quinta-feira, 7 de abril de 2011

VOCÊ SABIA ?

 DE USHUAIA - CAPITAL DAS ILHAS DO ATLÂNTICO SUL A ANTARTIDA SÃO EXATOS

1000 KM DE DISTANCIA POR MAR; QUE OS BARCOS PESQUEIROS PARTEM DE USHUAIA

PARA ANTARTIDA COM CAPACIDADES PARA 150 TONELADAS DE PEIXES E SÓ

RETORNAM QUANDO ESTÃO CARREGADOS. USHUAIA É A CIDADE MAIS PRÓXIMA DA

ANTARTIDA SE SITUA NAS ILHAS MALVINAS CONHECIDA TAMBÉM POR ILHA GRANDE

E É A CAPITAL DE TODO AGLOMERADO DE ILHAS DO ATLÂNTICO SUL. SE LOCALIZA

A 3079 KM DE BUENOS AIRES

ARACAJU-SE E MANGUE SECO















FOTOS PRÓXIMAS DA ANTARTIDA -LINDÍSSIMO LUGAR






Tiros em escola deixam vários feridos na Zona Oeste do Rio, diz polícia

Primeiras informações da PM são de que um homem invadiu unidade.
Bombeiros afirmam que cerca de 15 pessoas estariam feridas.


Policiais do 14º  BPM (Bangu) receberam na manhã desta quinta-feira (7) um chamado de pelo menos um suspeito, que teria invadido a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. As primeiras informações são de que o suspeito efetuou vários disparos.
Presenciou o caso? Envie fotos e vídeos ao VC no G1
Segundo os bombeiros, cerca de 15 pessoas ficaram feridas, entre funcionários e estudantes. Eles estão sendo levados para o Hospital Albert Schweitzer.
De acordo com as primeiras informações do subcomandante do batalhão, major José de Paula, o homem seria o pai de um aluno que entrou atirando na escola. Não se sabe ainda a motivação do tiroteio.
Segundo o relações-públicas da PM, coronel Ibis Pereira, a primeira equipe da PM que chegou à escola trocou tiros com o suspeito.
A subsecretária municipal de Educação do Rio, Helena Bomeny, está a caminho do local.

SEGUNDO INFORMAÇÕES CONFIRMADAS 13 PESSOAS JA  MORRERAM ATÉ O MOMENTO  E CONFIRMADOS 22 FERIDOS ATÉ O MOMENTO !

7 de abril é dia do Jornalismo. Uma singela homenagem aos profissionais de imprensa

Uma profissão gratificante! Assim posso definir o Jornalista. Essa quinta-feira é dia 7 de abril, quando comemoramos o Dia do Jornalismo. É nesse momento que me lembro da letra da música Paisagem da Janela, do brilhante Milton Nascimento. Nela o músico diz que "Da janela lateral do quarto de dormir. Vejo uma igreja, um sinal de glória. Vejo um muro branco e um vôo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal". Nesse trecho da música a letra nos remete a interpretação, um dos pontos cruciais do bom jornalismo, afinal quando vamos fazer ou redigir uma notícia estamos o tempo todo interpretando.

No segundo trecho da música Milton Nascimento parece que faz referência direta a nós, jornalistas. "Mensageiro natural de coisas naturais. Quando eu falava dessas cores mórbidas. Quando eu falava desses homens sórdidos.Quando eu falava desse temporal". Aqui somos mensageiros naturais, as notícias surgem o tempo todo e falamos também de homens sordidos, que o tempo todo insistem em afrontar a moral e a ética de uma sociedade.


Ah! Somos as vezes "Cavaleiro marginal lavado em ribeirão. Cavaleiro negro que viveu mistérios. Cavaleiro e senhor de casa e árvores. Sem querer descanso nem dominical". Isso mesmo não temos descanso aos domingos, feriados. Que profissão maravilhosa. Por fim, Milton Nascimento cita "Conheci as torres e os cemitérios. Conheci os homens e os seus velórios. Quando olhava da janela lateral...". Com essa música faço uma homenagem aos jornalistas e profissionais de imprensa, pela passagem do Dia do Jornalismo.

DIA 7 DE ABRIL; DIA DO JORNALISMO

De tão comum e cotidiano, fica difícil prestar devida atenção em como somos bombardeados por informação. São noticiários no rádio, telejornais, revistas, jornais diários e até, claro, os atuais Web sites sempre abarrotados de novidades, conhecimentos, cultura, fatos e fotos. É... nem sempre paramos para pensar no profissional que está por trás daquele texto bem escrito, que sintetiza várias horas ou dias em alguns parágrafos, que nos dão a perfeita localização no tempo e no espaço, nos transferindo conhecimento suficiente para podermos compreender, opinar e debater os assuntos do nosso interesse.

Poetas do cotidiano. Ah, sim. Assim deviam ser chamados estes ‘profissionais’ que nos poupam nosso precioso tempo, ofertando seus textos bem redigidos em forma de boa literatura para nossa degustação. Impressionante como conseguem resumir num título ou num ‘olho’ de matéria tudo aquilo que vamos digerir dalí pra frente. É bonito quando terminamos a leitura de uma notícia, artigo, press-release, ou entrevista, e pensamos por um instante que estávamos mesmo ao lado deste ‘contador de estórias’, ouvindo até suas pausas para respiração, suas expressões faciais e corporais. Às vezes, me pego literalmente aplaudindo quando um comentarista como Arnaldo Jabor conclui seu raciocínio se utilizando tão somente das nossas usuais e corriqueiras palavras.

Arquiteto da ortografia, o bom jornalista é aquele que, assim como se faz na construção civil, emprega, da língua Portuguesa, os materiais básicos que 99% das pessoas comuns podem compreender, não fazendo disso um trabalho medíocre, mas, sim, emprestando sua arte para fazer com que tijolos, vergalhões, areia, pedra e cimento lingüísticos, nas medidas e proporções corretas, tomem a forma elegante e edificada que encontramos nas informações jornalísticas.

Como em todo ramo de atividade, nossa língua também é regida por leis. Hildebrando, Aurélio, Bechara. Estes são os juristas que me vêm à mente quando penso nas leis gramaticais e ortográficas do nosso bom Português. Mas, como toda norma perde seu valor onde há impunidade, não haveria de ser diferente quando do descumprimento das regras de comunicação em nossa língua. Não há multas, prisão, pontos na carteira, nada. Quem quiser sair por aí, redigindo numa língua que inventou, esqueceu ou não aprendeu, dizendo que sabe ler e escrever em Português, nada de ruim vai lhe acontecer. Até mesmo pelo fato que outros tão ou mais ignorantes estarão lá para ler e aceitar a distorção lingüística sem nem perceber a mácula que esta displicência causa ao nosso idioma.

Fiquei muito satisfeito ao saber que, apesar da grande maioria das universidades particulares ter abolido o exame vestibular para o ingresso de seu corpo discente, as faculdades ainda mantém uma prova de redação básica, onde, supõe-se, o candidato será avaliado pela sua capacidade de traduzir em textos seus pensamentos, sentimentos e idéias.

Das últimas décadas para cá, o homem veio deixando de buscar informações e conhecimentos através da língua escrita para se nutrir de sons e imagens hipnóticas através da televisão. É a geração MTV, que, num compreensível círculo vicioso, se tornou cada vez mais ignorante.

Nos últimos anos, empresários, funcionários, estudantes e até donas de casa voltaram compulsoriamente ao hábito da leitura e da escrita. A popularização da comunicação por email fez com que executivos, que usavam suas secretárias para redigir uma simples minuta de reunião ou um comunicado interno, passassem a fazê-lo com suas próprias capacidades. O resultado é um misto de sadismo ortográfico com exposição pública das suas particulares deficiências. E o pior: na maioria dos casos, o “redator” nem sabe que é motivo de escárnio.

Isto, sem falar dos famigerados Blogs (contração ou corruptela de WebLog) que revelam grandes talentos na arte de crucificar nossa gramática. Jovens que não aprenderam para quê servem os acentos, símbolos gráficos, vírgulas, pontos, parêntesis, letras maíusculas em nomes próprios e no início das sentenças, publicam suas experiências e se expõem publicamente.

Puxa! Fiquei um pouco amargo nestes últimos parágrafos, mas a minha intenção é fazer lembrar do valor que tem um profissional que faz do seu dia-a-dia, uma jornada de resgate e reanimação do sistema de comunicação verbal, mesmo enfrentando a crescente depalperação de sua platéia. Lembre-se sempre que, se não puder vencê-los, jamais (mesmo) junte-se a eles.

Atlético-MG pressiona, mas é eliminado pelo Prudente e se afunda em crise

Mesmo precisando de uma vitória pelo placar mínimo para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil, o Atlético-MG falhou. Nesta quarta-feira, a equipe mineira pressionou muito, mas não conseguiu tirar o zero do placar contra o Grêmio Prudente, na Arena do Jacaré, e foi eliminado precocemente da competição.

Apesar da pressão e do desespero por um gol durante os 90 minutos, o Atlético não conseguiu marcar um e teve sua vida complicada quando Leonardo Silva, aos 29 minutos do segundo tempo, e Serginho, aos 33, foram expulsos, deixando o time da casa com dois homens a menos em campo.

A torcida na Arena do Jacaré chegou a ficar em êxtase aos 43 minutos do segundo tempo quando Revér cabeceou uma bola para o fundo das redes. Porém, o bandeirinha assinalou um impedimento milimétrico do zagueiro e anulou o gol.

O Prudente conseguiu suportar a pressão e garantiu a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil com o 0 a 0 pois havia vencido na ida por 2 a 1. Na próxima fase da competição nacional, o time paulista enfrenta o Ceará.

A situação do técnico Dorival Júnior, que havia sido o responsável pelas dispensas de Ricardinho, Diego Souza e Zé Luís do elenco na última semana, deve piorar com a eliminação precoce da competição nacional. Durante a partida desta quarta, ouvia-se ao final do jogo gritos de "Queremos jogador" e "Olé!" para o adversário.

Atlético-MG foi eliminado da Copa do Brasil