quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Voce sabe como se formam e cai a Neve ?

Algumas pessoas dizem que a neve fabricada com auxílio de máquinas é artificial. Não é bem assim. Na verdade, trata-se da mesma substância que que cai do céu, só que criada por uma máquina e não por condições climáticas. Para entender como uma máquina faz neve é interessante examinar primeiro como a neve ocorre na natureza.
A neve é produzida a partir do vapor de água existente na atmosfera. As nuvens se formam quando o vapor de água (água em forma de gás) da atmosfera esfria a ponto de se condensar, ou seja, quando a água passa de vapor para a fase líquida ou sólida. As gotículas de uma nuvem são tão leves que o ar atmosférico as mantém suspensas nas alturas. Quando as gotículas ficam pesadas demais, elas caem sob a forma de precipitação. Se estiver frio o bastante este vapor não se condensará em gotículas de água, mas sim como pequeninos cristais de gelo. Na maior parte do mundo, geralmente a chuva começa a cair na forma de neve, mas vai derretendo à medida que cai através da atmosfera (a temperatura é muito fria próximo às nuvens, até mesmo no verão).
Por mais estranho que possa parecer, a água não congela automaticamente na "temperatura de congelamento" (- 0º C). É preciso esfriar a água pura a temperaturas muito mais baixas (-40º C) para retirar energia térmica em quantidade suficiente a fim de se obter a mudança de fase. No entanto, a água das nuvens, normalmente congela em torno de 0º C pela ação dos nucleadores, pequenas partículas de materiais naturalmente encontrados na atmosfera que ajudam as moléculas de água a se aglutinarem. Os nucleadores atraem as moléculas de água reduzindo sua energia a ponto destas formarem cristais de gelo. No caso de cristais de gelo, os nucleadores são apenas partículas de poeira, bactérias e outros materiais que flutuam livres na atmosfera. A água condensa sobre o nucleador, que se torna o núcleo, o centro do cristal de neve.
À medida que o cristal de neve move-se pela nuvem, mais partículas de água vão condensando sobre ele e congelando em forma de cristais. O acúmulo de cristais individuais forma o floco de neve. À medida que vai ficando mais pesado, o floco de neve cai em direção à terra. Se a temperatura em todo o percurso até o chão estiver fria o suficiente, o floco ainda estará congelado quando chegar à superfície da terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário