sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PARQUE NACIONAL TERRA DO FOGO- PASSEIO DO TREM DO FIM DO MUNDO

O passeio do trem é um dos mais procurados de Ushuaia e neste local foi filmada a maior parte da nova novela,o Parque Nacional fica a mais ou menos 6 km do centro de Ushuaia
A Estação do Fim do Mundo está fora da cidade de Ushuaia, na Rota Nº 3, há 15 minutos do centro, próxima do Vale do Rio Pipo, entre o Monte Susana e a cadeia montanhosa Le Martial.
Na "Estacion del Fin del Mundo" existem cinco locomotivas à vapor funcionando: Camila, adquirida em 1995, Ingeniero Porta, 1994; Ingeniero Muratgia, 1993; Ruston, 1937; Tierra del Fuego, 1999
.
A história do Trem do Fim do Mundo se inicia com a construção de um complexo penal em Ushuaia. Em 1909 começam os primeiros trabalhos ferroviários realizados pelos presos, o que torna o trem conhecido por "trem dos presos". Os confinados do penal de Ushuaia usavam o trem para tranportar madeira, dos bosques que hoje formam parte do Parque Nacional.

Em 1952, ele deixa de circular para retornar em 1994, como um trem turístico. O Trem do Fim do Mundo Percorre uma parte inacessível do Parque Nacional Terra do Fogo. O passeio dura 1 hora e 40 minutos, percorrido ao longo do rio Pipo, o qual atravessamos em Puente Quemado até chegar à Estação La Macarena, onde fazemos uma parada para fotografar. Passa pelos restos de uma velha serraria, rodeia uma turfeira até terminar numa curva entrando em um bosque no Parque Nacional.

O passeio é uma graça, vale a pena. É como enxergar com os olhos do passado. Os vagões são confortáveis, o primeiro deles é reservado para pessoas com necessidades especiais e idosos. As janelas são bem grandes, os vagões possuem mesas e poltronas e, a calefação é ótima.

A parada final é feita no Parque Nacional Tierra del Fuego, daí para frente o passeio é feito em vans que percorrerão o parque fazendo breves paradas
Parque Nacional Terra do FogoO parque foi fundado em 1960 e se estende por 63 mil hectares. Sua geografia combina montanhas, vales, rios, lagos e mar. Aí está a grande originalidade deste parque. O único parque nacional com costa marinha, em seus limites estão as águas do canal Beagle.

Dentro do parque está o final da Rota Nº 3, o verdadeiro "fim do mundo", lugar mais próximo da Antártida que você chegará por terra, o outro pedaço é uma reserva natural restrita. Neste ponto avistamos a baía de Lapataia, no Paseo del Mirador, daí para frente muita água gelada e a Antártida. Lapataia significa baía com boa madeira, boa floresta. Temos também em seus domínios o rio Pipo e o lago Roca.
folha-