sexta-feira, 18 de março de 2011

PIRAPOZINHO: A MAIOR FOGUEIRA DO MUNDO






 Pirapózinho acontece todos os anos a FEJUPI onde se queima a maior fogueira do mundo e a cada ano um metro a mais aumenta ainda mais a fogueira e faz tornar a maior fogueira do planeta .
Pirapozinho/SP

Apelidada de "Cidade Jóia da Alta Sorocabana", a cidade de Pirapozinho (ou simplesmente "Pirapó" para os mais íntimos ) possui 24.718 habitantes (IBGE/2010).
Todas as fotos da cidade ao nível de rua são de minha autoria

CURIOSIDADES

*Pirapozinho possui a maior fogueira de festa junina do Brasil, com 50 metros de altura, construída anualmente na ocasião da tradicional FEJUPI (Festa Junina de Pirapozinho).

*O título de "Cidade Jóia da Alta Sorocabana é devido ao forte e diversificado comércio da cidade (em proporção ao tamanho da cidade), atendendo pequenas cidades próximas como Tarabai, Narandiba, Estrela do Norte e Sandovalina.

*Em Pirapozinho também estão instaladas fábricas da Braswey e Danisco.


Bandeira



Localização



Breve histórico

Pirapozinho era um lugarejo ligado a Presidente Prudente por uma picada aberta no meio de densa mata, sendo proprietários os srs. FRANCISCO BERTASSO e BENEDITO REIS BARREIRO.
No ano de 1933, o Dr. ALBINO GOMES TEIXEIRA, engenheiro da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, traçou a planta de loteamento dos terrenos; lotes eram vendidos a trinta mil réis cada, tendo Francisco Nanci comprado, em longo prazo de pagamento, um quarteirão inteiro, por quatrocentos réis.
Como o local oferecia boa passagem para os sitiantes da região, que demandavam a Presidente Prudente, acelerou-se a colonização com o desenvolvimento do comércio e a conseqüente formação de propriedades agrícolas nas imediações, propriedades estas que constituem a principal estrutura econômica do município. As famílias foram se agrupando em torno da atividade comercial e agrícola, atraindo para o local notáveis melhoramentos.
Pela Lei nº. 2.794, de 26 de dezembro de 1926, foi criado Distrito de Paz no Município e Comarca de Presidente Prudente. Pela Lei nº. 233, de 24 de dezembro de 1948, foi elevado a Município.

Origem do nome

Em guarani significa "peixe pequeno". O mesmo nome batiza um rio do município.

Distâncias

Presidente Prudente/SP: 22 km
Maringá/PR: 148 km
São Paulo/SP: 581 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário