sábado, 23 de julho de 2011

CARLOS TRAMONTINA - REPORTER,NATURAL DE ADAMANTINA CIDADE PRÓXIMA DE PRESIDENTE PRUDENTE

Carlos Tramontina (Adamantina, 11 de maio de 1956) é um jornalista brasileiro.
Foi editor-chefe e apresentador de inúmeros telejornais como: Bom Dia São Paulo e SP Já.
No ano de 1998, dividiu a apresentação do SPTV com a jornalista Débora Meneses.
No ano 2000, apresentou em caráter provisório o telejornal de fim de noite da Rede Globo, o Jornal da Globo, substituindo Lilian Witte Fibe. Atualmente é o apresentador fixo da segunda edição do SPTV e do semanal Antena Paulista.
Possui como hobby o alpinismo, já tendo publicado livros sobre suas experiências na área.
Publicou A morada dos deuses: um repórter nas trilha do Himalaia (Sá Editora), um relato pessoal sobre sua escalada no Nepal

.
  • SPTV 2ª Edição (Desde 1999)

  • Antena Paulista (Desde 2001)

  • Jornal da Globo (de Maio a Agosto de 2000)

  • Jornal Nacional (rodízio aos sábados até 2005)

  • Bom Dia São Paulo (nos anos 90)

  • SPTV 1ª Edição (até 1998)

  • SP Já (1993)

  • PRESIDENTE PRUDENTE

    Presidente Prudente SP
    Presidente Prudente. Localizada no extremo oeste de São Paulo, a 550 Km da capital, Presidente Prudente é um importante centro regional, compreendendo uma populacao em torno de 220 mil habitantes.
    É considerada a sexta melhor cidade do Estado de São Paulo para se viver. Dos 5.560 municípios brasileiros, ela ocupa a 29ª colocação no ranking das mais promissoras cidades para se construir uma carreira profissional.
    Com rebanho bovino entre os maiores do país, cerca de 2,2 milhões de cabeças, Presidente Prudente é sede da região que é a maior exportadora de carne do Brasil. A cidade detém os títulos de Capital do Nelore Mocho e Capital do Quarto de Milha.

    História de Presidente Prudente SP
    O Município de Presidente Prudente foi fundado em 14 de setembro de 1917, pelo Coronel Francisco de Paula Goulart. Depois de locada a estação foi marcada uma divisa com separação entre a fazenda e a cidade. Este traçado (hoje a Avenida Washington Luiz) ficou como base do arruamento futuro da nova Vila. Depois disto o Coronel Goulart deu ordem a seus homens para que, no dia seguinte iniciasse a derrubada da mata e fizesse uma roça de milho.
    Enquanto o Coronel Goulart colonizava a área localizada à esquerda da Estrada de Ferro, no sentido de quem vem de São Paulo, o Coronel José Soares Marcondes cuidava da colonização da área à direita desta estrada. Estes dois homens foram os responsáveis pelo desenvolvimento da região e pelo crescimento do que é atualmente Presidente Prudente.
    Os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, hoje FEPASA, chegaram a 19 de janeiro de 1919. Com eles, grande número de pessoas para as colonizações e o problema de escolas para as crianças.
    O município de Presidente Prudente foi criado pela Lei Estadual n.º 1.798/21 de 28 de novembro de 1.921, sendo instalado em 27 de agosto de 1.923. A comarca foi criada em 8 de dezembro de 1922 pela lei n.º 1.887/22, desmembrando-se de Assis e sendo instalada em 13 de março de 1.923.
    Na ocasião da criação do município, este tomou o nome da estação ferroviária, já batizada com o nome de Presidente Prudente, visto a importância relevante da estrada de ferro para o desenvolvimento do município e região.
    A colonização da região foi feita inicialmente por migrantes vindos do sul de Minas Gerais, comandados por José Teodoro de Souza, mineiro de Pouso Alegre, atraídos pelas terras férteis do sudoeste Paulista e também porque o café era uma boa opção de trabalho no estado de São Paulo.
    Com a expansão da Estrada de Ferro Sorocabana, uma importante forma de penetração e uma via de escoamento da produção cafeeira, a colonização tornou-se mais fácil e rápida. Ao longo da ferrovia multiplicaram-se os núcleos urbanos, dentre os quais Presidente Prudente cuja origem está ligada a dois coronéis, - os senhores Francisco de Paula Goulart e José Soares Marcondes.
    A Região de Presidente Prudente atravessou distintas fases econômicas desde a extração da madeira, a criação de gado, passando pelo café (décadas de 20 e 30), do algodão (décadas de 30 e 40), da menta, do amendoim e novamente o predomínio do gado até os dias atuais.
    A fase do café foi muito próspera na qual a região de Presidente Prudente e outras áreas do Estado puderam desfrutar de um crescimento econômico acentuado, proporcionados pelos lucros da monocultura cafeeira. A necessidade de grande quantidade de mão de obra fez com que a região de Presidente Prudente acabasse sendo povoada, a fim de, produzir o chamado "ouro verde" símbolo de riqueza e poder regional.
    Com a decadência do café no Brasil e na região, nos fins da década de 1920 os preços do produto tornam-se pouco compensadores e seu cultivo deixa de ser atraente por auferir poucos lucros, ocorrendo outras atividades agrícolas em substituição a esta cultura.
    Introduziu-se o algodão de fibra longa, que apresentava um mercado internacional com preços ascendentes, bem como a introdução da pecuária de corte na região, agora com ênfase comercial, diferentemente da época de colonização.

    A fase do algodão prospera e declina, com o aparecimento da fibra sintética. Os solos já empobrecidos pelo café foram os que receberam o cultivo do algodão, não dando suporte para esta nova atividade agrícola. Instalavam-se então novas lavouras, como o amendoim.
    A partir da década de 40 a atividade econômica que passa a ser predominante na região é a pecuária de corte que, trazida pelos desbravadores mineiros, encontra condições satisfatórias para desenvolver-se graças à tradição criatória destes colonizadores que utilizavam o gado como fornecedor de alimentos, bem como animais de tração, duas funções básicas para a sobrevivência dos colonizadores.
    O município adquire independência político-administrativa rapidamente, impondo a sua presença no contexto regional, seja com a instalação de agências bancárias, dentre as quais o Banco do Brasil, dos armazéns do I.B.C. (Instituto Brasileiro do Café), com as serrarias, chegando a atingir um total de 19 em 1936, as máquinas de beneficiar o algodão ao longo das décadas de 40, 50 ou 60, ou com os primeiros frigoríficos (nas décadas de 50 e 60) até a implantação do Distrito Industrial o que acaba por conferir à cidade de Presidente Prudente a condição de principal centro regional.
    O movimento comercial e de serviços ao longo dos anos além de ampliar-se, diversificou para atender as necessidades do crescimento constante da população e porque a cidade passava a ser um dos pontos de referência da região.
    Cabe lembrar que Presidente Prudente ao longo de sua história conquistou o título de Capital Regional, visto que a cidade, graças a sua privilegiada localização geográfica, tornou-se ponto de passagem para aqueles que se dirigiam para o Paraná e Mato - Grosso e ponto de chegada para aqueles que se dirigiam para o Oeste Paulista, conferindo-lhe o direito de ser centro fornecedor e receptor de mercadorias, produtos e serviços. Atualmente a cidade é pólo comercial e prestador de serviços e considerada Capital do Oeste Paulista


    PRUDENTE EM LUTO COM A MORTE DE LEONARDO

    Leonardo Mendonça foi morto durante busca por traficantes na capital
    Amigos e familiares não se conformam com a perda


    A polícia já tem um suspeito do assassinato do delegado Leonardo Mendonça. Ele foi morto na noite do dia 21/7, na capital, quando perseguia dois rapazes pelas ruas do Jardim Miriam. O corpo do delegado está sendo velado em Prudente.

    O corpo do delegado Leonardo Mendonça chegou a Presidente Prudente, por volta das 17h do dia 22/7, escoltado por policiais do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil. A mãe, que não quis gravar entrevista, recebeu o apoio de amigos e parentes. A namorada de Leonardo, Paula Renata Garcia Silva, estava emocionada e disse que ele era uma pessoa excelente e trabalhador. Já o padrinho do delegado, Paulo Roberto Bezerra, falou que “a morte atingiu de uma maneira como se fosse uma bomba sobre a família. É muito triste. Não tem muitas palavras para dizer”. Um professor que deu aula para Leonardo na faculdade não se conforma com a perda do amigo. Ele contou que o ex-aluno sempre demostrou que queria ser delegado, que era a profissão que ele tinha escolhido.

    O delegado Leonardo de Mendonça levou um tiro na cabeça e morreu a caminho do hospital. O escrivão José Carlos Pereira, que estava com o delegado, também foi atingido com um tiro no braço. Ele foi medicado e liberado. Os dois policiais foram recebidos a tiros em uma viela, que fica no Jardim Miriam, zona sul de São Paulo, na noite do dia 21/7. Os disparos foram feitos através dos furos de um tijolo vazado no muro. O Jardim Miriam fica na região de Americanópolis e é considerado um local perigoso pela polícia. Mendonça tinha 28 anos e há dois era delegado. No mês que vem, ele seria transferido para Presidente Prudente.

    Durante todo o dia, investigadores da capital procuraram os homens que atiraram no delegado e no escrivão. A polícia disse que já identificou pelo menos um dos suspeitos, justamente o que teria matado o delegado. Na fuga, o criminoso deu a arma para um morador da favela e pediu que ele se livrasse dela, mas o morador entregou a pistola para os investigadores

    Ifronteira

    DELEGADO PRUDENTINO É ASSASSINADO DURANTE PERSEGUIÇÃO EM SÃO PAULO

    Durante perseguição, Leonardo Mendonça foi ferido por bandido
    Com tiro na cabeça, delegado foi socorrido mas não resistiu
    O delegado de Polícia Civil em São Paulo, Leonardo Mendonça, 28, foi morto ontem (21/07) à noite quando perseguia dois suspeitos na zona sul da capital.

    Leonardo saiu da delegacia do Jardim Miriam com um escrivão, depois do expediente, quando viu dois suspeitos e tentou abordá-los. Os suspeitos fugiram e foram seguidos pelo delegado e o escrivão. Os homens entraram em uma favela, e fugiram por um labirinto com corredores estreitos. Os policiais chegaram no fim de um beco, onde havia um muro. Um dos tijolos do muro era vazado e, alguém que estava escondido atrás do muro, efetuou dois disparos. Um dos disparos atingiu o braço do escrivão, e o delegado levou um tiro na cabeça. O escrivão socorreu Leonardo até um Pronto Socorro em Diadema, mas ele não resistiu e faleceu.

    As equipes da Polícia Civil fizeram buscas por toda à noite, encontraram armas e drogas, mas nenhum suspeito.

    Leonardo foi soldado temporário na 1ª Companhia da Polícia Militar de Presidente Prudente, e seria transferido para o interior nos próximos meses.

    O corpo de Leonardo deve chegar a Prudente hoje à tarde (22/07), e será velado na casa de velório Athia. O enterro será amanhã (23/07), no cemitério São João Batista, mas a família ainda não confirmou o horário.

    Ifronteira-globo