sexta-feira, 23 de setembro de 2011

JORNAL HOJE TROUXE UMA MATÉRIA ESPECIAL SOBRE USHUAIA


23/09/2011 14h46 - Atualizado em 23/09/2011 14h46

Ushuaia é a cidade mais ao sul do planeta e tem belas paisagens

A cidade argentina foi cenário das gravações do primeiro capítulo da novela A Vida da Gente, que estreia na segunda-feira (26).


Entre os picos nevados da Cordilheira dos Andes e o mar, no caminho que leva para a Antártida, fica Ushuaia, a cidade mais ao sul do planeta. Por isso é chamada de fim do mundo. O nome vem da língua indígena local e significa "baia que olha para o poente".

De Buenos Aires a Ushuaia, sem escalas, são três horas e meia de viagem. A passagem custa R$ 500. Quem escolhe essa época do ano para visitar a cidade, é recepcionado pelo frio, com temperatura perto de 0ºC.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.

Uma simpática locomotiva leva para o meio de um bosque lindo e gelado. Um encanto para os turistas, muitos deles brasileiros. Pelos trilhos, é possível voltar no tempo. Há mais de cem anos, presidiários do cárcere de Ushuaia tomavam o trem para trabalhar, cortando madeira. O presídio, aliás, existe até hoje e virou museu, aberto a visitação. “Ushuaia foi fundada e cresceu pelas mãos daqueles que vinham para o presídio”, explica uma guia turística.
Hoje, o trem turístico percorre os últimos sete quilômetros do trajeto que os presos faziam naquela época para levar lenha para a calefação da cidade. Durante o passeio, o trem ainda faz uma parada para os turistas apreciarem a paisagem, mas depois de dez minutos já é hora de voltar ao vagão, que fica bem mais quentinho. O trem leva até o Parque Nacional Tierra del Fuego, onde a natureza selvagem se revela.
De volta à cidade, os restaurantes locais oferecem menu e preços convidativos.
Uma cazuela de cordeiro, ensopado rico e delicioso, acompanhado de sopa, pãezinhos e sobremesa sai por R$ 20.
No início da tarde, a dica é ir ao porto, para uma excursão de catamarã. Um dos momentos mais emocionantes do passeio acontece quando o barco chega perto da ilha onde descansam aves e lobos marinhos. O barco chega bem perto dos bichos, ideal para registrar o filhote e a mãe, cheios de preguiça.
“O lugar é fantástico! Aconselho a qualquer um do Brasil que queira vir conhecer esse espaço, aproveitar isso, porque não só é rico de natureza, como de história. Para quem gosta de emoções, de história, é um lugar fantástico”, diz o turista brasileiro Rogério Luís Kumlehn.
Confira a receita de cazuela de cordeito, um dos pratos típicos da região.
Ingredientes:
- 1 kg de carne de cordeiro
- 1/3 de xícara de azeite
- 2 cebolas picadas
- 1 colher de farinha
- 3 cenouras
- 2 batatas
- 1 copo de polpa de tomate
- ½ taça de vinho branco
- tomilho, orégano, louro, sal e pimienta a gosto
Modo de preparo:
Corte a carne em pedaços e salteie em azeite quente com a cebola picada. Refogue e polvilhe com a farinha. Junte o vinho, deixe que reduza e acrescente a polpa, as cenouras e batatas descascadas e raladas. Tempere. Deixar cozinhar até desmanchar os legumes, agregando água ou caldo se necessário. Sirva bem quente.
Guacira Merlin Ushuaia, Argentina

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/09/ushuaia-e-cidade-mais-ao-sul-do-planeta-e-tem-belas-paisagens.html


postei a matéria do jornal hoje por que traz a cobertura completa do video feita na cidade , vale muito a pena assistir