quarta-feira, 16 de março de 2011

EXTREMO OESTE DO ESTADO: MORRO DO DIABO UMA DAS MAIORES RESERVAS DO ESTADO





A antiga Reserva do Morro do Diabo, criada em 1941 para fins de conservação da flora e da fauna e para o estabelecimento de florestas protetoras remanescentes, passou à categoria de Parque Estadual por força do Decreto nº 25.342, de 4 de junho de 1986, abrindo amplas perspectivas para a proteção, conservação e planejamento de uso da área. O Instituto Florestal, órgão da Coordenadoria de Informações Técnicas, Documentação e Pesquisa Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente é o responsável pelo gerenciamento e manejo desta e de outras Unidades de Conservação no território paulista, perfazendo uma superfície superior a 800 mil hectares, correspondendo a cerca de 3% da área total do Estado.
O Parque Estadual Morro do Diabo, localizado no extremo oeste do Estado, com uma superfície de 33.845,33 ha, guarda a última grande área de floresta de planalto, uma vegetação que um dia já cobriu grande parte do território paulista. Seu nome vem da existência, em seu interior, de impressionante testemunho geológico: o Morro do Diabo, uma elevação imponente com seu ponto mais alto a 600 m acima do nível do mar. Com suas características de solo, flora e fauna próximos da situação primitiva, representa os ecossistemas originais da região, destruídos pela ocupação e pelo desmatamento irracionais. Classificada como floresta estacional semidecidual, a floresta desta importante unidade de conservação tem como característica principal a queda das folhas durante a época da seca, em algumas espécies como ipês, cedros e guaritás. O Parque abriga a maior reserva de peroba-rosa do Estado, espécie ameaçada pelo desmatamento, devido à grande procura por sua madeira.
FAUNA RICA E PROTEGIDA
A unidade abriga ainda grande parte das espécies da nossa fauna silvestre. Pode-se perceber a riqueza faunística por pegadas deixadas à beira de córregos, caminhos e estradas internas, sendo comum avistar-se indivíduos e até bandos de animais. Por ser uma das últimas florestas do interior, a sobrevivência dessa fauna está intimamente ligada à integridade da floresta, de onde provém sua alimentação e abrigo. O Parque possui pelo menos 300 espécies de aves das 1.600 conhecidas no Brasil e animais de grande porte como a anta e a onça pintada, entre outros. As matas protegidas são um dos últimos refúgios, no mundo, para o mico-leão-preto, uma das espécies ameaçadas de extinção que vivem no Parque Morro do Diabo.
    
VISITAÇÃO PÚBLICA
O Parque dispõe de centro de visitantes, trilhas interpretativas monitoradas e hospedaria, destinadas a apoiar as atividades de educação ambiental desenvolvidas na unidade. A visitação pública é geralmente constituída por estudantes e outros grupos organizados. Para tanto é necessário marcar as visitas com antecedência, uma vez que a procura é grande e a capacidade de atendimento é de 50 pessoas por dia, limite estabelecido para minimizar os impactos causados pelo uso público na área.

NORMAS DE VISITAÇÃO

Serão recebidas exclusivamente as visitas marcadas com antecedência. . Obedeça sempre às instruções do guia. . Não leve alimentos para as trilhas, bebidas alcoólicas são proibidas em qualquer local. . Leve de volta o lixo que produziu. . Não colete plantas nem animais. . Respeite o traçado da trilha, não abrindo picadas ou atalhos. . Limites para locais perigosos ou trechos interditados não devem ser ultrapassados. . Não corra ou brinque nas trilhas ou pontos, nem atire objetos em lagos ou rios. . Não escreva em árvores, pedras ou construções. . O ato de fumar ou produzir fogo é proibido nas trilhas.

COMO CHEGAR ?
Localizado no Município de Teodoro Sampaio, Extremo Oeste do Estado, na confluência dos rios Paranapanema e Paraná, que dividem os Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o Parque Estadual Morro do Diabo fica a 680 km de São Paulo - Capital, a 120 km de Presidente Prudente e a 11 km de Teodoro Sampaio. O acesso à sede do Parque é feito pela rodovia vicinal do Córrego Seco.


 



Parque nacional do Morro do Diabo é o unico habitat do mico leão dourado, dos poucos  
Micro Leão dourado existentes no planeta estão aqui neste morro, assim como Onças Pardas, Tamanduas Bandeira,Antas,Lobo Guará também em extinção    

Nenhum comentário:

Postar um comentário