quarta-feira, 1 de junho de 2011

CAMPOS DO JORDÃO-SP




POR DO SOL NA SERRA DA MANTIQUEIRA:





SANTA RITA DO SAPUCAÍ-MG









Santa Rita do Sapucaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população é de 40.784 habitantes. É conhecida como O Vale da Eletrônica, devido aos centros educacionais e empresas dessa área, situados na cidade. As referências na área de educação são: a ETE, o Inatel e a FAI. Esses centros educacionais são responsáveis pela formação da mão de obra especializada da cidade.
No Sul de Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí é hoje uma cidade de expressão nacional pela projeção de suas escolas, de sua indústria e pela agropecuária.
O Município está compreendido numa área de 321 quilômetros quadrados, com altitude de 821 metros e temperatura entre 6º e 32º C.
Atualmente é Comarca Intermediária e dista, em linha reta 316 Km da Capital do Estado, Belo Horizonte. Situa-se em região onde se alternam montanhas e vales que forma a Bacia do Sapucaí.
A data magna da cidade é o dia 22 de maio, festa da Padroeira, celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e sócio-culturais. A padroeira, Santa Rita de Cássia, Santa italiana nascida nos século XIV, modelo de virtude e coragem, é o símbolo de mulher santa-ritense. O aniversário de emancipação político-administrativa é comemorado no dia 24 de maio.
Santa Rita está localizada próxima de Pouso Alegre a 28 km, cerca de 45 km de conceição do ouro e cerca de 80 km da divisa com estado de SP. Muito gostosa a cidade, linda.Uma região que certamente ficará para sempre em minha memória .

POUSO ALEGRE MINAS GERAIS:






Hoje estive em Pouso Alegre,confesso que me surpreendi com a cidade ai procurando informações descobri que conta hoje com cerca de 150 mil hab. e é a segunda mais do sul de Minas  perdendo apenas para Poços de Caldas, e esta na decima nona posição de maior cidade do estado.Comercio forte,cidade bonita, limpa, cheia de arvores, uma bela estrutura .Andei bastante pela cidade pra conhecer e fiquei mais surpreso ainda com o movimento de pessoas pelas ruas,passei pela rodoviaria ,pelas principais avenidas e parei no centro onde andei a pé por um longo tempo.

Com posição privilegiada, Pouso Alegre localiza-se às margens da Rodovia Fernão Dias, a 180 km do Município de São Paulo, a 373 km da Capital de Minas Gerais e a 391Km do Rio de Janeiro. Na cidade há também uma cordilheira de morros e montanhas que, ao segui-las, terminam no Estado do Rio de Janeiro. A altitude máxima encontrada no município é de 1347 metros (na Serra de Santo Antônio) e a altitude mínima encontrada no município é de 810 metros (na foz do Rio Cervo).

 Hidrografia

Banham o município os rios: Sapucaí, Sapucaí-Mirim, Rio Cervo, e Mandu.

 Clima

Pouso Alegre, por estar em uma região serrana no sul de Minas Gerais (altitude de 830 metros), possui um clima tropical de altitude. As chuvas de inverno são mais intensas do que as de verão, e no inverno as frentes frias, vindas do Pólo Sul, podem provocar o fenômeno da geada.
  • Média anual: 19,2º C
  • Média máxima anual: 26,4º C
  • Média mínima anual: 14,3º C

 População

Pouso Alegre é a segunda maior cidade do sul de Minas Gerais (atrás apenas de Poços de Caldas) e a décima nona do Estado, e é um Pólo Regional. Segundo o cadastro eleitoral, concentra quase 100.000 eleitores, ou 62% da população. De acordo com a contagem populacional de 2010, são cerca de 150.000 habitantes. Alguns bairros da cidade são mais populosos que várias cidades da região, com destaque para o Bairro São Geraldo, mais conhecido como "Aterrado", localizado no sentido Centro x BR 381, sendo o maior e mais populoso da Região. Um dos grandes bairros da cidade é o Cidade Jardim, que, por se localizar bem mais distante do centro, pode ser confundido como um município.