domingo, 27 de março de 2011

CAFÉ TORTONI,153 ANOS DE HISTÓRIA.PATRIMONIO HISTÓRICO DE BUENOS AIRES

Um dos cafés mais antigos e tradicionais de Buenos Aires, é o famoso Café Tortoni, parte do circuito de cafés notáveis de Buenos Aires e é certamente um dos mais visitados pelo turismo em Buenos Aires.
Foi inaugurado em 1858 em uma fazenda na rua Rivadavia e rua Esmeralda, e logo mudou-se para o seu lugar final entre Rivadavia e Avenida de Mayo, em 1880, onde foram antigamente o Templo Escoces em Buenos Aires. Recem em 1894 abriu-se o acesso para a Avenida de Mayo. A fachada que vemos hoje foi projetado pelo arquiteto Alejandro Christophersen, o mais prestigiado da época, também construtor do Palacio Anchorena ou Palacio San Martin (Retiro) e da Igreja Ortodoxa Russa em frente ao Plaza Lezama, entre outros edifícios importantes
Sua história está ligada à vida cultural da cidade, servindo como um ponto de encontro de intelectuais reconhecidos, tanto argentinos como estrangeiros. O mesmo pintor Quinquella Martin, lideraba uma espécie de confraria para promover as artes e as letras, chamado “La Peña“, também conhecida como “Agrupación Gente de Artes y Letras”, participaram e assistiram distintas personalidades  como Arthur Rubinstein, Jorge Luis Borges, José Ortega y Gasset, Alfonsina Storni, Juana de Ibarbourou, Conrado Nale Roxlo, Ricardo Vinhas, Roberto Arlt, Baldomero Fernández Moreno e Molina Campos. Entre outras figuras ilustres são lembrados , Carlos Gardel, Albert Einstein, Federico García Lorca, o Rei da Espanha Juan Carlos de Bourbon e outros.
O café é hoje um ícone para a cidade, sua história, sua elegância, suas lembranças e, certamente, o café principal na Avenida de Mayo e favorito dos turistas, que gostam de todos os seus encantos, incluindo o seu café com mediaslunas, chocolate e churros, torradas de pão branco e doces de todos os tipos.
Ir a Buenos Aires não se pode deixar de conhecer este patrimonio histórico de Buenos Aires,situado no centro a 2 quadras do começo da Florida proximo a praça de mayo é ponto obrigatório para se tomar um ótimo café e passar horas agradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário