terça-feira, 5 de agosto de 2014

viagem

Carretera Austral - Natureza



Em Coyhaique

Coyhaique Alto - A capital de Aysén está dividida em Coyhaique Baixo, onde se encontra o centro comercial da cidade, e Coyhaique Alto, área rural que faz divisa com a Argentina e que oferece lagoas propícias para a observação de flamingos. Está situada no km 50 da Carretera Austral.

Piedra del Indio e mirante - A poucos metros do centro de Coyhaique, localiza-se a ponte sobre o Rio Simpson que serve de mirante para uma das atrações mais visitadas dentro da cidade: a Piedra del Indio, uma rocha que parece assumir o perfil de um índio devido à ação dos fortes ventos da região. A curta caminhada pelo local, entre álamos e imensas montanhas que circundam Coyhaique, já vale o passeio. O acesso ao local se dá pelo Camino del Indio, ao lado da rua Simpson e próximo à rodoviária da cidade.

Mirante Río Simpson - Este mirante está localizado em plena Carretera Austral e pode ser visitado a pé, a partir da rodoviária da cidade. Do alto, é possível observar a Piedra del Indio, o rio Simpson e um dos seus afluentes, e os paredões rochosos da Patagônia Austral. Sente-se em um dos banquinhos da praça e esqueça o mundo ao som das águas caudalosas do Simpson. O rio, de 88 km de extensão, é procurado pelos amantes da pesca durante os meses de verão. Acesso pela Rua Simpson.

Reserva Nacional Coyhaique - O destaque deste parque de 2.676 hectares, localizado ao norte de Coyhaique, são as trilhas curtas que rodeiam a região como a Casa Bruja-Laguna Verde (1,5 km de caminhada) e Laguna Los Mallines-Laguna Venus (com menos de 1 km de extensão). Pesca e cavalgadas também podem ser realizadas. A reserva tem áreas exclusivas para camping na Laguna Verde e Casa Bruja. Criada em 1948, a unidade conta também com um Arboretum, local para observação de espécies de árvores locais como o coigüe e a lenga. A portaria principal está a 5 km da cidade, pelo Camino Coyhaique-Aysén. Diariamente, das 8h30 às 17h30. Entrada paga.

Reserva Nacional Cerro Castillo - Localizada a 64 km ao sul de Coyhaique, essa área de 134 mil hectares é formada por um impressionante cordão de montanhas que corta as Cordilheiras dos Andes e bosques de lengas. O Cerro Castillo, com 2.320 metros de altura, e o Cerro Iglesia, com 1.750 m, são um dos destaques do local, que também oferece como opção de prática esportiva uma trilha de 16 km de extensão, conhecida como Estero Parada, e outra mais longa de 45 km que liga Valle de la Lima a Villa Cerro Castillo. Ao norte da reserva, o Lago Monreal é o lugar certo para quem pratica pesca esportiva de trutas do tipo fario. Carretera Austral Sul, km 55 (entre Coyhaique e Cochrane). Diariamente, das 8h30 às 17h30. Entrada paga.

Parque Laguna San Rafael - O maior destaque desse parque de quase dois milhões de hectares localizado na zona litoral de Aysén é, sem dúvida, a navegação pela Laguna San Rafael até os pés do glacial de mesmo nome. As embarcações saem de Puerto Chacabuco e fazem uma longa viagem pelos fiordes e canais da região antes de desligarem seus motores em frente aos impressionantes paredões gelados de até 100 metros de altura. Botes costumam levar visitantes a uma distância de 300 metros desse glacial formado há 25 mil anos, de onde é possível tocar os imensos blocos de gelos que flutuam sobre as águas da lagoa. A variedade de tonalidades e a impressionante paisagem formada por ilhas alagadas superam em beleza as de outros glaciais famosos da Patagônia. A fauna local, considerada pela Unesco Reserva da Biosfera, inclui patos, foca leopardo (uma espécie nada amigável desses, aparentemente, simpáticos mamíferos), orcas e três espécies de golfinhos. O passeio deve ser contratado nas agências de Coyhaique ou nos hotéis da região.

Pesca com mosca - A variedade de tipos de águas da região colocou Coyhaique no mapa dos lugares preferidos dos pescadores amadores e profissionais que buscam lugares alternativos para a prática do esporte. Lagos de águas cristalinas, lagunas e rios de diversos tamanhos são os locais disponíveis para "pesca com mosca", uma modalidade que consiste em usar iscas artificiais que imitam insetos e que atraem peixes como truta e salmão. As agências locais costumam oferecer pacotes completos com refeição e hospedagem em lagos como o Monreal, a 45 km de Coyhaique e o Misterioso, a 105 km. Veja mais opções nos itens Agências e Onde Ficar.
Em Puerto Chacabuco

Parque Aiken del Sur - Trilhas são os destaques dessa área verde privada de 300 hectares. A natureza local oferece paisagens como o Lago Riesco, com 14 km² e águas utilizadas para a pesca esportiva; um salto d'água de 22 metros, conhecido como Barba del Viejo; e bosques nativos. Ruta Aysén - Chacabuco, km 10. Diariamente, das 10h às 20h (no verão) e das 10h às 17h (no meses de inverno), tel. 56 (67) 351-112. Entrada paga.
Em Puyuhuapi

Parque Nacional Queulat - O cartão postal desse parque de "selva fria" e com mais de 154 mil hectares é o Ventisquero Colgante. Esse glacial suspenso, localizado a 1.200 metros de altura e com 19 km de extensão, é responsável pela alimentação das águas das inúmeras cachoeiras e lagoas localizadas no parque, como a Laguna Témpano, com 100 metros de profundidade. Não se assuste com a chuva incessante sobre o local. A região chega a registrar mais de 4.000 mm de água, anualmente, o que lhe garante uma paisagem verde única em Aysén. Para conhecer essa impressionante geografia selvagem da Patagônia chilena, nada melhor do que algumas boas e longas pernadas pelas trilhas traçadas pelo Queulat. A mais acessível, conhecida como Laguna Témpano, pode ser percorrida em menos de 30 minutos e leva o visitante a um mirante da lagoa de mesmo nome localizada em frente ao Ventisqueo Colgante. Com duas horas a mais de caminhada, é possível avistar outro ponto estratégico em frente ao glacial, pela trilha Mirador. Ambos caminhos têm início na portaria principal do parque. O Queulat também conta com mais dois caminhos como o Bosque Encantado (2h30), a 1h30 ao sul de Puyuhuapi, e o Laguna del Puma, 3h30 de caminhada entre bosques de lengas, lagoas e pequenos pântanos. A trilha, com início na área norte de Puyuhuapi, é ideal para quem quer conhecer o contraste entre a geografia gelada das Cordilheiras e a paisagem verde da região. Os mais radicais que queiram um contato maior com o Ventisquero podem seguir o Sendero La Morrena, uma trilha com mais de 3 km pela lateral do glacial, e o El Aluvión. O Parque também conta com um centro de informação ambiental com fotos, maquete e dados da região. Acesso principal ao parque pela Carretera Austral, km 200. Diariamente, das 8h30 às 17h30 (inverno) e das 8h30 às 20h30 (de nov. a mar.). Entrada paga.www.conaf.cl.

Termas de Puyuhuapi - A falha geológica Liquiñe, que corta vales e vulcões da Patagônia chilena, alimenta duas piscinas no nível do mar e um poço natural ao ar livre com águas de até 40°C extraídas de 24 poços termais localizados ao norte da Baía de Puyuhuapi. Nem a chuva insistente de Puyuhuapi é capaz de afugentar os aventureiros das águas quentes da região. As piscinas termais estão abertas 24h, mas os barcos que cruzam o fiorde Puyuhuapi até o local funcionam somente durante o dia. No local, há também um lodge. Bahía Dorita, s/nº, tel. 56 (67) 325-103. A entrada e o traslado em balsa são pagos. www.patagonia-connection.com
Em Puerto Tranquilo

Lago General Carrera - Localizado na fronteira com a Argentina, esse lago chileno de 1.947 km² é o ponto de partida para outras atrações vinculadas à Carretera Austral, como Puerto Ibañez (centro produtor de hortaliças, frutas e cereais, localizado no km 116 da estrada), Chile Chico (ao sul do lago) e às pinturas rupestres da Cueva de Las Manos, após um trekking de três horas que se inicia em Río Pedregoso. Sua profundidade de até 590 metros garantiu-lhe o título de um dos lagos mais profundos das Américas.

