terça-feira, 15 de março de 2011

CENTOLLA- CARANGUEIJO GIGANTE DOS MARES DO SUL

 Este  Carangueijo é também chamado de monstros do mar,são gigantescos e chegam pesar 12 kilos,tem o sabor de uma Lagosta e é muito apreciado na terra do fogo,seus braços são como carnes de lagostas e voce come com o proprio carangueijo,é muito bom e muito apreciado chegando ser um dos principais pratos de Ushuaia  e vou falar um pouco sobre este misterioso carangueijo que muitos nao conhecem,ou até mesmo ouviram falar esta foto eu tirei antes de saborea-lo :


Seres imensos, saí­dos das profundezas do oceano, ameaçam estender suas enormes garras pelo territó­rio brasileiro. Roteiro de filme B de terror? Não, a mais pura realidade. Mas não tema, caro leitor: os monstros são do bem. O único mal que talvez possam fazer é ao bolso do consumidor, já que seu preço é para poucos.
Em meados do ano passado começaram a chegar ao país os primeiros caranguejos gigantes provenientes da costa da Argentina - até então, só recebíamos os pescados no Chile. Os exemplares das duas variedades têm em comum o peso de até dois quilos, com patas que podem chegar a mais de um metro, de uma ponta a outra. Chamados de centollas (centodjas, na pronúncia argentina, ou centolhas, como preferem dizer os chilenos), pertencem a uma categoria de crustá­ceos valorizadíssima pela gastronomia mundial, com um sabor normalmente definido como um meio-termo entre o do caranguejo comum e o da nobre lagosta.
Por aqui, o centolla aparece apenas e discretamente em cardá­pios de restaurantes estrelados das principais capitais. Mas isso pode mudar. 'Fizemos uma parceria com a importadora de vinhos Decanter, que desde outubro disponibiliza em suas lojas o centolla diretamente ao consumidor', diz Tatiany Vendrame, gerente de relacionamento da empresa que importa a iguaria, a Mares Logística e Trading, de Itajaí, SC. O caranguejo é vendido pronto para o consumo (só é preciso descongelar), inteiro ou num jogo de patas e garras. Com a carapaça menos 'espinhuda' que a do chileno e processado com maior tecnologia, o produto custa até 85 reais por quilo, 30% a mais que o similar.

Pescado nas águas frias da Patagônia argentina, o centolla é processado num barco-fábrica, o Ta-lisman. As garras e patas são fervidas em água do mar e depois congeladas

Os centollas argentinos são pescados na costa de Comodoro Rivadavia, na Patagônia, pelo Talisman, barco-fábrica de tecnologia russa. Após a captura, são selecionados, limpos e fervidos em água do mar. Depois de esfriar, são congelados e glaceados (uma fina camada de gelo se forma sobre a carapaça) e, enfim, embalados. 'O iní­cio do processo ocorre, no máximo, meia hora depois que são retirados das armadilhas. Assim, o alimento continua muito fresco até chegar ao consumidor', afirma Tatiany.
O Talisman, desde 2003 na Argentina, chega a ficar 30 dias consecutivos no mar e captura 400 toneladas por ano. Ainda não há uma limitação oficial da quantidade anual que pode ser pescada na Argentina, sobretudo porque, até recentemente, a atividade ali ainda era artesanal. 'Mantemos cientistas embarcados no Talisman para estudar a distribuição e a quantidade disponí­vel do crustá­ceo, para em breve calcularmos um limite ecologicamente sustentá­vel', diz Alexander Merebashvili, diretor comercial da Centomar, empresa pesqueira parceira da Mares.
Essa preocupação é bem-vinda, para evitar o que hoje já ocorre no estreito de Bering, entre o Alasca e a Sibéria. Esse é o hábitat do caranguejo gigante mais apreciado mundialmente, o king crab red, ou caranguejo-rei vermelho (leia Outros gigantes, acima). A sobrepesca na região levou Estados Unidos e Rússia a estabeler restrições à captura a partir dos anos 90 - no ano passado, os barcos processadores tiveram apenas um mês de permissão para pescar por lá.
Os estoques no litoral chileno também foram sensivelmente reduzidos após décadas de pesca sem controle. Hoje, em todo o mundo, somente se permite a captura de machos adultos. No caso da Argentina, o animal não pode ter menos de 12 centí­metros de casco e 800 gramas de peso.



Os centollas não estão sozinhos no mundo dos grandes crustá­ceos. Ao redor do planeta existem cerca de 40 espé­cies de caranguejos de proporções exageradas. Todas ocorrem em águas frias e de alta profundidada. A maioria delas, entretanto, é nativa do hemisfé­rio norte, onde são genericamente chamados de king crabs.
O mais famoso e valorizado dos caranguejos-reis é o vermelho, cuja cotação pode atingir o equivalente a 200 reais o quilo. Além dele, também se destacam o azul e o dourado. Todos os três superam os sul-americanos em tamanho: até 28 centí­mentros de carapaça, mas há relatos de exemplares com até 1,80 metro, contando as patas. O campeão de peso é o azul, que pode atingir até oito quilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário