terça-feira, 26 de julho de 2011

COMO SE CRIOU O DIA DOS AVÓS

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho,
e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim,
pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Século I a.C.
 - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim,
viviam em Nazaré e não tinham filhos,
aamas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança.
Apesar da idade avançada do casal,
um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida,
e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos.
Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.

Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho.

São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.
O Dia dos Avós gera polêmica por conta das críticas dos que
só vêem o lado comercial da comemoração.
Mas o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos,
e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos.
Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe",
e muitas vezes estão a
o lado e mesmo à frente da educação de seus netos,
com sua sabedoria, experiência e com certeza
um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto,
ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida,
reconhecer o valor da sabedoria adquirida,
não apenas nos livros, nem nas escolas,
mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza



DIA 26 DE JULHO DIA DA AVÓ -








AVÓS, O MÁXIMO!!!
(Texto de uma neta, lido nas Bodas de Ouro dos avós).
Perguntaram a uma menina de nove anos o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela respondeu: - Eu gostaria de ser avó! Ao ser interrogada sobre o porquê dessa idéia, ela
completou:
- Porque os avós escutam, compreendem. E, além do mais, a família se reúne inteirinha na casa deles.
E a menina continuou:
- Uma avó é uma mulher velhinha que não tem filhos. Ela gosta dos filhos dos outros.
Um avô leva os meninos para passear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos. Os avós não fazem nada, e por isso podem ficar mais tempo com a gente. Como eles são velhinhos, não conseguem rolar pelo chão ou correr. Mas não faz mal. Nos levam ao shopping e nos deixam olhar as vitrines até cansar. Na casa deles tem sempre um vidro com balas e uma lata cheia de suspiros. Eles contam histórias de nosso pai ou nossa mãe quando eram pequenos, histórias da Bíblia, histórias de uns livros bem velhos com umas figuras lindas.
Passeiam conosco mostrando as flores, ensinando seus nomes, fazendo-nos sentir seu perfume.
Avós nunca dizem "depressa, já pra cama" ou "se não fizer logo, vai ficar de castigo". Quase todos usam óculos e eu já vi uns tirando os dentes e as gengivas.
Quando a gente faz uma pergunta, os avós não dizem: "menino, não vê que estou ocupado?" Eles param, pensam e respondem de um jeito que a gente entende.
Os avós sabem um bocado de coisas. Eles não falam com a gente como se nós fôssemos bobos. Nem se referem a nós com expressões tipo "que gracinha!", como fazem algumas visitas.
O colo dos avós é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando está triste. Todo mundo deveria tentar ter um avô ou uma avó, porque são os únicos adultos que têm tempo para nós.

ONTEM FOI REGISTRADO A CAPTURA DA SÉTIMA ONÇA EM NOSSA REGIÃO EM UM ANO E MEIO,CAPUTURA DEMOROU CERCA DE 7 HORAS




Uma onça sussuarana adulta macho, mais conhecida como ‘onça parda’, foi capturada na tarde de ontem após invadir uma residência na rua Antônio Marinho, no bairro Santa Rosa, em Presidente Epitácio, o que gerou pânico na vizinhança. Num período de um ano e meio, esse é o 7º caso registrado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de aparecimentos de onças das espécies parda e jaguatirica na região de Presidente Prudente. Antes, mais felinos já tinham sido resgatados nas cidades de Martinópolis, Santo Anastácio, Pirapozinho, Taciba, Euclides da Cunha e Prudente. A operação, que durou sete horas e meia, contou com a participação da Polícia Ambiental e Militar, Corpo de Bombeiros, Ibama, médicos veterinários e de uma bióloga. O animal com características noturnas, surpreendeu o epitaciano Carlos Alberto da Costa e Silva, 49, amador de ferragens, na manhã de ontem, por volta das 6h40, quando abriu o portão da sua casa - que fica próximo às margens do Rio Paranapanema – para colocar os sacos de lixo na calçada. Ele deu de cara com o animal, que adentrou a residência rapidamente, dando um susto no morador. "Só percebi que era uma onça depois que um vizinho gritou avisando. Ela [onça] entrou tão rápido que trombou no muro e foi para o fundo da casa, onde ficou deitada o tempo todo", contou. O morador relata que, assim que percebeu que se tratava de um animal feroz, correu para dentro da casa para fechar a porta e proteger sua família. "Tenho duas netas pequenas, uma recém-nascida e outra de cinco anos. Fiquei com medo e corri para fechar a casa. Não sabia qual seria a reação da onça, afinal, nunca tinha visto um animal deste de tão perto", revelou. Eleuzina Pereira dos Santos, 45, esposa de Carlos Alberto, também demonstrou medo ao saber que uma onça estava em seu quintal. "É uma situação inesperada. Quem poderia imaginar isso".

Especialistas lamentam acontecimento e fazem alerta
O médico veterinário e responsável pela sede do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) José Eduardo Albernaz, lamentou o acontecido, mas ressaltou que existe uma tendência maior a cada dia para a aparição destes animais. "O adensamento da população próximo às reservas naturais e o grande movimento da monocultura, como a plantação da cana-de-açúcar, faz com que esses animais saiam para procurar alimentos e acabem se perdendo e invandido cidades", pontuou. Ele conta que nos meses de maio e junho foram registrados na fazenda Santo Antônio, próximo a uma reserva natural, ataques a carneiros e bezerros pequenos. "Acreditamos que seja a onça, já que está difícil seu alimento nas matas", destacou. E completou: "É um animal que tem hábito de caçar e beber água só à noite". A bióloga e fiscal do Instituto Chico Mendes, Mirim Rosa Paron, que trabalha em parceria com o Ibama, disse que é uma fatalidade a presença desse animal em meio à população. "As onças andam à procura de novos territórios. Elas nunca recuam, sempre andam em uma direção. Precisam de várias presas para se alimentar, mas com a aproximação do homem das áreas preservadas e com a seca, se sentem acuadas e acabam se perdendo e chegado até as cidades", explica.CAPTURA - Aparentemente cansado, o felino, que segundo os especialistas, deve ter se afugentado das reservas ambientais próximas a Epitácio, ficou deitado o tempo todo e reagiu apenas quando os veterinários tentaram aplicar um dardo tranquilizante. As três primeiras tentativas foram fracassadas, por isso, foi preciso uma quarta para que o remédio (Acepran) fizesse efeito no animal. No local, trabalham pelo menos 20 homens envolvendo bombeiros, policiais militares e ambientais, além de profissionais como médicos veterinários e biólogo. "Este tipo de operação requer muito cuidado para não ferir o animal e também preservar a integridade dos homens que estão trabalhando no local. Mas, apesar do tempo que durou o resgate, conseguimos concluir a operação com sucesso", destacou Guarizzi, 1º Tenente da Polícia Ambiental. A onça parda foi encaminhada para a base da Polícia Ambiental onde passou por uma avaliação. No final da tarde, foi levadoapara o Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, onde foi devolvido à natureza.
O morro do Diabo é uma das maiores reservas florestais do estado de São Paulo, inclusive ja postei em meu blog detalhes do morro .
fonte principal-jornal Oeste Notícias

Quer publicar nossos artigos em seu site ou blog?

Quer publicar nossos artigos em seu site ou blog?