Caverna, Catedral e Capilla de Mármol - É uma das atrações mais impressionantes de todo o circuito da Carretera Austral. O visitante faz uma navegação de 20 minutos, pelo Lago General Carrera, até o local onde se encontram formações geológicas de tons brancos e azuis. As esculturas naturais encontradas nas cavernas e grutas de mármore são resultado da ação das águas frias do lago sobre suas paredes. O ponto máximo do passeio é quando o barco entra pelos corredores estreitos dessas imensas rochas. Recomenda-se fazer reserva com antecedência nas agências de Puerto Tranquilo. Entre setembro e janeiro, as águas do General Carrera começam a baixar e a visita pelo interior das cavernas fica ainda mais interessante.

Glacial Exploradores - Situado aos pés do Monte San Valentín, esse glacial de 9 km de extensão pode ser avistado de um mirante de madeira ou durante as expedições de um dia sobre o gelo. A imagem não costuma surpreender como os outros glaciais da Patagônia, mas o caminho é formado por belas cachoeiras que rasgam as montanhas da região e pela paz do rio Bayo, localizado no vale oposto ao Exploradores. A trilha de acesso ao mirante está no km 50 da Ruta X 728 que começa em Puerto Tranquilo.

Bosque Muerto - O km 150 da Carretera Austral Sul, no caminho entre Coyhaique e Tranquilo, guarda um cenário desolador formado por troncos queimados pela erupção do vulcão Hudson que, em 1982, devastou bosques da região e mudou o curso do rio Ibáñez. Hoje, o solo coberto por cinzas vulcânicas não deixa de ser um belo atrativo da região.

Arrayanes Bosque Encantado - Parque dedicado a preservação e observação das famosas árvores patagônicas conhecidas por seus troncos alaranjados, conhecidas como arrayán. Carretera Austral Sul - Puente El Belga, km 207.
Em Cochrane

Reserva Nacional Lago Cochrane - Localizado a 6 km da cidade, essa área de quase 7 mil hectares oferece uma trilha de 8 km até a Playa Paleta, às margens do rio Cochrane; área de camping no trecho norte do rio ("Las Correntadas"); além de passeios de barco e cavalgadas. O local, criado em 1967, tem espécies nativas de lenganotro e calafate. Acesso por estrada de terra em direção ao setor El Húngaro. Entrada paga. www.conaf.cl.

Laguna Esmeralda - A 7 km ao sul da cidade, localiza-se essa lagoa que, no verão, é utilizada para prática de esportes náuticos e pescas de trutas.

Reserva Nacional Tamango - A apenas 9 km a nordeste do centro da cidade, encontra-se essa área protegida utilizada como abrigo do Huemul, uma espécie de cervo patagônico que corre o risco de extinção e que pode ser observado em visitas organizadas pelos guarda parques ou por guias locais autorizados. Próximos aos "cerros" Tamango (1.722 metros sobre o mar) e Húngaro (1.214 m.) há trilhas que podem ser percorridas em até três dias. Diariamente, das 8h30 às 17h30. Entrada paga.

Río Baker - Esse rio de águas esverdeadas, com 200 km de extensão, liga a região à Caleta Tortel e recebe embarcações de pequeno porte para passeios no região. É considerado o rio mais caudaloso do Chile e recebe amantes da pesca esportiva.
Em Caleta Tortel

Ventisquero Steffens - São necessárias três horas de navegação em direção ao Campo de Gelo Norte para avistar esse glacial suspenso formado por um relevo montanhoso. Outro "ventisquero" famoso da região é o Montt, a sudoeste de Caleta Tortel. Formado pelos gelos provenientes do Campo de Gelo Sul, o setor se destaca pela sua abundante vegetação e praias de solo rochoso.