quinta-feira, 11 de junho de 2015

"Crescer dói". Eu já tinha escutado isso por aí quando eu era apenas uma criança... hoje faz todo o sentido. 
Crescer dói e não só pelas inúmeras responsabilidades que você passa a ter, mas principalmente pela percepção mais realista que ganhamos sobre o mundo ao nosso redor. De uma hora para a outra, de repente, por uma mera palavra dita ou por uma atitude irreparável, aquela pessoa que você acreditava que estaria ao seu lado para sempre - seja um amigo, um parente, um namorado ou quem for -, te decepciona. Mas não é uma decepção qualquer, um deslize relevante ou coisa do tipo, é uma decepção que muda não só o seu olhar sobre ela, mas principalmente o seu sentimento por ela. E, infelizmente, isso não acontece só com quem amamos (e aí eu me lembro da célebre frase "quem você mais ama pode ser quem você menos conhece"), mas também com lugares, planos e escolhas. Aqueles dois que eram inseparáveis, hoje são meros desconhecidos. Aquele caminho que era fundamental, hoje é desnecessário. Aquele objetivo que era indispensável, hoje já não significa mais nada. O tempo passa e leva com ele aquilo que já permaneceu pelo tempo que deveria, ou que foi embora porque não era forte o bastante para se manter. Na verdade não importa o motivo... até porque, saber qual foi não vai amenizar a sua dor, não vai aliviar o seu desapontamento. Laços são desfeitos e contos de dois ou de mais são rompidos a todo instante, e embora isso seja doloroso, também é fundamental para você perceber que, mesmo assim, entre cacos e lembranças quebradas, você continua tendo a si próprio de forma plena e completa.
Na primeira decepção você vai sangrar, na segunda vai machucar, na terceira vai incomodar... e você vai aprendendo a lidar a cada vez que enxergar que as coisas não são sempre como você quer ou espera, mas sem deixar de sentir aquela tristeza por isso. Talvez com o tempo você sinta com menos intensidade, com mais maturidade, com uma certa leveza. E então você vai perceber que expectativas são fardos pesados de se carregar. Vai perceber que se surpreender negativamente faz parte da vida e é inevitável... mas também vai perceber que aquilo que merece ficar, nunca se vai. E o mais importante de tudo: vai perceber o tamanho da sua força e vai aprender a selecionar melhor o que merece fazer parte da sua história e, principalmente, de você.
(E quanto às dores, elas podem até ferir por um certo tempo, mas são compensadas pela tranquilidade da minha consciência - e essa é eterna!)

Lindíssima Oração de relaxamento - Padre Marcelo Rossi .