quarta-feira, 1 de junho de 2011

POUSO ALEGRE MINAS GERAIS:






Hoje estive em Pouso Alegre,confesso que me surpreendi com a cidade ai procurando informações descobri que conta hoje com cerca de 150 mil hab. e é a segunda mais do sul de Minas  perdendo apenas para Poços de Caldas, e esta na decima nona posição de maior cidade do estado.Comercio forte,cidade bonita, limpa, cheia de arvores, uma bela estrutura .Andei bastante pela cidade pra conhecer e fiquei mais surpreso ainda com o movimento de pessoas pelas ruas,passei pela rodoviaria ,pelas principais avenidas e parei no centro onde andei a pé por um longo tempo.

Com posição privilegiada, Pouso Alegre localiza-se às margens da Rodovia Fernão Dias, a 180 km do Município de São Paulo, a 373 km da Capital de Minas Gerais e a 391Km do Rio de Janeiro. Na cidade há também uma cordilheira de morros e montanhas que, ao segui-las, terminam no Estado do Rio de Janeiro. A altitude máxima encontrada no município é de 1347 metros (na Serra de Santo Antônio) e a altitude mínima encontrada no município é de 810 metros (na foz do Rio Cervo).

 Hidrografia

Banham o município os rios: Sapucaí, Sapucaí-Mirim, Rio Cervo, e Mandu.

 Clima

Pouso Alegre, por estar em uma região serrana no sul de Minas Gerais (altitude de 830 metros), possui um clima tropical de altitude. As chuvas de inverno são mais intensas do que as de verão, e no inverno as frentes frias, vindas do Pólo Sul, podem provocar o fenômeno da geada.
  • Média anual: 19,2º C
  • Média máxima anual: 26,4º C
  • Média mínima anual: 14,3º C

 População

Pouso Alegre é a segunda maior cidade do sul de Minas Gerais (atrás apenas de Poços de Caldas) e a décima nona do Estado, e é um Pólo Regional. Segundo o cadastro eleitoral, concentra quase 100.000 eleitores, ou 62% da população. De acordo com a contagem populacional de 2010, são cerca de 150.000 habitantes. Alguns bairros da cidade são mais populosos que várias cidades da região, com destaque para o Bairro São Geraldo, mais conhecido como "Aterrado", localizado no sentido Centro x BR 381, sendo o maior e mais populoso da Região. Um dos grandes bairros da cidade é o Cidade Jardim, que, por se localizar bem mais distante do centro, pode ser confundido como um município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário