quinta-feira, 3 de março de 2011

Voce sabia que a campanha da vacina da Póliomelite é desde 1979 feita pelo Rotary Clube ?

Durante os anos 70, o Rotary International começou a busca por uma causa humanitária universal que poderia unir e guiar o seu quadro social rumo ao século XXI. Um programa onde os sócios pudessem participar não apenas financiando mas, também, através de trabalho voluntário em suas próprias comunidades e ao redor do mundo - a essência do Rotary.
A resposta veio em 1979 quando o Rotary lançou um programa de imunização piloto de cinco anos nas Filipinas juntamente com o Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde das Filipinas. A iniciativa foi um enorme sucesso, Assinalando o fim da busca do Rotary.
Em 1985, o Rotary instituiu o Pólio Plus - um programa que objetiva imunizar todas as crianças do mundo até 2005 - ano do centenário do Rotary. ImageO Pólio Plus é um dos mais ambiciosos empreendimentos humanitários posto em prática por uma entidade privada. O programa serve como paradigma e atrai colaborações públicas e privadas na luta contra a doença estendendo-se pelo século 21.

Milhares de rotarianos têm contribuído para a erradicação da pólio, distribuindo a vacina a camelo, helicóptero, caminhão ou motocicleta; trabalhando em postos de vacinação e na conscientização pública quanto à importância da vacina; bem como na mobilização de mais de 10 milhões de voluntários.
A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio é reconhecida internacionalmente como modelo de cooperação pública e privada no alcance de uma meta humanitária.
"O programa Pólio Plus é fulguroso exemplo de como conquistas foram alcançadas graças à Cooperação da ONU e de organizações não governamentais."  Kofi Annan, Secretário Geral da ONU.

 Como o Rotary atua nos esforços de erradicação da pólio?
Financeiramente: Em 1985, o Rotary foi reconhecido pela OMS como uma organização não governamental a serviço da saúde internacional. No mesmo ano, o Rotary fixou a meta de levantar $120 milhões para fornecer a vacina antipólio oral (VAO) à recém-nascidos dos países em desenvolvimento. Ao fim da campanha, o Rotary havia duplicado sua meta, angariando mais de $247 milhões. Até o momento, o programa Pólio Plus já contribuiu com $313 milhões em prol de mais de um bilhão de crianças. Até 2005, o compromisso financeiro do Rotary terá ultrapassado a casa dos $425 milhões.
Trabalho prático: Junto com sua rede internacional voltada à comunidade, o Rotary age de forma voluntária, prestando sua inestimável contribuição a favor da erradicação mundial da poliomielite. Os voluntários do Rotary atuam na entrega de vacinas, mobilização social e planejamento logístico em cooperação com os ministros de saúde nacional, OMS, UNICEF e os Centros Norte-Americanos para o Controle e Prevenção de Doenças. Os esforços voluntários rotarianos foram úteis na erradicação da pólio no ocidente, região declarada livre da doença em 1994.
Defesa global: Com o iminente fim do programa Pólio Plus, a campanha de erradicação adentra a fase mais Árdua de seu trabalho, a que envolve os países mais pobres do mundo. A Equipe de Apoio International do Rotary conseguiu obter ajuda financeira dos governantes internacionais e também suporte Técnico necessário para cumprir a meta de libertar o mundo da pólio antes do início do século XXI. Os Esforços do Rotary valeram a pena. Países como o Canadá, Austrália, Dinamarca, Japão, Inglaterra e os EUA são atualmente os principais doadores à essa história iniciativa de saúde.
Exemplos do Rotary em Ação: - Na Índia , mais de 100.000 sócios do Rotary e suas famílias juntaram forças com o governo hindu na imunização de mais de 127 milhões de crianças em único dia, caracterizando o evento como o maior, da área de saúde, jamais visto no mundo.
- Em Uganda, os rotarianos estão participando ativamente do planejamento e implementação dos Dias Nacionais de Imunização. Milhares de voluntários do Rotary auxiliam as autoridades oferecendo depósitos refrigerados, transportando vacinas aos postos de imunização e ajudando no rastreamento de crianças que não tenham sido imunizadas. Na posição de líderes respeitados em suas comunidades, os rotarianos garantem a confiança do povo com relação ao programa ao ponto.
- No Quênia, rotarianos e interactianos, as forças jovens dos Rotary Clubs ao redor do mundo forneceram lanches gratuitos aos trabalhadores da área de Nairóbi. Eles empacotaram os lanches, organizarão as equipes de distribuição e levaram as refeições a mais de 1.500 trabalhadores.
- Em 1996 e 1997, rotarianos de Angola comandaram uma campanha para angariar aviões a jato, helicópteros e veículos para o transporte de vacinas pelo interior do país infestado por minas terrestres.
Voluntários adicionais, mobilizados por um único Rotary Club, ajudaram o governo a alcançar 80% do público alvo: crianças abaixo do cinco anos de idade.
- Em países onde o Rotary não está presente como República Popular da China, Laos, Mianmá, Vietnã, Cuba e Iêmen, o programa Pólio Plus financiou vacinas e matérias promocionais para os Dias Nacionais de Imunização.
- Desde o começo, em 1995, o Rotary continua atendendo as necessidades pertinentes aos trabalhos de vacinação da operação MECACAR (Mediterrâneo, Cáucaso e República da Ásia Central) e da operação MECACAR Plus, continuidade da MECACAR. Ambas constituem um esforço de quatro anos para pôr fim a poliomielite e a difteria no Oriente Médio e Ásia Central
- Nos Estados Unidos, Canadá, Japão e outros países onde a pólio não tem caráter endêmico, os sócios do Rotary continuam a reforçar os trabalhos laboratoriais da rede da pólio para auxiliar no diagnóstico de possíveis ocorrências da doença. Rotarianos ajudam a equipar laboratórios e apóiam campanhas de mobilização social e levantamento de fundos através do programa Parceiros Pólio Plus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário