quarta-feira, 2 de março de 2011

Roma











Segundo a tradição  , Roma teria sido fundada no ano de 753  a.C . por Rómulo  e o seu irmão Remo. Rómulo e Remo envolvem-se numa luta e Rómulo acaba por assassinar o seu irmão Remo. No começo foi governada por reis  mas, novamente de acordo com a tradição, tornou-se uma República  em 509 aC]. A cidade cresceu e, no final da República, Roma era a capital de um vasto império  em volta do Mar Mediterrâneo . No seu auge, durante o seculo ll ,  a cidade chegou a ter cerca de 45 000 prédios de apartamentos, e uma população de 1 600 000 pessoas. Seus aquedutos transportavam mais de um milhão de metros cúbicos  de água, mais água do que chega à Roma moderna.
Com o fortalecimento do cristianismo do rei, no secúlo lll d.C o Bispo de Roma  (que mais tarde passaria a ser chamado de Papa ) tornou-se a maior autoridade religiosa na Europa Ocidental .
O Coliseo de Roma  tornou-se um dos símbolos da cidade por atestar a magnificência da arte e cultura da Roma Antiga
A partir de meados do século III, com o começo das migrações dos povos barbaros para o interior das fronteiras do Império e que eventualmente invadiriam por várias vezes a cidade, registrou-se um fluxo de habitantes da cidade para o campo; quando o Império entrou em colapso (476), pouco mais de 50 mil habitantes ainda moravam na cidade. A cidade de Roma estaria em mãos bárbaras (e apoiada economicamente e politicamente pelos Imperios Bizantinos ) por pelo menos mais quatro séculos até que, em 756, Pepino lll, o Breve, derrotou os Lombardos , devolvendo a Roma sua autonomia. Roma passaria a ser capital dos Estados Pontificios  até 1870, onde o Papa era a autoridade máxima do Estado.
Giuseppe Garibaldi   defende a República Romana em 1849.
Numa série de acontecimentos sem precedentes em toda a peni´súla Italica , Roma tornou-se a capital da nova Itália Unificada de Giuseppe Garibaldi , em 1871. Em 11 de fevereiro de 1929, Benito Mussolini  estabeleceu, numa série de acordos com o Papado, o Estado independente do Vaticano, cedendo um pedaço de 0,44 km² no seio da cidade a este novo país.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Roma sofreu pesados bombardeamentos e foi também o palco de várias batalhas, embora tenha sofrido menos danos que outras cidades controladas pelo Eixo (como Berlim ou Varsóvia); foi capturada pelos Aliados em 4 de junho de 1944, tornando-se a primeira capital de uma potência central do Eixo a cair.
Nos anos que se seguiram à Guerra, a cidade foi palco de crescimento acelerado. Com cerca de 240 mil habitantes à época da unificação do país, a cidade cresceu para 692 mil em 1921 e 1,6 milhão em 1962.[Em 1960, Roma sediou as Olimpíadas de Verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário