domingo, 3 de abril de 2011

TABAGISMO O QUE É ?

TABAGISMO

O Tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou produtos que contenham Tabaco, cuja droga ou princípio ativo seja a Nicotina. É uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psíquica da Nicotina.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o Tabagsimo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal deve ser combatida.
Os números do Tabagismo no mundo são alarmantes. A OMS estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o mundo. Cerca de 5 milhões de pessoas morrem por ano vítimas do uso do Tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.
O Tabagismo é uma das principais causas de morte por comportamento evitável, hoje, no mundo. É, também, o maior problema de saúde pública mundial. Mata mais que a Aids, a Malária e a Varíola, juntas.
  • Nos últimos 30 anos, o tabagismo provocou 1 milhão de óbitos no Brasil e o prognóstico para os próximos 15 anos é de mais 7 milhões de mortes;
  • Há no cigarro 4.730 produtos tóxicos, como a Nicotina, o Alcatrão, Agrotóxicos, Substâncias Radiotivas, Metais Pesados e Monóxido de Carbono;
  • O tabagismo provoca Infarto, Enfisema Pulmonar, Derrame Cerebral, Osteosporose, e sobretudo Cânceres (pulmão, laringe, esôfago, pâncreas, colo do útero e bexiga). Além de causar Impotência Sexual, Menopausa Precoce, Rugas, Aborto Espontâneo, Prematuridade e Morte Perinatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário