quarta-feira, 16 de março de 2011

UM POUCO DE BUENOS AIRES:

PALERMO
O maior bairro de Buenos Aires é também o mais multifacético. Seus bosques compõem a mais extensa e bela área verde da cidade. Parlemo Chico, com suas embaixadas, museus e mansões, é o que existe de mais refinado na capital. Já em Palermo Viejo é onde vive o espírito criativo da cidade, numa mistura muito peculiar entre arquitetura do século passado e arte moderna de vanguarda. 

Circuito 1 - Bosques de Palermo
: Lagos de Palermo   Nas avenidas Andrés Bello e Intendente Bunge é possível alugar pedalinhos e caiaques para passear pelos lagos. Aberto diariamente de 12 a 19h (inverno) e de 10 a 20h (verão).
: Rosedal   O roseiral portenho é um belo jardim com várias espécies de rosas, localizado no coração do parque, entre os lagos. Como não podia deixar de ser, a melhor época para visitar é durante a primavera, mas em qualquer estação o Rosedal também é otimo para uma caminhada tranqüila. O acesso é através da ponte sobre o lago ou pela Av. del Libertador. Aberto diariamente de 12 a 19h.
: Jardim Zoológico   (Av. Las Heras e Av. Sarmiento) É o segundo zoológico mais visitado do mundo. Além da grande variedade de animais provenientes da Argentina e de outros países, o Zoo de Buenos Aires está muito bem cuidado e sempre tem atrações para as crianças. Aberto de terça a domingo de 9h30 a 18h.
: Jardim Botânico   (Av. Santa Fe e Av. Las Heras) Mais de 8000 espécies vegetais de todo o mundo. Uma estufa subtropical foi criada para abrigar as variedades mais exóticas.
: Jardim Japonês   (Casares e Adolfo Berro) Arroios, lagos artificiais com peixes, oásis de pedras, numerosos bonsais, venda de plantas e A Grande Casa de Chá. É preciso pagar entrada mas a beleza impecável do jardim compensa.
: Planetário   (Av. Sarmiento e Roldán) Seu museu destaca fotografias de constelações e o equipamento astronômico. Nos fins de semana acontece uma Viagem pelas Constelações (para crianças acima de 7 anos). 


Circuito 2 - Palermo Chico
: Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba)   (Av. Figueroa Alcorta 3415) Inaugurado no ano 2000 com base no acervo particular do colecionador argentino Eduardo Constantini, o Malba exibe obras paradigmáticas como Abaporu de Tarsila do Amaral ou Autorretrato con chango y loro da mexicana Frida Kahlo. Realiza também interessantes ciclos literários e projeções cinematográficas.
: Paseo Alcorta  (Salguero e Av. Figueroa Alcorta)  São 100 mil m² divididos em quatro andares, reunindo bons artigos de decoração e perfumaria, além das melhores tendências da moda argentina. Na hora de comer, pode-se optar por restaurantes de diversas etnias.
: Museu Evita  (Lafinur 2988) O museu está instalado num antigo casarão e exibe fotos, documentos, cartas, vestidos, jóias, revistas e brinquedos que testemunharam a vida e obra de Eva Perón. Também conta com um café e restaurante ao estilo dos anos 40 e uma lojinha de lembranças. De terça a domingo e feriados, de 14 a 19h30.

Circuito 3 - Parque Las Heras
: Parque Las Heras (Av. Las Heras e Av. Coronel Díaz) Um grande parque arborizado, muito utilizado pelos moradores para praticar esportes, fazer piqueniques, etc. Durante os quentes meses de verão, não são poucas as que aproveitam para também tomar sol de biquini.
: Alto Palermo Shopping (Av. Santa Fe 3200)  Inaugurado em 1990, Alto Palermo é um dos maiores e mais diversificados shoppings de Buenos Aires. Possui uma ótima praça de alimentação, duas salas de cinema e uma academia. A moda portenha está bem representada nas mãos de John L. Cook, Ona Saez, Kosyuko, Ayres, Akiabara, Prototype, entre outros. Quase ao lado do shopping, na esquina de Bulmes e Beruti existe um complexo Cinemark com mais 12 salas.
: Boulevard Charcas (Charcas, entre Coronel Díaz e Salguero) Como desculpa para tomar um café, vale a pena percorrer o boulevard da rua Charcas até a praça onde se encontra a igreja Nossa Senhora de Guadalupe. Também conhecida como Villa Freud, pela grande concentração de consultórios de psicólogos.

Circuito 4 - Palermo Viejo
: Palermo Soho  É uma opção de compras alternativa e muito badalada, já que no Soho de Buenos Aires predominam criações de jovens designers, tanto em vestuário como em objetos para o lar. A rua principal é a Av. Honduras e vale a pena conferir de dia ou de noite, porque o bairro está cheio de modernos barzinhos e restaurantes.
: Plaza Julio Cortázar  (Serrano e Honduras) Também conhecida como Placita Serrano, é o coração de Palermo Soho. Vira uma pequena feira de artesanato e brechó nos finais de semana.
: Casa de Jorge Luis Borges (Jorge Luis Borges 2135) O genial escritor passou sua infância em Palermo Viejo, tendo dedicado ao bairro o poema "Fundación Mítica de Buenos Aires". A casa tem visita guiada às 15 horas.
: Palermo Hollywood  A ferrovia marca o limite de Palermo Soho e o começo de Palermo Hollywood, apelidado assim graças aos seus vários estúdios e produtoras de televisão, cinema e rádio. O forte aqui são os restaurantes e bares de culinária regional (japonesa, vietnamita, mediterrânea, peruana, escandinava, etc.)

VULCÃO OSORNO- CHILE


O Vulcão Osorno entrou em erupção em 2007 fechando o aeroporto de toda patagonia por 70 dias, a extensa nuvem fechou Aeroportos e fez com que todos usassem mascaras devido ao efeito causado pelos gases expelidos pelo vulcão .O Aeroporto reabriu  no final de julho inicio de agosto e no ano seguinte a Febre Suina afastou os Turistas da Argentina . Mas a Paisagem é deslumbrante!

IGREJA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE-PADROEIRA DA ARGENTINA-BUENOS AIRES E DE TODOS OS LATINOS







Na foto aparecem jovens estudantes de escolas secundárias, com terno azul e gravata. Acompanhados por um regimento de soldados usando uniforme histórico, caminham pelas ruas centrais da cidade portando aos ombros um grande quadro de Nossa Senhora. Tudo indica que se trata de algo não moderno, apenas uma foto para matar saudades.(1)
Mas se o leitor assim pensou, enganou-se rotundamente. Não só é recente a fotografia, como extremamente moderna, pois se trata da procissão de Nossa Senhora dos Milagres de Santa Fé, na Argentina, que se realiza todos os anos no mês de maio. A foto é de 2009, mas neste ano o cenário foi o mesmo. Esperamos que assim permaneça por muito tempo — e certamente perdurará se prevalecer o gosto dos fiéis, e não o de certos clérigos e autoridades “modernos”, “atualizados”.
Para mais de um decepcionado modernista, que encara como pontos obrigatórios de referência os pseudo-valores da revolução hippie de maio de 68, a foto é uma surpreendente comprovação de que muitos jovens não seguem o que a imprensa apresenta e sugere como modelos. Bem ao contrário disso, eles se sentem atraídos pela tradição, palavra odiosa para tantos dos envelhecidos e encarquilhados hippies de ontem, que a desejariam abolida.
E a tradição — do latim tradere, ou seja, transmitir — tem como um de seus elementos essenciais a verdade. Aquilo que é falso morre com o tempo: um falso progresso se deteriora; uma falsa popularidade se dilui. Mas permanece o que é verdade, o que todos aplaudem e aceitam como verdade, apesar de problemas que surjam ao longo do tempo. É o que nos mostra a história do quadro de Nossa Senhora dos Milagres.
Um milagre documentado que muitos viram
Os habitantes da cidadezinha de Santa Fé, no interior da Argentina, discutiam freqüentemente no longínquo ano de 1636. O tema não podia ser mais pungente: era necessário trasladar a cidade para outro local. Escolhido aquele lugar em 1573 por Don Juan de Garay, para ser um porto intermediário entre os grandes portos de Buenos Aires e de Assunção, este no Paraguai, constatou-se depois que apresentava problemas: grandes inundações periódicas; outras vezes era a praga dos gafanhotos que destruía as colheitas; e havia também índios selvagens que assolavam os arredores.
Nesse ambiente conturbado, o sacerdote jesuíta Pedro de Helgueta, num dia 9 de maio que parecia tão comum como os outros, terminou de rezar sua Missa diante do quadro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Pintado dois anos antes, com pouco mais de um metro de altura e outro tanto de largura, encontrava-se o quadro num altar lateral da Igreja do colégio jesuíta. O sacerdote rezava diante dele quando percebeu algo curioso: a parte inferior parecia ter-se molhado. Aproximando-se, verificou que a parte superior estava totalmente seca, e a inferior totalmente molhada. A água, como se fosse um suor do quadro, não só o molhava, como também escorria para o altar e até o chão.
As pessoas que estavam na igreja se aproximaram para ver o que acontecia, e numerosos foram os que pegaram algum pano ou algodão e começaram a recolher a água. Como se pode prever numa cidade pequena — especialmente naquela época em que a TV, o rádio ou a internet não desviavam a atenção das pessoas — uma notícia tão singular correu de boca em boca. Foram tocados os sinos, e todos corriam à igreja para confirmar a veracidade do que se dizia.
Apareceram as autoridades. Entre elas, a que mais nos interessa é o escrivão do rei, Don Juan Lopez de Mendoza, que corresponderia hoje a um tabelião cujos documentos têm caráter oficial. Além dele, o vigário e juiz eclesiástico Hernando Arias de Mansilla, maior autoridade eclesiástica da cidade; e também o Tenente de Governador e Justiça, Don Alonso Fernandez Montiel, maior autoridade civil.
Tendo o fato acontecido numa igreja, correspondia ao vigário comprová-lo. Para isso ele subiu no altar a fim de tocar com a mão o quadro. Se o tal líquido fosse uma tapeação — algo oculto atrás do quadro — ele o perceberia. Pelo contrário, o fenômeno permaneceu quando ele pôs sua mão no quadro, e a água apenas mudava de direção. O pintor Juan Cingolani pintou a cena do milagre, num quadro hoje famoso.(2)
O fenômeno durou cerca de uma hora, e as autoridades assinaram uma ata que se conserva até hoje na igreja jesuíta. Poucos dias depois, um bispo de passagem pela cidade, ouvindo a história, realizou uma investigação e concluiu pela veracidade do milagre.
O povo começou a utilizar os algodões e panos em que tinham recolhido o líquido, para pedir graças especiais. E elas foram concedidas abundantemente, fato igualmente registrado pelo escrivão do rei. Como conseqüência, o quadro que representava a Imaculada Conceição passou a chamar-se Nossa Senhora dos Milagres.
A história continua
A cidade teve de ser trasladada para outro local a 80 km de distância, onde os jesuítas construíram nova escola e igreja, e nela colocaram o quadro de Nossa Senhora. Com o fechamento da Companhia de Jesus, no século seguinte, severas leis proibiram absolutamente quaisquer atos de culto na igreja, que teve de permanecer fechada durante 95 anos. O tempo seria mais do que suficiente para se esquecer toda devoção à imagem, mas não foi o que aconteceu. Por insistentes pedidos dos fiéis, o quadro foi tirado da igreja e levado para a catedral. Retornou à capela quando a escola foi reaberta, e hoje o conjunto pertence aos padres jesuítas.
Em 1936, quando se completaram 300 anos do milagre, o Papa Pio XI autorizou a coroação canônica da imagem, que após a cerimônia foi colocada no altar-mor da Igreja. Lá ela se encontra, e é retirada todos os anos para a procissão.
Quantos outros acontecimentos históricos “inesquecíveis” já foram esquecidos, depois de temporariamente propalados pela mídia revolucionária da época. Para tristeza dos promotores dos anti-valores de maio de 68, por exemplo, nenhum jovem sai à rua para comemorar a data dessa rebelião estudantil. Nenhuma procissão de jovens pelo centro da cidade para lembrá-los. Mas aquilo que verdadeiramente tem raízes e tem tradições de família, isso permanece. Para a procissão de Nossa Senhora dos Milagres, lá os jovens se encontram. Até os que se declaram incrédulos poderiam receber algum benefício e esclarecimento, vendo essa procissão, pois contra fatos não valem argumentos.
Oração à Nossa Senhora de Guadalupe Padroeira da América Latina - (12 de dezembro)
Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina: Abençoai esta casa e a família que aqui reside.
Protegei nossos filhos, livrando-os das maldades e dos perigos deste mundo. Guardai nosso lar, escondendo-o dos olhos dos maus. Que nesta casa o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor. Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade. Que vosso bendito nome, ó Mãe querida, seja sempre lembrando com muita devoção. Que a palavra de vosso Filho Jesus seja sempre meditada e seguida todos os dias de nossa vida.
Honra, louvor e glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: Trindade Santíssima.
Amém.

EXTREMO OESTE DO ESTADO: MORRO DO DIABO UMA DAS MAIORES RESERVAS DO ESTADO





A antiga Reserva do Morro do Diabo, criada em 1941 para fins de conservação da flora e da fauna e para o estabelecimento de florestas protetoras remanescentes, passou à categoria de Parque Estadual por força do Decreto nº 25.342, de 4 de junho de 1986, abrindo amplas perspectivas para a proteção, conservação e planejamento de uso da área. O Instituto Florestal, órgão da Coordenadoria de Informações Técnicas, Documentação e Pesquisa Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente é o responsável pelo gerenciamento e manejo desta e de outras Unidades de Conservação no território paulista, perfazendo uma superfície superior a 800 mil hectares, correspondendo a cerca de 3% da área total do Estado.
O Parque Estadual Morro do Diabo, localizado no extremo oeste do Estado, com uma superfície de 33.845,33 ha, guarda a última grande área de floresta de planalto, uma vegetação que um dia já cobriu grande parte do território paulista. Seu nome vem da existência, em seu interior, de impressionante testemunho geológico: o Morro do Diabo, uma elevação imponente com seu ponto mais alto a 600 m acima do nível do mar. Com suas características de solo, flora e fauna próximos da situação primitiva, representa os ecossistemas originais da região, destruídos pela ocupação e pelo desmatamento irracionais. Classificada como floresta estacional semidecidual, a floresta desta importante unidade de conservação tem como característica principal a queda das folhas durante a época da seca, em algumas espécies como ipês, cedros e guaritás. O Parque abriga a maior reserva de peroba-rosa do Estado, espécie ameaçada pelo desmatamento, devido à grande procura por sua madeira.
FAUNA RICA E PROTEGIDA
A unidade abriga ainda grande parte das espécies da nossa fauna silvestre. Pode-se perceber a riqueza faunística por pegadas deixadas à beira de córregos, caminhos e estradas internas, sendo comum avistar-se indivíduos e até bandos de animais. Por ser uma das últimas florestas do interior, a sobrevivência dessa fauna está intimamente ligada à integridade da floresta, de onde provém sua alimentação e abrigo. O Parque possui pelo menos 300 espécies de aves das 1.600 conhecidas no Brasil e animais de grande porte como a anta e a onça pintada, entre outros. As matas protegidas são um dos últimos refúgios, no mundo, para o mico-leão-preto, uma das espécies ameaçadas de extinção que vivem no Parque Morro do Diabo.
    
VISITAÇÃO PÚBLICA
O Parque dispõe de centro de visitantes, trilhas interpretativas monitoradas e hospedaria, destinadas a apoiar as atividades de educação ambiental desenvolvidas na unidade. A visitação pública é geralmente constituída por estudantes e outros grupos organizados. Para tanto é necessário marcar as visitas com antecedência, uma vez que a procura é grande e a capacidade de atendimento é de 50 pessoas por dia, limite estabelecido para minimizar os impactos causados pelo uso público na área.

NORMAS DE VISITAÇÃO

Serão recebidas exclusivamente as visitas marcadas com antecedência. . Obedeça sempre às instruções do guia. . Não leve alimentos para as trilhas, bebidas alcoólicas são proibidas em qualquer local. . Leve de volta o lixo que produziu. . Não colete plantas nem animais. . Respeite o traçado da trilha, não abrindo picadas ou atalhos. . Limites para locais perigosos ou trechos interditados não devem ser ultrapassados. . Não corra ou brinque nas trilhas ou pontos, nem atire objetos em lagos ou rios. . Não escreva em árvores, pedras ou construções. . O ato de fumar ou produzir fogo é proibido nas trilhas.

COMO CHEGAR ?
Localizado no Município de Teodoro Sampaio, Extremo Oeste do Estado, na confluência dos rios Paranapanema e Paraná, que dividem os Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o Parque Estadual Morro do Diabo fica a 680 km de São Paulo - Capital, a 120 km de Presidente Prudente e a 11 km de Teodoro Sampaio. O acesso à sede do Parque é feito pela rodovia vicinal do Córrego Seco.


 



Parque nacional do Morro do Diabo é o unico habitat do mico leão dourado, dos poucos  
Micro Leão dourado existentes no planeta estão aqui neste morro, assim como Onças Pardas, Tamanduas Bandeira,Antas,Lobo Guará também em extinção    

ATRASO DOS CORREIOS:

Este mês tive vários problemas com meus cartões, nenhum deles com vencimento de 20 de Fevereiro a 15 de Março chegou no dia apesar de reclamar bastante com as operadoras de cartões não escapei de pagar o juros absurdos dos cartões.Mas vi que o problema não aconteceu somente comigo e sim com vários empresários da região por culpa do atraso dos correios.Aí deixo aqui meu descontentamento com sistema de entregas dos correios principalmente se tratando de documentos tão importantes como os cartões de créditos que só consigo pagar via fatura até mesmo por que gosto de conferir todos meus cartões pois já fui clonado 3 vezes,fica aqui minha reclamação por estes atrasos e meu descontentamento com o sistema das operadoras de cartões principalmente pela que opera as do Itaú que apesar de não receber as faturas e por serem cartões platinum simplesmente me bloquearam no dia seguinte ao não pagamento dos mesmos, mesmo tendo limite que me permitiria gastar muito além da fatura e sem nunca ter atrasado uma fatura simplesmente bloquearam meus cartões Itaú.O que adianta então pagar anuidade cara pra não ser atendido como eu deveria !Este problema aconteceu somente com o Itaú que também deixo meu descontentamento pela atitude tomada precipitadamente.

O mundo sem mulheres! Arnaldo Jabor:

O mundo sem mulheres!

O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra quê?

O sujeito quer ficar famoso pra quê?

O indivíduo malha, faz exercícios pra quê?

A verdade é que é a mulher o objetivo do homem.

Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função da mulher.

Vivem e pensam em mulher o dia inteiro, a vida inteira.

Se a mulher não existisse, o mundo não teria ido pra frente.

Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar outro homem, para conquistar sujeito igual a ele, de bigode e tudo.

Um mundo só de homens seria o grande erro da criação.

Já dizia a velha frase que 'atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'.
O dito está envelhecido. Hoje eu diria que 'na frente de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'.

É você, mulher, quem impulsiona o mundo.

É você quem tem o poder, e não o homem.

É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias.

Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida, ficou na frente de todos os homens.

E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher.

Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua. Só homens.

Já pensou? Um casamento sem noiva? Um mundo sem sogras?

Enfim, um mundo sem metas.
ALGUNS MOTIVOS PELOS QUAIS OS HOMENS GOSTAM TANTO DE MULHERES:
1 - O cheirinho delas é sempre gostoso, mesmo que seja só xampu.

2 - O jeitinho que elas têm de sempre encontrar o lugarzinho certo em nosso ombro, nosso peito.

3 - A facilidade com a qual cabem em nossos braços.

4 - O jeito que tem de nos beijar e, de repente, fazer o mundo ficar perfeito.

5 - Como são encantadoras quando comem.

6 - Elas levam horas para se vestir, mas no final vale a pena.

7 - Porque estão sempre quentinhas, mesmo que esteja fazendo trinta graus abaixo de zero lá fora.

8 - Como sempre ficam bonitas, mesmo de jeans com camiseta e rabo-de-cavalo.

9 - Aquele jeitinho sutil de pedir um elogio.

10 - O modo que tem de sempre encontrar a nossa mão.

11 - O brilho nos olhos quando sorriem.

12 - O jeito que tem de dizer 'Não vamos brigar mais, não..'

13 - A ternura com que nos beijam quando lhes fazemos uma delicadeza.

14 - O modo de nos beijarem quando dizemos 'eu te amo'.

15 - Pensando bem, só o modo de nos beijarem já basta.

16 - O modo que têm de se atirar em nossos braços quando choram.

17 - O fato de nos darem um tapa achando que vai doer.

18 - O jeitinho de dizerem 'estou com saudades'.

19 - As saudades que sentimos delas.

20 - A maneira que suas lágrimas tem de nos fazer querer mudar o mundo para que mais nada lhes cause dor

MORRE O REI DO NELORE DE PRESIDENTE VENCESLAU- REINALDO PADOVAN

O pecuarista venceslauense Reinaldo Padovan, morreu nesta quarta-feira, por volta das 11 horas em acidente automobilístico na rodovia Manoel da Costa Lima, proximidades de Bataguassu no Mato Grosso do Sul. Conforme informações preliminares, ele voltava de Bataiporã, onde foi a negócios e uma carreta atravessou a pista provocando colisão frontal. Padovan viajava sozinho e faleceu no local. A família está providenciando o seu funeral que será realizado em Presidente Venceslau.
Reinaldo Padovan era uma das pessoas mais alegres que conheci. Divertido, falando alto, tinha uma maneira própria de se comunicar, baseado em vocabulário caboclo. Era conhecido em todo o Brasil por "Rei do Mocho" pelo ótimo plantel de Nelore Mocho que criou. Era pessoa querida e admirada em Presidente Venceslau. Já é motivo de tristeza nesta semana.era amigo e companheiro,sempre feliz e sempre agitando ia todas as manhãs na padaria portuguesa onde nos encontravamos para o tradicional café da manha.Reinaldo era irmão do Mauro Padovan casado com Meire Carromeu,prima de minha mãe.A familia nossos sentimentos