domingo, 12 de junho de 2011

VILA LA ANGOSTURA -34 KM DO VULCÃO PUYEHUE







Esta é a vila la Angostura, uma das cidades mais atingidas pelas cinzas do vulcão Puyehue, tive uma experiencia praticamente igual em 2007 quando entrou em erupção o vulcão Osorno um vulcão muito proximo do Puyehue. Vila la Angostura é muito charmosa fica praficamente 22 km do Chile e seguindo pela Argentina cerca de 80 km de San Martin de Los Andes na cordilheira dos andes.em 2007 cheguei dia 19 de agosto a Bariloche era minha 5 vez naquela belissíma cidade.Por opção sempre escolhi ir após dia 15 de agosto por ser pra mim a epóca que mais se neva mas nessa epoca o vulcão expeliu sua furia em Maio e por minha sorte os aeroportos foram abertos dia 15 de agosto e sem eu saber cheguei 4 dias após a reabertura dos aeroportos.Eu não acredito que este ano terá condições de aberturas dos aeroportos e principalmente  terá condições de receber turistas até mesmo por que eu não acredito que o aeroporto se abrirá até a temporada da neve.É uma pena que tenha acontecido esta erupção mas se tratando de uma região vulcanica nunca sabemos quando entram em erupções.De cima do cerro Catedral voce tem uma visão de dezenas de vulcões na parte Chilena inclusive o Lanin ,Osorno e tantos outros não tão conhecidos.Fiz o blog por conhecer muito bem toda Patagonia Chilena e Argentina e por receber dezenas de emails semanais pedindo informações sobre Bariloche e Ushuaia eu tive a idéia de criar o Blog. Aconselharia quem tem viagem marcada para Bariloche que assim que normalizassem  as condiçoes dos aeroportos que mudassem suas viagens para Ushuaia ou El Calafate apesar de El Calafate não ter muito o que ver e no máximo dois dias é suficiente enquanto Ushuaia normalmente aconselho ficar 10 dias pelas maravilhas que apresenta.É uma pena que Bariloche e toda região tenha sofrido com esta catastrofe mas é algo que poderá acontecer em qualquer momento pelo numero de vulcões que possui.Me deu dó ver toda a cinza no lago com suas aguas cristalinas e pelas ruas de Vila la Angostura e Bariloche,realmente me entristeceu mas acredito que este ano será impossivel ver neve em Bariloche.
lago onde estava coberto de cinzas





A Vila la Angostua além de muito charmosa tem como atração principal o lago negro e o passeio da catamarã onde leva ao bosque laranja onde foi inspirado o filme Bamby pela Disney .

Quero postas a matéria exibida pelo fantástico neste domingo de 12 de junho sobre o local

12/06/2011 22h04 - Atualizado em 12/06/2011 22h04

Vulcão Puyehue transforma a paisagem de cidades na Argentina

Vulcão no Chile estava 'parado' desde terremoto em 1960.
Cidade de Bariloche foi uma das mais atingidas pelas cinzas.

Do G1, em São Paulo, com informações do Fantástico
 
Nos últimos dias, o tempo fechado prejudicou a visão da erupção do vulcão Puyehue, que há uma semana lança rochas, cinzas e gases no Chile. No entanto, quando o tempo limpa, é possível avistá-lo.

A nuvem de cinzas expelida pelo vulcão, que viaja conforme a direção dos ventos, prejudicou voos de aeroportos na Argentina, Uruguai e Paraguai. No Brasil, a nuvem causou cancelamentos principalmente no aeroporto de Porto Alegre. No sábado (11), a nuvem andava em direção ao Oceano Atlântico e, neste domingo (12), chegou a prejudicar voos na Austrália.

O Puyehue tem 2.440 metros de altura e fica na Patagônia chilena, em meio à Cordilheira dos Andes. As duas cidades mais populosas próximas ao vulcão são Osorno, no Chile, e Bariloche, na Argentina. Desde a última erupção, em 1960, o Puyehue não dava sinais de perigo. No último sábado (4), o vulcão despertou e transformou as paisagens próximas ao local.

No dia da erupção, Bariloche foi uma das cidades mais atingidas. Desde então, as cinzas haviam parado de chegar à cidade argentina. Porém, no sábado (11), a nuvem voltou com força à região, deixando a cidade coberta por cinzas. Os poucos moradores que se arriscavam a sair de casa se protegiam do jeito que podiam. “Eu tenho que trabalhar”, justifica um homem usando óculos escuros. As cinzas invadiram a cidade e quase não permitem que as pessoas fiquem nas ruas.

O cenário é ainda mais desolador em Villa La Angostura, uma das mais charmosas da região. Mesmo localizada na Argentina, a cidade está a apenas 37 quilômetros do vulcão. Além das cinzas, La Angostura foi soterrada por uma espécie de areia grossa. Há uma semana, moradores e comerciantes tentam desobstruir ruas e limpar telhados. Segundo um vendedor local, os turistas foram embora.
Como a temporada de inverno começa em pouco tempo, a pista de esqui deveria abrir no dia 1º de julho. Até lá, o dono de um restaurante da cidade garante que todos os funcionários irão trabalhar duro e esperar que as cinzas vão embora para dar lugar à neve.



Paisagem transformadaUma pedra expelida na erupção e levada pela chuva e pelos rios dá a impressão de que o chão está se movendo. No entanto, como a pedra é porosa e leve, ela formou uma espécie de cobertor que cobre boa parte do lago de Puyehue. Desde a margem, são pelo menos 100 metros de pedras, que dão uma pequena amostra da quantidade de material expelido pelo Puyehue.

Uma estrada asfaltada desapareceu devido às cinzas e rochas vulcânicas, que formaram uma camada de cerca de meio metro de detritos. Como o vento mudou de direção e levou a nuvem de cinzas para a Argentina, o amontoado de detritos é resultado dos três primeiros dias da erupção.

No entanto, a enorme coluna de gases e cinzas não sai da boca do vulcão e, sim, de fissuras que se estendem ao longo de 15 quilômetros do chamado Cordón Caulle. O material sai de vários pontos com muita pressão, como se fosse um “spray”.

Em toda a região próxima ao vulcão, pelo menos 3,5 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Agora, o grande perigo está nos rios. O Rio Nilahue, que antes era cristalino, está com uma cor de chocolate. Além disso, a temperatura da água chegou a 45°C devido ao material incandescente que caiu sobre o rio.

Segundo um técnico do governo, os detritos do vulcão podem bloquear o leito temporariamente. Assim, no momento que o rio represado estourar, pode criar uma onda e destruir as casas próximas. Por conta disso, a polícia tenta convencer as famílias que insistem em ficar no local.

Uma moradora, que sempre viveu perto do vulcão, afirma que o pior já passou e garante que não tem medo do Puyehue, que sempre esteve quase no quintal da sua casa. Já dois agricultores resolveram sair depois que ouviram o rugido do vulcão e sentiram o chão tremer durante a noite. “Foi terrível”, conta um deles. “O chão, a casa e as janelas tremiam”. Um casal de brasileiros, que há alguns meses viaja em um carro-casa, estava próximo do vulcão no dia da erupção e registraram a força do Puyehue em fotos.

PENTECOSTES-PARA A IGREJA CATÓLICA HOJE É DIA DE PENTECOSTES, VOCE SABE O QUE É ?

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia".

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas . As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

Quem é o Espírito Santo?

O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" .

Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." . O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.