segunda-feira, 1 de junho de 2015

MATÉRIA DO MAIOR JORNAL DE CIRCULAÇÃO DO OESTE PAULISTA - AMIGO E COLUNISTA -


SINOMAR CALMONA
ESPECIAL TERRA DO FOGO
O empresário venceslauense Junior Penitente , fã de Ushuaia, que já visitou 14 vezes, uma a duas vezes por ano, é um fã desse lugar, e não cansava de me dizer: “Você vai conhecer um dos recantos mais belos do mundo, cheio de encantos e belezas’.
Estive lá por apenas quatro dias, exclusivamente com finalidade de participar da famosa Maratona do Fim do Mundo, com apenas dois dias reservados para passeios,e já foi suficiente para comprovar tudo que Penitente me dizia de Ushuaia.
Cada olhar registra um cartão postal. Um espetáculo lindíssimo, para se ver e numa mais se esquecer.
Segundo Penitente, Ushuaia é para se visitar em qualquer época do ano.“Mas o Inverno pra mim é mágico , único. “ Minha curta estada na cidade foi no final de outono. A neve caiu um dia antes da nossa chegada. Corremos a maratona com frio de zero graus, vendo a neve de perto só nos lugares mais altos. Mas dois dias depois de nossa viagem de volta, uma fortíssima nevasca desabou sob o lugar, que na última semana registrava temperaturas de 8 graus negativos.
As imagens que trago na mente são inesquecíveis e a certeza de que voltarei para lá. Não há um dia sequer, que não me faça lembrar de alguma imagem de Ushuaia. Todo dia penso em Ushuaia. Não consigo esquecer.
De qualquer lugar da cidade pode-se apreciar a vista do Monte Olívia, um dos mais altos picos da Patagônia, e entre os 10 maiores do mundo, de frente para o Canal de Beagle (Oceano Atlântico) e toda sua beleza, para se conhecer em passeios de Catamarã, que passa por ilhas incríveis, habitadas por milhares de pássaros, lobos marinhos. Leões marinhos e pingüins.
Seguindo para o Parque Nacional da Terra do Foto, tem o passeio da Maria Fumaça. O trem percorre todo o parque, em cerca de uma hora e meia, e os turistas aproveitam as paradas para tirar fotos e circular nos vagões ainda originais construídos pelos presos trazidos da Inglaterra para cosntrução do Presídio do Fim do Mundo. Uns 7 km a frente chega-se à Bahia de Lapataia, final da última estrada do mundo, com uma paisagem lindíssima, com centenas de raposas selvagens circulando no percurso, inclusive pertinho dos turistas e deixando-se fotografar. Para o lado dos Cerros, muitos lugares para conhecer, parar e comer o delicioso Carneiro Patagônico, a fantástica“Centolla” (caranguejos gigantes) e a Merluza Negra. Cada Cerro possui suas atrações , esculturas de neve , passeio de trenó ,aulas de esqui, belissimos Hansks Siberianos. Entre julho e agosto o famoso Cerro Castor recebe etapa mundial de Esqui, disputada por competidores do mundo de todo o mundo, A caminho 
 de Tolhuin chega-se ao Paso Garibaldi onde se tem uma visão dos lagos Fagnano e Escondido. Na parte baixa, chega-se aos lagos congelados e pequenas vilas com ótimos restaurantes. Pelo caminho, vê-se grupos de Guanaco, animais que são semelhantes às Lhamas.
Outro ponto de parada obrigatória é o Cerro Otto Maior. Os cães e passeios de treonó, aulas de esqui e a paisagem nevada, são atrações à parte. Perto dali artistas fazem esculturas no gelo.
Retornando a Ushuaia, a parada obrigatória é no Shopping Terra Del Fuego, o mais novo da cidade. Tem lojas de marcas e ótima praça de alimentação– com vista para a cidade e para o Canal Beagle. O Supermercado La Anônima é muito bom para comprar roupas.
Outros passeios recomendados: o museu da cidade, a Marinha e suas esquadras, o lindíssimo cassino e os obeliscos em homenagem às vitimas da Guerra das Malvinas.
“A cidade é charmosa , possui uma vida bem gostosa e muita segurança , não existe assalto , roubos e crimes em Ushuaia”, comenta Junior Penitente, que em suas viagens a Ushuaia sempre fica na Hosteria Bella Vista, de propriedade de uma brasileira, a baiana Elenilda. Elenilda é amiga pessoal e recebe a todos com muito carinho.