quarta-feira, 17 de junho de 2015

Centolla - Prato tipíco de Ushuaia     














USHUAIA- OS ENCANTOS A BEIRA DA ANTÁRTIDA.


Ushuaia é, simplesmente, a cidade mais meridional do mundo. Em outras palavras, você está muito, muito perto da Antártida – são 800 km rumo sul até lá, e bem longe de Buenos Aires, que está a 3.600 km ao norte. A região é famosa há séculos, pela suas características de topografia, vegetação, clima, animais, tudo muito diferente daquilo que se está acostumado.

A cidade foi fundada em 12 de outubro de 1884, sobre as costas do Canal de Beagle, e é rodeada pelos montes Martial e Olivia, pertencentes à cordilheira dos Andes, e pelos férteis e belos vales glaciais.
 Mergulho em Ushuaia: as águas da região são cristalinas e ótimas para o mergulho, mas a melhor época para realizá-lo se encontra entre os meses de março a dezembro, já que a atividade solar permite uma visibilidade que supera os 15 metros. A temperatura da água varia de 0 a 4°C.
Canal de Beagle: separa as ilhas do extremo sul do continente da Terra do Fogo, no extremo da América do Sul. Marca também a fronteira entre o Chile e a Argentina. Pode-se navegar pela região, partindo do porto de Ushuaia, em visita a várias ilhas pelo caminho, como a dos Pássaros, Alicia, Bridges e Redonda, onde se avistam lobos marinhos, pingüins magalhânicos, cormoranes e outras aves marinas. Preferencialmente no verão se chega à estância Harberton, onde viveu o primeiro homem branco na Terra do Fogo.
Parque Nacional da Terra do Fogo: é o mais austral do continente, com 63 mil hectares. Ocupa 6 Km do Canal de Beagle e faz divisa com o Chile. A fauna é composta de guanacos, raposas vermelhas (típicos), castores canadenses e coelhos. O parque encontra-se localizado a 11 km de Ushuaia, é o único da Argentina que possui costas para o mar. Ele tem admiráveis vistas de lagos, florestas e turfeiras para todos os amantes da natureza. A partir de Ushuaia, é possível realizar atividades como o trekking e passeios de caiaque pelo Rio Lapataia, de águas tranqüilas e transparentes. Nas excursões pelo Canal de Beagle são avistados lobos marinhos, pingüins magalhânicos e cormoranes.
Parque Nacional Lapataia: está a 18 Km de Ushuaia. Foi criado em 1.960 para proteger a porção mais austral de bosques subantárticos. No parque, é possível caminhar até o Canal de Beagle, pela Bahia Ensenada. A outra via de acesso é pela Bahia Lapataia, a mais utilizada pelos turistas.
Cuevas del Alvear: localizado a 26 Km de Ushuaia, é um dos cerros mais emblemáticos dos Andes fueguinos, por ser uma das elevações de maior altura da parte argentina e por que o seu cume é quase plano, coroado de gel e neve durante o ano todo. Apesar de próximo à cidade, é um lugar agreste e solitário, que guarda muitas surpresas, como guanacos em bandos, condores e o zorro colorado.
Paso Garibaldi: mirante de onde se vê o lago Fagnano e o lago Escondido.
Lago Escondido: localizado a 60 Km de Ushuaia, encravado na cordilheira, ao pé do Paso Garibaldi, oferece uma paisagem impressionante. Para se chegar, são percorridos 36 Km de um caminho composto de pedras roladas. Na região do lago, pode-se fazer caminhadas pelas montanhas e pescar.
Lago Fagnano: localizado a 100 Km ao norte de Ushuaia, é dividido entre a Argentina e o Chile. Era chamado de “descanso do horizonte” pelos nativos, porque a linha imaginária do horizonte onde está a cordilheira dos Andes é interrompida pela linha formada pela superfície do lago. É um espelho d´água impressionante. É reconhecido internacionalmente pela pesca de trutas e salmão.
Lago Yehuin: está a 160 Km ao norte de Ushuaia, em um local privilegiado para se praticar pesca esportiva, navegação, cavalgadas, trekking e mountain bike.
Glaciar Martial: a 7 Km da cidade, constitui a fonte de água potável mais importante de Ushuaia. Durante os meses de inverno, no monte Glaciar Martial funciona um Centro de Esqui. Do teleférico, tem-se vista para o Glaciar, Ushuaia, Canal de Beagle e da Ilha Navarino, no Chile.
Valle Tierra Mayor: localizado a 22 km de Ushuaia, é o centro de esqui mais completo da região, sendo pioneiro na prática e aluguel de wind-ski e motos-trenó. Também é possível realizar caminhadas.