terça-feira, 28 de junho de 2011

RANCHARIA -3,6 GRAUS NESTA MADRUGADA DE TERÇA

reportagem Ifronteira (Globo)

Rancharia tem mínima registrada de 3,6 graus negativos
Geada traz prejuízos no campo e agricultores têm que investir em silagem
A região do Oeste Paulista, acostumada com temperaturas acima dos 30 graus, teve uma terça-feira gelada. Em Rancharia, os termômetros marcaram perto dos quatro graus negativos. Em alguns locais, a paisagem ficou branca devido a forte geada.

Aldo Cesar Bulcão é caseiro e encarregado de fazer a medição da temperatura em Rancharia. A cidade tem tradição por registrar as menores temperaturas da região, mesmo assim, Aldo se surpreendeu pois os termômetros registraram 3,6 graus negativos.

João Bedin é produtor rural e conhece bem os estragos que isso pode causar. Há 40 anos, a família de João cria gado de corte e de leite e em outros invernos tiveram prejuízos com a geada, já que o pasto fica queimado. Agora, encontraram o planejamento como alternativa, “o gado de leite fica todo confinado, já o gado de corte é dividido, uma parte fica confinada e a outra no pasto” diz o produtor.

O Secretário de Agricultura de Rancharia, Josimar Martins Fernandes, acostumado a ver produtores perderem plantações e gado nesta época do ano orienta que “a silagem do alimento é a melhor saída para não ter problemas nessas épocas de frio intenso”, diz o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário