihue.

VISITAR O VULCÃO É UMA PAISAGEM LINDISSÍMA , SE LOCALIZA A 20 KM DE PUERTTO MOUNT

Se você é um grande apreciador de vinhos, de salmão e da tradicional bebida chilena --o pisco sour-- e deseja uma overdose de belas paisagens gigantescas, bem-vindo à 11ª região no sul do Chile e prepare-se para cruzar os lagos andinos, por terra e por água, rumo à cidade argentina de São Carlos de Bariloche.

Para iniciar a exploração dos Grandes Lagos do sul do Chile, comece pela cidade de Puerto Montt. Com 110 mil habitantes, ela está a uma hora e meia de avião de Santiago do Chile (900 km de distância), localizada no fundo de uma ampla baía no Seno Reloncaví, com vista para os vulcões Osorno e Calbuco.

Banhada pelo oceano Pacífico, a cidade de Puerto Montt tem como grande atrativo o mercado de peixes e de mariscos, que conta com variedades que raramente vemos no Brasil, como um tipo de marisco vermelho denominado "piure" e um caranguejo gigante, o "centolla".

O local é simples, com pequenos boxes que funcionam como restaurantes e são administrados pelos próprios donos, que carregam uma aparência rústica. Solícitos quando procurados, eles dão mais charme ao mercado.

Depois dos pescados, aproveite para fazer compras sem gastar muito dinheiro na feira de artesanatos da avenida costeira. Não faltam pulôveres, xales, luvas, bonecas típicas e muitos cacarecos, como na maioria das feiras latino-americanas.

Com um pouco de imaginação, Puerto Montt sugere uma lembrança daquelas cidades pesqueiras norte-americanas, como a Nantucket de "Moby Dick ", por conta das casas antigas de madeira das mais diversas cores.

Antes de seguir viagem, não deixe para o jantar o que se pode resolver no almoço: coma no simpático restaurante Pazó S. De entrada, prove o seviche caribenho, com salmão, congro e camarão, acompanhado de um gelado pisco sour, um destilado de uva.

Quanto aos vinhos chilenos, compare-os mais ou menos com a proporção de importância que o brasileiro dá a qual jogador escalar para a seleção brasileira ... Divertido é tomar um vinho que não exista no Brasil, e são muitos!