domingo, 3 de abril de 2011

MORTE PILOTO DA COPA MONTANA EM INTERLAGOS;

Após acidente, Gustavo Sondermann tem morte cerebral confirmada

Piloto se envolveu em incidente com Pedro Boesel na curva do Café, no Autódromo de Interlagos; essa foi a quinta morte na Stock Car

Por Rafael Honório São Paulo
Após um grave acidente na etapa de São Paulo da categoria de acesso à Stock Car, o piloto Gustavo Sondermann teve sua morte anunciada pelo corpo médico do hospital onde foi atendido. Segundo o boletim médico oficial, o paulista que chegou com quadro estável ao local teve  complicações por conta do acidente e faleceu de morte cerebral.

O piloto de 29 anos começou sua carreira  no kart aos 16 anos. Em 2007, Sondermann viveu uma das maiores tragédias do automobilismo brasileiro de perto: o paulista corria a Stock Light pela equipe FTS Competições. Seu companheiro de equipe, Rafael Sperafico, acabou se envolvendo em um grave acidente também em Interlagos e faleceu.

Por coincidência, o acidente fatal de Gustavo aconteceu na mesma pista e curva de Sperafico: a curva do Café no autódromo paulista. O piloto da pick-up número 48 acabou sendo acertado por três veículos até ser totalmente destruído em colisão com o carro de Pedro Boesel. O local é conhecido por ser o mais perigoso do autódromo paulista.

Na temporada 2009 e 2010, o paulista correu a Stock Car. No primero ano, ele competiu pela equipe Gramacho Costa e, na segunda temporada, se dividiu entre a AMG Motorsport e a própria Gramacho Costa. Ele foi companheiro de equipe de pilotos como Átila Abreu e Christian Fittipaldi.
Pedro Boesel Gustavo Sondermann acidente (Foto: Vanderley Soares) Gustavo Sondermann não resistiu ao acidente com Pedro Boesel (Foto: Vanderley Soares)
Como foi o acidente

Após a colisão violenta, Gustavo Sondermann foi retirado do carro pela equipe médica da categoria. O piloto teve uma parada cardiorrespiratória, mas acabou sendo reanimado pelo dr. Dino Altmann, responsável pelo atendimento da categoria. Ele foi encaminhado para o centro médico de Interlagos, teve seu quadro estabilizado e foi encaminhado para um hospital paulista.
Confira o boletim médico
"O Hospital São Luiz informa que o piloto Gustavo Sondermann deu entrada na Unidade Morumbi às 14h25 de 03 de abril, após acidente durante prova automobilística, realizada neste domingo no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O paciente foi transportado para o Hospital São Luiz Unidade Morumbi imediatamente após ser reanimado em pista e receber atendimento médico do próprio hospital no Centro Médico do Autódromo.
Atendido inicialmente pela equipe de emergência do pronto socorro da Unidade Morumbi, Sondermann foi transferido para a UTI. No momento da entrada estava em coma (escala de Glasgow 3), respirando com auxílio de aparelhos.
Após exames clínico, neurológico, funcional e de imagem, foi constatado traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral difusa e fratura da primeira vértebra cervical. Frente às lesões apresentadas, foi concluído pela equipe médica que não havia indicação para tratamento cirúrgico.
O quadro neurológico é considerado irreversível."

PELOURINHO E SUAS RIQUEZAS- SALVADOR-BA






Meu nome é humor - PAULO DIÓGENES UM DOS MELHORES HUMORISTAS DO PAÍS- RAIMUNDINHA



A mudança é de impressionar. Em apenas 20 minutos, o ator Paulo Diógenes ´desaparece´ em meio a muita maquiagem e quilos de figurino para dar lugar à sua mais espalhafatosa criação. Aliás, a criatura, que atende pelo nome de Raimundinha, acaba de completar 20 anos. Uma moça, gente! Seu maior legado? Ter feito muita gente chorar... de tanto rir

Pense numa emergente que ´se acha´ e não tem a menor vergonha de admitir. Assim é a espaçosa Raimundinha, um daqueles casos em que a criatura supera o criador.

Desde que veio ao mundo para virar estrela nos palcos da vida, já se vão 20 anos. Para Paulo, falar do surgimento dessa ´mulher´ é contar um pouco da trajetória de um humor peculiar que colocou o Ceará em lugar de destaque na galeria do riso em todo o país.

No novo show, que preparou especialmente para a ocasião e que estreou ontem, no Teatro São José, ´Raimundinha 20 anos - Meu nome é humor´, Paulo Diógenes dá continuidade ao humor terapêutico - do tipo contra o estress e o mau-humor - com uma sátira às biografias de gente famosa. Aliás, é a bem a cara da Raimundinha, mesmo!

Antes de mostrar seu novo espetáculo ao público, o humorista arranjou um tempinho, e olha que isso não é fácil, para conversar com a equipe do Zoeira. Ora Paulo, ora Raimundinha, revelou como é viver, literalmente, com essa perigosa perua e ainda refletiu sobre a arte de fazer rir. Confira mais:

Ela por ele

´A Raimundinha é uma caricatura da típica mulher do povo que fala alto, vai à luta e consegue atravessar os problemas pela visão positiva e alegria de viver. Foram 10 anos até chegar ao que ela é hoje: uma emergente que usa tudo de uma vez só para mostrar que tem, sem perder nunca o jeito suburbano´.

O começo
´Foi numa peça de teatro em que eu era a mãe que queria fazer da filha crente uma estriper . Essa mulher sem nome foi o embrião da Raimundinha. Daí em diante foi um processo de amadurecimento. Uma vez, andando pelo Centro, vi uma mulher que gritava com o filho sem se preocupar em dar vexame. O teatro é muito isso. Você pega um pouco daqui, um pouco dali e vai dando vida à personagem´.

O improviso

´Como eu pego vários públicos, às vezes no mesmo dia, não dá para fechar um texto. O mesmo show que eu faço para o grupo que vai a Disney não funcionaria para os executivos de um banco. Os espetáculos dependem muito da interatividade com a platéia, tem que haver interferência do público e improviso o tempo todo porque é isso o que caracteriza o humor cearense´.

Humor revolucionário

´O jeito cearense de fazer humor é revolucionário porque conseguimos prender a atenção do começo ao fim e ainda obter a participação do público. Isso porque nossa escola foram os bares onde concorríamos com a bebida, a comida e os amigos´.

Novo show

´Fala de uma biografia não autorizada da Raimundinha onde entram minhas outras duas personagens femininas: a sonhadora Catita e a velha Carolina. Na verdade, é uma sátira às chamadas biografias ´não autorizadas´ de famosos´.
PerfilO homem escondido embaixo dos vestidos bufantes da Raimundinha traz no corpo sete tatuagens, duas delas em homenagem aos filhos George, 29, e Micael, 21, e é viciado em malhação. ´Faço os outros rirem, mas minha terapia é malhar´, confessa.

Aos 46 anos, ele se considera um humem plenamente realizado, duas décadas após ter largado o emprego no Banco do Estado do Ceará, motivo do fim de seu primeiro casamento. ´Vale a pena correr atrás de um sonho´, observa.

Contra a vontade do pai, o ex-deputado estadual Osmar Maia Diógenes, largou tudo e foi morar num quartinho de empregada.

´Me chamavam de louco porque abri mão da estabilidade financeira e afetiva. Mas estava em busca da felicidade. Fiz tudo o que quis da vida e não olho para trás. Não vejo nem minhas apresentações na TV´.


PINGUINS -USHUAIA





DEPRESSÃO-UM DOS PROBLEMAS DO SÉCULO:

A Depressão é uma psicopatologia que pertence ao grupo dos Transtornos de Humor e é, de longe, a mais conhecida e é considerada um grave problema de Saúde Pública.
É uma doença sistêmica que afeta o sistema psíquico (humor, pensamento, cognição e motricidade), o sistema vegetativo (sono e apetite) e vários parâmetros neurofisiológicos.
A sintomatologia da Depressão pode variar de paciente para paciente, sendo que destacaremos os sintomas mais comuns:
SINTOMAS PSÍQUICOS
  • Tristeza;
  • Falta de vontade;
  • Pessimismo;
  • Incapacidade de sentir prazer;
  • Perda de interesse sexual;
  • Baixa auto-estima;
  • Perda de memória;
  • Dificuldade de concentração;
  • Ideação suicida;
  • Sentimentos de culpa;
SINTOMAS FÍSICOS 
  • Fadiga;
  • Falta de energia;
  • Indisposição;
  • Alterações de peso;
  • Alterações de apetite;
  • Alterações do sono - insônia ou sonolência excessiva.
Tais sintomas devem ser persistentes (pelo menos duas semanas de duração) e causar uma interferência significativa no funcionamento do indivíduo, seja na esfera social, profissional ou familiar. De acordo com a OMS, uma em cada cinco pessoas terá pelo menos um episódio depressivo ao longo da vida. Estima-se que, por volta do ano 2020, a Depressão seja a segunda causa de perda de produtividade, sendo superada apenas pelas doenças cardíacas. Deste modo, a Depressão se aprensenta como um dos mais graves problemas de saúde pública da atualidade e, dada a a crescente exposição a fatores de Estresse, supõe-se que haja um aumento progressivo na incidência e gravidade de tais casos em um futuro próximo.
Foi através das descobertas e teorias que se estabeleceram por mais de meio século através da Psicologia Moderna, que hoje é possível afirmar que a Depressão não se trata apenas de uma doença psíquica, mas sim sistêmica, ou seja, uma doença que  atinge o organismo como um todo e que apresenta as bem estabelecidas alterações Mentais e Psicológicas no Humor, apresenta também as alterações Fisiológicas no cérebro, tais como alterações nos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e dopamina) e atrofia de algumas estruturas cerebrais, além das várias repercussões em diferentes orgãos.
A Depressão tem se mostrado tão intensa e marcante que estudos recentes têm demonstrado que:
  • a mortalidade por qualquer causa encontra-se significativamente aumentada entre as pessoas que sofrem de Depressão;
  • o risco de eventos cardíacos graves (por exemplo, infarto agudo do miocárdio) é o dobro para pessoas deprimidas em comparação a indivíduos sem histórico de Depressão;
  • há o aumento do risco de morte após infarto agudo do miocárdio, de angina instável e risco pós-cirurgico para tratamento de obstrução de artérias coronarianas nos indivíduos com Depressão;
  • doenças como: diabetes, osteosporose, hipertensão arterial e Doença de Alzheimer também ocorrem mais frequentemente em indíviduos com Depressão;
  • doenças gastrointestinais como: úlcera péptica e síndrome do cólon irritável, também têm a sua incidência aumentada;
  • antigas teorias defendiam que o aumento de prevalência de doenças físicas em pacientes com Depressão, estava relacionado às limitações impostas pelas doenças físicas em questão, porém, estudos epidemológicos recentes têm refutado tal hipótese, visto que a Depressão precede tais doenças na grande maioria dos casos.
Outra importante fonte de problemas relacionados à saúde em pacientes com Depressão está relacionada às diversas alterações metabólicas presentes durante o curso desta doença. Além da Síndrome Metabólica, há importantes alterações hormonais na Depressão, sendo a principal delas um aumento persistente de cortisol, uma espécie de corticóide produzido pelo próprio organismo. A elevação persistente deste hormônio ou mesmo a administração prolongada de corticóides encontra-se associada a diversos problemas de saúde.
Concluindo, a Depressão é uma doença sistêmica cuja elevada taxa de mortalidade não está associda apenas à elevação do risco de suicídio, mas às diversas doenças clínicas associadas. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes para a Depressão e os investimentos para pesquisa do desevolvimentos de novas técnicas psicológicas e de novas moléculas com propriedades antidepressivas têm sido crescentes. Ainda em tempo, os tratamentos adequados à Depressão (medicamentoso e psicoterápico) revertem os riscos de doenças físicas e seus danos consequentes, ocorrendo uma melhora completa de todos os sintomas supracitados, quando levados a sério pelo paciente e pela família (que em muitos casos ainda não crêem no poder e nos malefícios desta doença).

TABAGISMO O QUE É ?

TABAGISMO

O Tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou produtos que contenham Tabaco, cuja droga ou princípio ativo seja a Nicotina. É uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psíquica da Nicotina.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o Tabagsimo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal deve ser combatida.
Os números do Tabagismo no mundo são alarmantes. A OMS estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o mundo. Cerca de 5 milhões de pessoas morrem por ano vítimas do uso do Tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.
O Tabagismo é uma das principais causas de morte por comportamento evitável, hoje, no mundo. É, também, o maior problema de saúde pública mundial. Mata mais que a Aids, a Malária e a Varíola, juntas.
  • Nos últimos 30 anos, o tabagismo provocou 1 milhão de óbitos no Brasil e o prognóstico para os próximos 15 anos é de mais 7 milhões de mortes;
  • Há no cigarro 4.730 produtos tóxicos, como a Nicotina, o Alcatrão, Agrotóxicos, Substâncias Radiotivas, Metais Pesados e Monóxido de Carbono;
  • O tabagismo provoca Infarto, Enfisema Pulmonar, Derrame Cerebral, Osteosporose, e sobretudo Cânceres (pulmão, laringe, esôfago, pâncreas, colo do útero e bexiga). Além de causar Impotência Sexual, Menopausa Precoce, Rugas, Aborto Espontâneo, Prematuridade e Morte Perinatal.

Dependência: Pacientes não abandonam cigarro após cancêr

Instituto do Câncer faz levantamento inédito. Seis em cada dez fumantes não abandonam o vício após o câncer , este fato reforça a necessidade do tratamento conjunto da doença orgânica e da psíquica. No caso, a dependência e o vício em nicotina devem ser tratados através das técnicas da Psicologia Moderna.
Um levantamento inédito realizado pelo Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP), feito com os seus 6 mil pacientes mostrou que 35% deles ainda são tabagistas. A partir disto, calcula-se que 6 em cada 10 não conseguem largar o cigarro mesmo após o diagnóstico, fato este que compromete a eficácia do tratamento e o combate ao câncer.
“Infelizmente a grande maioria relata dificuldades para abandonar o cigarro, mesmo após receberem o diagnóstico de câncer. Mas é fundamental que essa realidade mude, não só por melhorar a qualidade de vida das pessoas como para ajudar na luta contra a doença”, alerta Frederico Leon Arrabal Fernandes, médico pneumologista do Icesp.
Para tentarmos entender o que faz com que um paciente diagnosticado com câncer continue a fumar, procuramos um especialista em Saúde Mental para nos explicar o que ocorre. "O fato é que estes pacientes não querem largar o vício e isto é muito comum. Veja o obeso, ele também sabe que não deve mais recorrer ao açucar e nem aquela quantidade de comida, mas não consegue, mesmo sendo diagnosticado. Nestes dois casos ocorre a Dependência, de nicotina e de comida. E a linha de tratamento para a Dependência é a psicoterapia, técnica que permite tratar a causa da Dependência", afirma Sandro Tubini, psicólogo e psicoterapeuta da capital paulista.  
Abaixo segue uma tentativa de conscientização dos benefícios de se parar de fumar:
  • Após 20 minutos: a pressão e a freqüência cardíaca voltam ao normal
  • Após 8 horas: o nível de monóxido de carbono no sangue normaliza
  • Após 24 horas: diminui o risco de ataque cardíaco
  • Após 48 horas: o olfato e o paladar melhoram
  • Após 72 horas: a capacidade pulmonar aumenta em até 30%
  • Após 2 semanas: a circulação sanguínea aumenta e caminhar se torna mais fácil
  • Após 1 ano e 9 meses: há um aumento da capacidade física e energia corporal
  • Após 5 anos e 10 meses: o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou

Tabagismo: estudo mostra que 37% dos jovens paulistanos que fumam aderiram ao narguilé

Os perigos deste metodo de fumar
Uma rodada de Narguile equivale a 100 cigarros .




A Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo promoveu um estudo que aponta uma realidade preocupante entre os jovens: 37% dos participantes, com idade média de 25 anos, declararam ser usuários de narguilé.
O levantamento realizado no decorrer de 2010 com entrevistas de 932 fumantes, ainda constatou que 96% dos consumidores do fumo de origem oriental também são adeptos do cigarro de cravo.
Além disso, metade dos entrevistados apresentou níveis preocupantes da presença de carbono no ar aspirado: uma média 2,3 vezes a mais do que o máximo aceitável.
Segundo Stella Martins, diretora do Programa de Atenção ao Tabagista do Cratod (Centro de Referencia em Álcool, Tabaco e outras Drogas) o cheiro e o gosto diferentes ao do tabaco atraem um público cada vez mais jovem. Além disso, o hábito envolve socialização.
Poder de 100 cigarros
O narguilé é composto por nicotina, alcatrão e monóxido de carbono. Ao ser queimado, libera metais pesados e cancerígenos, como o arsênico, chumbo, cobalto e cromo. De acordo com a diretora do Cratod, uma única rodade de fumo equivale ao consumo de 100 cigarros.
A fumaça do narguilé aspirada pelo usuário é composta por 100 vezes mais alcatrão, 4 vezes mais nicotina e 11 vezes mais monóxido de carbono. Já o cigarro de cravo mantém 3 vezes mais nicotina e monóxido de carbono.
Tanto o narguilé quanto cigarro de cravo são enquadrados dentro da lei antifumo que proíbe o consumo em ambientes fechados e de uso coletivo. Desde 2009, é probida a venda do aparelho utilizado ao consumo de narguilé para menores de 18 anos em todo o Estado de São Paulo.