sábado, 14 de janeiro de 2012

Ainda sobre o Costa Concórdia

As equipes de socorro italianas continuam as buscas neste sábado pelos desaparecidos no acidente em que um cruzeiro com mais de 4 mil pessoas, incluindo brasileiros a bordo, encalhou em Toscana, litoral oeste da Itália, antes de afundar e provocar a morte de pelo menos três pessoas e ferir dezenas. Segundo o prefeito de Toscana, Giuseppe Linari, ao menos 70 pessoas ainda se encontram desaparecidas, mas podem estar juntas com outros passageiros evacuados para a ilha de Giglio.
"Dos 4.234 passageiros e membros da tripulação, incluindo 52 crianças menores de seis anos, foram encontrados até o momento 4.165 pessoas, o que deixa uma diferença de 70 pessoas, mas estamos realizando buscas praticamente porta a porta na ilha de Giglio", indicou Linari. "Há três mortos confirmados", informou. "Esperamos o resultado da intervenção dos mergulhadores para verificar se alguém ficou preso na parte submersa", acrescentou. As autoridades sanitárias informaram que as três vítimas morreram afogadas.
O navio Costa Concordia realizava um cruzeiro de uma semana pelo Mediterrâneo quando se chocou aparentemente contra uma rocha perto da ilha de Giglio, no sul de Toscana, levando a bordo 4.231 pessoas, entre elas inúmeros estrangeiros. Os passageiros foram levados para terra firme.
No total, 12 navios e 9 helicópteros foram mobilizados para verificar se não há ninguém no mar, segundo o porta-voz da capitania de Livorno, Emilio Del Santos. O armador Costa Crociera, dono do barco, se declarou "consternado" e expressou seus pêsames às famílias. Indicou que não é possível determinar de imediato as causas do acidente e assegurou que a evacuação foi rápida, apesar de difícil, já que estava entrando muita água no barco.
Segundo Costa Crociere, o barco havia partido de Savona para um cruzeiro pelo Mediterrâneo, com escalas previstas em Civitavecchia, Palermo, Cagliari (Itália), Palma de Mallorca, Barcelona (Espanha) e Marselha (França). O Costa Concordia, de 290 m, tem 58 quartos com suíte e balcão, cinco restaurantes, 13 bares e quatro piscinas.