sexta-feira, 28 de outubro de 2011

USHUAIA- JORNAL HOJE ,MATÉRIA DO DIA 28 DE OUTUBRO

Frio e neve se transformam em beleza e emoção para turistas em Ushuaia

Na Patagônia Argentina, centros invernais oferecem estrutura completa para quem quer curtir a neve. Esqui, snowboard e passeio de trenó estão entre as opções de diversão no local.

Ushuaia, na Patagônia Argentina, tem a mais longa temporada de esqui da América do Sul. De junho a outubro, os turistas aproveitam a montanha, que está coberta de neve.
No extremo sul do mundo, a experiência pode ser apenas contemplar a paisagem tão diferente da brasileira, onde o frio se transforma em beleza e em emoções inesquecíveis. Mas há muitas opções, como saltar em uma pista de esqui e andar de trenó. Os centros invernais de Ushuaia são o lugar certo para curtir a neve. Eles têm estrutura com restaurantes, serviços e locais para a prática de esportes. No de Cerro Castor, o visitante encontra tudo o que precisa para esqui e snowboard. Parece um grande supermercado de equipamentos para alugar.
O comerciante Charles Kruger, turista de São Paulo, aderiu à diversão na neve: “A gente está na quinta aula e vamos sozinhos sem instrutor. Para aprender, começou um pouco difícil, mas tendo instrutor bom e essa vontade que a gente tem de aprender vai”. Na hora de subir a montanha, o teleférico é uma emoção à parte. Dele, é possível admirar o bosque e as pistas de esqui e chegar às 26 pistas do Cerro. A mais alta, fica a mil metros do nível do mar, onde o clima é generoso com quem gosta do frio.
Para quem quer aprender a esquiar, a sala de aula é a própria pista. Os praticantes mais novos têm só três anos de idade. O melhor é que não precisa ser um atleta para se sair bem no esporte. “É muito importante que tenha um estado físico, não tem que ter excelente, mas tem que estar acostumado a fazer exercício físico”, explica o guia de turismo Erenilda Teixeira Ramos.
No Centro Invernal Tierra Mayor, uma opção é passear na moto de neve. Basta uma rápida explicação do instrutor e o visitante está pronto para explorar o terreno gelado. As crianças podem passar uma hora deslizando nos trenós por R$ 12. Mas nenhuma aventura fica completa sem a presença dos cachorros, que puxam os trenós. Essa é uma das atividades preferidas dos brasileiros, principalmente das famílias. Os cães vão com toda energia e, segundo o treinador Andre Luiz Novak, eles adoram esse trabalho e ficam ansiosos quando vêem os visitantes, porque isso significa que vão correr.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/10/frio-e-neve-se-transformam-em-beleza-e-emocao-para-turistas-em-ushuaia.html


FONTE G1