segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Rafinha Bastos, o fogo amigo e a Veja São Paulo

Rafinha Bastos está temporariamente fora da bancada do CQC (Band) a partir desta segunda-feira (3/10). A informação é da colunista Monica Bergamo (Folha de S.Paulo).

O motivo é um comentário sobre a cantora Wanessa Camargo durante o programa exibido no dia 19 de setembro. "Que bonitinha que está a Wanessa Camargo grávida", disse Marcelo Tas. "Eu comeria ela e o bebê", afirmou Bastos. Marco Luque, terceiro integrante da bancada do CQC, sorriu.
Na sexta-feira (30/9), onze dias após o ocorrido, Luque enviou uma nota de repúdio para a imprensa. "Sobre a piada feita pelo Rafinha Bastos, no programa CQC que foi ao ar no dia 19 de setembro, eu, como pai, entendo e apoio a revolta e a indignação do Marcus Buaiz, um homem que conheço e respeito. Se fizessem uma piada com este contexto sobre a minha família, certamente ficaria ofendido. Com certeza uma piada idiota e de muito mau gosto".
Luque é garoto-propaganda da operadora de celular Claro, ao lado do ex-jogador Ronaldo - que por sua vez é sócio de Marcus Buaiz, marido de Wanessa, na agência de marketing esportivo 9ine.
No sábado (1/10), a revista Veja São Paulo chegou às bancas estampando Bastos em sua capa: "o novo rei da baixaria".
Segundo a reportagem, Hélio Vargas, diretor artístico e de programação da Band, ligou pessoalmente para Buaiz para se desculpar. "A emissora não gostou da piada e ainda está avaliando um possível afastamento dele do programa", afirma o executivo. Tas condenou o colega de bancada para a revista. "Acho que o CQC precisa superar a adolescência, passar dessa fase de rebeldia sem causa".
Surpreendentemente, o intérprete de Ernesto Varela condena a rebeldia. Ele, que um dia encarnou o fictício jornalista que não tinha medo de fazer perguntas incômodas para políticos. "Muitas pessoas não gostam do senhor, dizem que o senhor é corrupto. É verdade isso, deputado?", perguntou para Paulo Maluf na década de 80.
A suspensão de Bastos, e um provável afastamento definitivo do CQC, pode parecer apenas uma punição para um comentário infeliz e lamentável (é bom ressaltar minha posição). É preciso cuidado antes da análise eufórica. Calar ou domesticar humoristas, exigindo pedidos de desculpas ou pressionando para seu afastamento, pode ser perigoso em um país desacostumado com a democracia em mais de um século de República.
Para a Veja São Paulo, os humoristas se defendem com "o velho discurso da liberdade de expressão". Só quem ignora a História pode acreditar que um princípio tão caro seja arcaico.
Me siga no Twitter: @alerocha

A Bandeirantes quer que o pessoal do "CQC" se desculpe a Wanessa, por uma declaração sem noção de Rafinha Bastos no programa, feita na semana passada. A informação é da coluna de Keila Jimenez, da "Folha de S.Paulo".

Veja também:
Rafinha causou polêmica ao dizer, no ar, que "comeria" a cantora grávida e o filho dela. De acordo com a publicação, representantes da artista conversaram com a emissora sobre o ocorrido e pediram uma retratação do humorista.
Marcus Buaiz, marido de Wanessa e pai da criança, teria ficado irritado com o comentário.
Vale lembrar que, recentemente, Rafinha teve de pedir desculpas a Daniela Albuquerque, mulher do presidente da RedeTV!, Amilcare Dallevo, após chamá-la de "cadela", em uma piada.
Ainda este ano, ele também foi acusado de fazer apologia ao estupro. "Mulheres feias deveriam agradecer caso fossem estupradas, afinal os estupradores estavam lhes fazendo um favor, uma caridade", disse em um show de stand up, de acordo com reportagem publicada pela revista "Rolling
O humorista Rafinha Bastos pode se dar mal pela brincadeira que fez envolvendo a gravidez da cantora Wanessa Camargo. Isso porque o marido da artista, Marcus Buaiz, está estudando processar Rafinha, que já foi orientado pela direção do “CQC” (Band) a pedir desculpas ao casal.
De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal “Folha de São Paulo”, desta quarta-feira, 28, o empresário não gostou nada nada da declaração do humorista, que afirmou que “comeria Wanessa e o bebê” ao falar sobre a gravidez. Agora, ele estudar entrar com um processo.
A publicação também informa que o ex-jogador Ronaldo e até a mulher, Bia Antony, chegaram a reclamar com a direção da Band.
A assessoria da emissora declarou que ofensas desse tipo estão em desacordo com a linha proposta pelo canal. Já a assessoria de Rafinha afirmou que não tem nada a declarar sobre o caso. Xiii...