quarta-feira, 16 de março de 2011

UM POUCO DE BUENOS AIRES:

PALERMO
O maior bairro de Buenos Aires é também o mais multifacético. Seus bosques compõem a mais extensa e bela área verde da cidade. Parlemo Chico, com suas embaixadas, museus e mansões, é o que existe de mais refinado na capital. Já em Palermo Viejo é onde vive o espírito criativo da cidade, numa mistura muito peculiar entre arquitetura do século passado e arte moderna de vanguarda. 

Circuito 1 - Bosques de Palermo
: Lagos de Palermo   Nas avenidas Andrés Bello e Intendente Bunge é possível alugar pedalinhos e caiaques para passear pelos lagos. Aberto diariamente de 12 a 19h (inverno) e de 10 a 20h (verão).
: Rosedal   O roseiral portenho é um belo jardim com várias espécies de rosas, localizado no coração do parque, entre os lagos. Como não podia deixar de ser, a melhor época para visitar é durante a primavera, mas em qualquer estação o Rosedal também é otimo para uma caminhada tranqüila. O acesso é através da ponte sobre o lago ou pela Av. del Libertador. Aberto diariamente de 12 a 19h.
: Jardim Zoológico   (Av. Las Heras e Av. Sarmiento) É o segundo zoológico mais visitado do mundo. Além da grande variedade de animais provenientes da Argentina e de outros países, o Zoo de Buenos Aires está muito bem cuidado e sempre tem atrações para as crianças. Aberto de terça a domingo de 9h30 a 18h.
: Jardim Botânico   (Av. Santa Fe e Av. Las Heras) Mais de 8000 espécies vegetais de todo o mundo. Uma estufa subtropical foi criada para abrigar as variedades mais exóticas.
: Jardim Japonês   (Casares e Adolfo Berro) Arroios, lagos artificiais com peixes, oásis de pedras, numerosos bonsais, venda de plantas e A Grande Casa de Chá. É preciso pagar entrada mas a beleza impecável do jardim compensa.
: Planetário   (Av. Sarmiento e Roldán) Seu museu destaca fotografias de constelações e o equipamento astronômico. Nos fins de semana acontece uma Viagem pelas Constelações (para crianças acima de 7 anos). 


Circuito 2 - Palermo Chico
: Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba)   (Av. Figueroa Alcorta 3415) Inaugurado no ano 2000 com base no acervo particular do colecionador argentino Eduardo Constantini, o Malba exibe obras paradigmáticas como Abaporu de Tarsila do Amaral ou Autorretrato con chango y loro da mexicana Frida Kahlo. Realiza também interessantes ciclos literários e projeções cinematográficas.
: Paseo Alcorta  (Salguero e Av. Figueroa Alcorta)  São 100 mil m² divididos em quatro andares, reunindo bons artigos de decoração e perfumaria, além das melhores tendências da moda argentina. Na hora de comer, pode-se optar por restaurantes de diversas etnias.
: Museu Evita  (Lafinur 2988) O museu está instalado num antigo casarão e exibe fotos, documentos, cartas, vestidos, jóias, revistas e brinquedos que testemunharam a vida e obra de Eva Perón. Também conta com um café e restaurante ao estilo dos anos 40 e uma lojinha de lembranças. De terça a domingo e feriados, de 14 a 19h30.

Circuito 3 - Parque Las Heras
: Parque Las Heras (Av. Las Heras e Av. Coronel Díaz) Um grande parque arborizado, muito utilizado pelos moradores para praticar esportes, fazer piqueniques, etc. Durante os quentes meses de verão, não são poucas as que aproveitam para também tomar sol de biquini.
: Alto Palermo Shopping (Av. Santa Fe 3200)  Inaugurado em 1990, Alto Palermo é um dos maiores e mais diversificados shoppings de Buenos Aires. Possui uma ótima praça de alimentação, duas salas de cinema e uma academia. A moda portenha está bem representada nas mãos de John L. Cook, Ona Saez, Kosyuko, Ayres, Akiabara, Prototype, entre outros. Quase ao lado do shopping, na esquina de Bulmes e Beruti existe um complexo Cinemark com mais 12 salas.
: Boulevard Charcas (Charcas, entre Coronel Díaz e Salguero) Como desculpa para tomar um café, vale a pena percorrer o boulevard da rua Charcas até a praça onde se encontra a igreja Nossa Senhora de Guadalupe. Também conhecida como Villa Freud, pela grande concentração de consultórios de psicólogos.

Circuito 4 - Palermo Viejo
: Palermo Soho  É uma opção de compras alternativa e muito badalada, já que no Soho de Buenos Aires predominam criações de jovens designers, tanto em vestuário como em objetos para o lar. A rua principal é a Av. Honduras e vale a pena conferir de dia ou de noite, porque o bairro está cheio de modernos barzinhos e restaurantes.
: Plaza Julio Cortázar  (Serrano e Honduras) Também conhecida como Placita Serrano, é o coração de Palermo Soho. Vira uma pequena feira de artesanato e brechó nos finais de semana.
: Casa de Jorge Luis Borges (Jorge Luis Borges 2135) O genial escritor passou sua infância em Palermo Viejo, tendo dedicado ao bairro o poema "Fundación Mítica de Buenos Aires". A casa tem visita guiada às 15 horas.
: Palermo Hollywood  A ferrovia marca o limite de Palermo Soho e o começo de Palermo Hollywood, apelidado assim graças aos seus vários estúdios e produtoras de televisão, cinema e rádio. O forte aqui são os restaurantes e bares de culinária regional (japonesa, vietnamita, mediterrânea, peruana, escandinava, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário