quinta-feira, 21 de junho de 2012

Chuvas causam destruição e deixam vias interditadas em Londrina

No terceiro dia seguido de chuva, Londrina já acumula estragos. Várias vias foram interditadas, famílias ficaram desabrigadas e o Lago Igapó chegou a transbordar, assim como aconteceu em outubro do ano passado.
Somente nesta terça-feira (19), o Instituto Tecnológico Simepar registrou 194 mm de chuvas, quando a média histórica de junho é de 96 mm. Em 19 dias, foram 294 mm, valor muito acima da quantidade esperada para o mês inteiro.
A técnica em meteorologia, Vanessa D´Ávila, afirmou que ainda são aguardadas chuvas fracas para esta quarta (20) e quinta-feira (21). O mau tempo causou o fechamento do Aeroporto Governador José Richa, que já não opera há mais de 36 horas.
O Parque Arthur Thomas, na zona sul, precisou ser interditado para visitação em virtude dos estragos. As pontes do Jardim Sabará e Jardim Avelino Vieira, na zona oeste, foram danificadas e o tráfego para veículos está prejudicado.
A Rua Almeida Garret, próximo ao Lago Igapó, chegou a ser inteditada em virtude do transbordamento das águas nesta terça-feira (19). Na manhã desta quarta-feira (20), carros já conseguiam passar pela via. Em muitas vias, os motoristas já notam o aumento dos buracos.
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, em entrevista coletiva disse que cancelou a agenda de viagens para acompanhar os danos. "É um momento de alerta. Precisamos ter cautela, mas também preocupação. As famílias que estiverem desabrigadas podem se dirigir ao Moringão. O ginásio ficará à disposição da população, com colchões, água potável e todas as condições", colocou.
Na manhã desta quarta-feira (20), um homem ficou ilhado no Ribeirão Cafezal, na zona sul de Londrina. Por volta das 8h, o Corpo de Bombeiros fazia o resgate da vítima, que conseguiu subir em cima de um automóvel.

Porecatu


lago Igapó

Chuvas nesta semana estão trazendo grandes prejuizos a nossa região e todo norte do Paraná

Joyce Carvalho
Direto de Curitiba
A prefeitura de Londrina, na região norte do Paraná, decretou nesta quarta-feira situação de emergência em virtude dos prejuízos acumulados pelas chuvas fortes dos últimos dias. Não há registros de desabrigados, mas foram detectados alagamentos, rachaduras em imóveis e danos em 27 escolas.
A barragem do lago Iapó não suportou a quantidade de água, o que causou alagamentos em algumas vias da cidade. Também por causa do mau tempo, incluindo forte neblina, há três dias o Aeroporto Governador José Richa está fechado para pousos e decolagens. Somente nesta quarta-feira foram cancelados 12 voos até o início da tarde.
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, entre o dia 1º de junho e ontem, choveu entre 200 mm e 315 mm em algumas localidades da região norte do Paraná. As chuvas causaram prejuízos em estradas rurais. Além disso, seis rodovias estaduais estão interditadas em função de queda de barreiras ou alagamentos depois de rios e lagos transbordarem. As estradas afetadas são as PRs 090, 151, 431, 439, 450 e 650, que possuem trechos fechados para a circulação de veículos.
A BR-153 está interditada próximo ao município de Conselheiro Mairinck por alagamento e queda de barreira. Na cidade de Bandeirantes, a BR-369 está parcialmente fechada por causa de um deslizamento.
A Defesa Civil Estadual informou que 15 cidades paranaenses foram afetadas pelas chuvas dos últimos três dias, atingindo 51 mil pessoas. São 86 desalojados e 790 desabrigados, principalmente nas cidades de Bandeirantes e Jataizinho.
As chuvas dos últimos dias em todo o Paraná também contribuíram para o grande volume de água nas Cataratas do Iguaçu, tradicional ponto turístico no oeste do Estado. A vazão já está cinco vezes acima do normal, ultrapassando 8 milhões de l por segundo. A administração do parque está monitorando o nível de água para permitir ou não a visitação nas passarelas.


Lagoa Igapó -


Porecatú