quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Se a temperatura é de 0 ºC, por que às vezes neva e em outras ocasiões ocorrem geadas?

Quando assistimos às reportagens meteorológicas locais, sempre ouvimos a "temperatura atual". A temperatura exterior pode estar, por exemplo, 0 ºC. Essa informação é útil, mas se houver precipitação, isso é apenas parte do quebra-cabeças.
Acontece que a atmosfera possui camadas, e tais camadas controlam a forma que determinará a precipitação. O relatório meteorológico local apenas nos dá a temperatura no nível do solo. Para compreender a geada, neve e chuva, o que precisaríamos seriam talvez seis leituras de temperatura em altitudes diferentes.
A precipitação começa nas nuvens como neve. À medida que cai, ela pode passar por uma camada de ar com temperatura mais elevada que 0 ºC. Essa camada derrete a neve, que vira chuva. Se a temperatura no nível do solo estiver abaixo do congelamento, a água pode recongelar no ar, ocasionando a geada. Ou, se a camada de ar abaixo de zero no nível do solo for fina, há precipitação na forma de chuva, mas que se congela assim que entra em contato com um objeto congelante no solo.
Para cair neve, todas as camadas de ar pelas quais a neve passa após deixar a nuvem devem estar com temperatura abaixo de zero.
As camadas intermediárias mais quentes são normalmente causadas pelas frentes quentes ou frentes frias por toda a área. No Sudeste dos Estados Unidos, as temperaturas freqüentemente se situam em torno de 0 ºC, portanto, a forma da precipitação pode mudar o tempo todo. Nas áreas mais ao norte, a temperatura está bem abaixo do congelamento, portanto, é mais certo cair neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário