quinta-feira, 5 de maio de 2011

MAGOAS E RESSENTIMENTOS

O Fantástico, há algum tempo, passou uma reportagem sobre dois amigos que se separaram no ano de 2006 por alguma futilidade, mas que  sentiram saudades da velha amizade.  O Fantástico fez contatos com ambas as partes e acabou promovendo o reencontro de ambos. Houve abraços, muito choro e um fim de ano na paz e união". Esta reportagem do Fantástico nos prova uma coisa: Quem não perdoa o ofensor está mais vinculado a ele do que imagina. Ao invés de afastar-nos, o ressentimento ainda mais nos aproxima daqueles que nos ferem. Sómente quem perdoa consegue se libertar das algemas de ódio que modelou para si mesmo.
No estágio de evolução que estamos, todos ferimos ou somos feridos por alguém, e por isso mesmo necessitamos de exercer o perdão de forma recíproca. Consciente ou inconscientemente, estamos magoando as pessoas todos os dias. Por isso, o primeiro passo é se colocar no lugar do outro, para assim compreender melhor as atitudes deles para conosco.
A pessoa que nos ofende quase sempre é alguém que está agindo pressionado por problemas que escapam da nossa percepção imediata. Acredite, ninguém agride pelo simples prazer de agredir.

Tem pessoa que começa a conversar comigo pelo messenger, e de uma altura em diante , quando eu começo a mexer " na ferida ", a reação vem, e ela me agride. Depois de muito me agredir, as vezes choram e pedem desculpas. Aí dizem que me agrediu porque "é duro escutar verdades  que ninguém teve a coragem de jogar na cara dela".  Após se acalmarem  me perguntam porque eu continuo tendo paciência com ela, apesar da teimosia. Eu respondo: "Porque ninguém agride pelo simples prazer de agredir, você está pressionada por algum problema que tem dificuldade de enfrentar".

Mágoa é algo que não se deve ter em lugar nenhum, muito menos no coração! E tem pessoas que fazem do seu organismo um depósito de mágoa, como quem armazena ressentimento para consumo diário. De uma coisa tenha certeza: Quem tem algo contra alguém, não conseguirá ser plenamente feliz! Por isso, vamos procurar estar sempre dispostos a perdoar, mas acima de tudo ser humilde no reconhecimento dos erros que cometemos!...Pense nisso

Nenhum comentário:

Postar um comentário