quarta-feira, 21 de março de 2012


DIA INTERNACIONAL DA SINDROME DOWN (21/03)
Em 2006, a “Associação Down Syndrome Internacional “Instituiu o dia 21 de março para comemorar, orientar e informar sobre esta síndrome.
Neste ano, a data será comemorada pela primeira vez em 193 países do mundo.
Foi escolhida esta data para simbolizar o Dia Internacional da Síndrome Down, por ser grafada como 21/3, fazendo alusão a trissomia do cromossomo 21, e foi reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Sabendo-se que dados recentes estimam que no Brasil existam 300 mil pessoas com Down, sendo que 30 mil em São Paulo.
A Síndrome de Down caracteriza-se por alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, podendo atingir um entre 800 ou 1.000 recém-nascidos e incidência maior em mulheres grávidas com mais de 35 anos.
Com os avanços da medicina a expectativa de vida subiu de cerca de 15 anos em 1947 para 70 anos, com dados atuais da Santa Casa de São Paulo.
O transtorno pode ser detectado já nos exames pré-natais, podendo causar comprometimento intelectual, motor, na fala, doenças cardíacas e da glândula da tireoide, bem como outras características próprias da síndrome: rosto arredondado, mãos e orelhas pequenas, e olhos semelhantes aos dos orientais.
Quanto antes a criança for submetida a uma avaliação e terapia que envolvam profissionais de diversas áreas, maiores a s chances para superar as dificuldades e alcançar um desenvolvimento global satisfatório.
A APAE de Presidente Venceslau, atende esta clientela do município e da região com profissionais especializados, podendo oferecer o tratamento adequado e orientação as famílias e comunidade em geral. 
APAE DE PRESIDENTE VENCESLAU