domingo, 6 de março de 2011

USINA DE CAPIVARA - DIVISA SÃO PAULO COM PARANÁ IEPÊ E PORTO CAPIM

A Usina de Capivara
Embora a Usina de Capivara esteja construída em Taciba, ocupou na formação de seu lago a maior parte de terras no município de Iepê. Foram 4.648,8 alqueires de terra que submergiram nas águas do lago de 515 Km² e 12 milhões de metros cúbicos represados na gigantesca obra da Represa Capivara.
Em 20 de dezembro de 1975 - data do fechamento da usina -, o jornal "O Estado de São Paulo" sentenciou a região de Iepê como uma das mais férteis, na manchete que contou o seguinte título: "Sob as águas, as terras mais férteis do mundo". Na mesma matéria também foram feitas mais duas comparações sobre a fertilidade das terras inundadas: "Só comparáveis ao Vale da Ucrânia na Rússia e ao Vale do Piquiri no Paraná".

Evidentemente que não só Iepê, teve terras inundadas pela Usina de Capivara, mas todos os 18 municípios ribeirinhos no total de 23.350,2 alqueires - abrangendo sete municípios do Estado de São Paulo e 11 do Estado do Paraná. Iepê, porém foi o município que teve maior área inundada em todo total das inundações.
Após a formação do lago, não só as terras férteis foram cobertas pela água, mas também uma série de benfeitorias construídas em função do rio. Entre estas benfeitorias estão a antiga ponte do Porto Alvorada, com 600 metros de extensão que ficou mais de 30 metros abaixo do nível da represa. A ponte foi construída pelo Governo do Estado de São Paulo em 1953, com a finalidade de facilitar a ligação entre Iepê e o Estado do Paraná.
A Usina de Capivara é a maior Usina de Energia Elétrica construída ao longo do Rio Paranapanema. No apogeu de sua construção chegou a ter 7.800 homens revezando seu trabalho 24 horas por dia. A construção foi feita em três etapas. A primeira foi a construção de uma ensecadeira para construir as estruturas de concreto da Casa de Força. Também destaca-se nesta etapa a construção da tomada d'água e tubulação adutora e paralelamente a da barragem na margem direita.
A segunda etapa consistiu no fechamento total do rio, com a construção de nova ensecadeira para posterior incorporação à barragem. Nessa etapa foram intensificados os trabalhos de construção dos vertedouros e da Casa de Força .
A terceira etapa da construção da Usina Capivara foi o fechamento das comportas de emergência iniciando a formação do reservatório, bem como a montagem dos grupos geradores. Os geradores de construção da Usina de Capivara tiveram início em março de 1971, porém o trabalho de levantamento e sondagem começou em 1964 pela Uselpa.
O desvio do rio aconteceu em novembro de 1973, e o seu fechamento no dia 20 de dezembro de 1975. A operação dos grupos I e II iniciaram a partir de 01 de junho de 1976. A operação dos grupos III e IV aconteceu em 01 de setembro de 1976.
A Usina de Capivara foi inaugurada oficialmente no dia 11 de março de 1977. Compareceu a solenidade o Presidente da República Ernesto Geisel e o então Ministro de Minas e Energia Shigeaki Ueki.
Também esteve presente o presidente da CESP, Luiz Marcelo Moreira de Azevedo e Paulo Egydio Martins, governador do Estado de São Paulo naquela época. O comprimento total da barragem de terra é de 1.500 metros, com altura de 60 metros.
São quatro geradores com potência nominal de 160.000 KW cada um, perfazendo um total de 640.000 KW. A obra consumiu 500.000 metros cúbicos de concreto e teve o aterro compactado com 7.600.000 metros cúbicos. A estrutura local da obra consistiu na construção de 250 casas em Iepê, 100 em Nantes e 700 em Porecatu (PR).
Além disso 45 Km de estradas pavimentadas e 200 Km de estradas vicinais. Vinte e seis pontes também foram construídas. Inicialmente a obra foi orçada em 2 bilhões de cruzeiros. No entanto, o custo final foi da ordem de 7,6 bilhões de cruzeiros.
Muitas pessoas que acompanham as barragens, os chamados "barrageiros" vieram de fora e fixaram temporariamente residência em Iepê. Com o término da barragem foram embora esvaziando a cidade, que no auge da construção da obra chegou a ter 15 mil habitantes.
Durante a obra pode-se destacar um certo êxodo rural na região. Isto porquê, em busca de melhor condição de vida muitas pessoas que moravam na zona rural do município de Iepê, abandonaram a vida no campo pelos polpudos salários que eram pagos na barragem, mesmo para mão de obra desqualificada.

2 comentários:

  1. Gostei do artigo, sempre vou para Alvorada do Sul, cidade na qual faz parte do lago da Usina.

    ResponderExcluir