sexta-feira, 25 de maio de 2012

El Calafate é conhecida como a capital nacional dos glaciares, que são rios de gelo que descem a Cordilheira dos Andes, formando grandes lagos e rios que cortam a paisagem patagônica. A beleza da região é surpreendente e, por esta razão, é tida como um dos lugares mais bonitos do mundo. E o melhor, bem perto do Brasil.

          A viagem até este paraíso ainda quase intocado não é barata. As passagens aéreas partindo de Buenos Aires custam em média U$500,00 por pessoa. Os hotéis, a depender da escolha, podem ficar até acessíveis, já a comida é barata como em toda a Argentina. Apesar deste inconveniente, posso dizer com toda a certeza que os amantes do turismo ecológico e de aventura irão se maravilhar com tantas opções e beleza que El Calafate tem a oferecer.
A cidade de El Calafate é pequena, com cerca de 5.500 habitantes, porém repleta de opções de compras e restaurantes. Pode-se ir a todos os lugares do centro sem necessidade de se pegar táxi ou ônibus. Os hotéis que ficam mais afastados, como no que eu me hospedei, há transfer regular e gratuito, de 30 em 30 minutos, entre o centro e hotel.

          O que mais interessa ao turista em El Calafate são os passeios, normalmente de dia inteiro, já que as distâncias são longas. Dentre as diversas opções de tours e atividades, destaco: Glaciar Perito Moreno, ice trecking, cruzeiro por lagos e glaciares e visita à El Chalten
O Perito Moreno é o maior glaciar da região, um paredão de gelo a se perder de vista, localizado numa reserva que também vale a pena a visita. Há dois passeios ao Perito Moreno. Um cruzeiro até bem próximo do glaciar e um outro que inclui todos os glaciares, inclusive, o Perito Moreno, com parada no parque para visitação e trecking. Eu fiz os dois passeios, porém o segundo é maior e contempla mais opções, razão pela qual o indico para os viajantes, pois num só dia conhecerão todos os glaciares e não apenas o Perito Moreno.

          O cruzeiro pelos lagos e glaciares é um espetáculo à parte e a cada minuto uma nova paisagem ainda mais deslumbrante se apresenta ao viajante. São lagos, montanhas, penhascos, icebergs, glaciares e vida selvagem, fazendo a alegria dos turistas boquiabertos. Já visitei muitos lugares lindíssimos em várias partes do mundo, mas o passeio pela região dos glaciares é o meu favorito. Simplesmente imperdível!!!
Uma outra atividade igualmente imperdível é o ice trecking, ou seja, caminhada no gelo. Na realidade é um pouco mais que isso, onde o viajante utilizando equipamentos especiais (fornecidos pelas agencias de turismo local) faz uma caminhada em algum dos glaciares, passeando por uma imensidão de gelo, entrando em grutas de gelo e, ao fim do passeio, toma-se uma bebida com o gelo do glaciar. Infelizmente, não fiz a reserva desse passeio daqui do Brasil, então ao chegar em El Calafate não encontrei mais vagas e perdi esta atividade. Daí é importante reservar pelo menos o ice trecking com antecedência, para não perder a oportunidade, como ocorreu comigo em 2009
Outro lugar interessante, já fora de El Calafate, chama-se El Chalten. Trata-se de uma pequenina cidade situada num vale, conhecida mundialmente como polo de turismo de aventura, com trecking, rafting, escalada e muito mais. O lugar é bem isolado, repleto de aventureiros, valendo a visita apenas para conhecer e retornar à El Calafate. Logicamente que os amantes de aventura irão ficar alguns dias no local, pois atividade é o que não falta. Eu mesmo, por exemplo, que não sou tão fã de turismo de aventura, encarei uma subida de 2h na montanha, a fim de contemplar o vale e a cordilheira. O cansaço foi grande, o frio e o vento congelantes, mas a vista valeu a pena.
El Calafate é um paraíso ainda quase intocável, com uma natureza exuberante e diversas opções de diversão e aventura ao visitante. Assim, quando for à Argentina não deixe de estender a viagem até El Calafate, que, para muitos, é a região mais deslumbrante do planeta.